Contente
- O que significa o código P0894?
- Quais são as causas comuns do código P0894?
- Quais são os sintomas do código P0894?
- Como você soluciona problemas do código P0894?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Códigos relacionados a P0894
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0894 | Deslizamento do componente de transmissão | Falha mecânica |
O que significa o código P0894?
O código de problema OBD II P0894 é um código genérico definido como "Deslizamento do componente de transmissão" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta que a velocidade de rotação de um ou mais componentes rotativos da transmissão é menor que o esperado.
Embora os parâmetros de configuração deste código variem bastante entre aplicativos, todos os aplicativos usam dados de entrada do sensor de posição do acelerador, sensor de velocidade do motor, sensor de velocidade do veículo e outros para monitorar e controlar o funcionamento da transmissão automática. Com base nos dados de entrada de vários sensores do motor e da transmissão, o PCM espera ver várias partes da transmissão girando em velocidades que concordam com os valores pré-programados.
Na prática, isso significa que, se o motor estiver girando a uma determinada velocidade, o conversor de torque deverá girar na mesma velocidade. Mais importante ainda, e dependendo da marcha atualmente selecionada, o eixo de saída da transmissão deve girar a uma velocidade que corresponda a um valor pré-programado que leve em consideração a redução da relação de marcha que se aplica à marcha selecionada, independentemente da velocidade do motor enquanto essa engrenagem está selecionada.
O exposto acima é muito significativo, mas tudo o que isso significa é que, se o motor estiver girando a, digamos, 3.000 RPM, todas as partes da transmissão deverão girar a uma velocidade que corresponda à velocidade do motor, considerando a marcha atualmente selecionada. Portanto, se a velocidade do eixo de saída for menor que o esperado, o PCM deduzirá que um componente de transmissão está deslizando em relação a um ou mais outros componentes e, como resultado, definirá o código P0894.
A imagem abaixo mostra o labirinto de passagens de fluido em um corpo de válvula de transmissão automática relativamente simples. Observe que mesmo um bloqueio parcial de qualquer uma das passagens pode fazer com que o vaivém da válvula ou a válvula de retenção esférica não se movam livremente, o que geralmente é uma causa do código P0894.
Quais são as causas comuns do código P0894?
Algumas causas comuns do código P0894 podem incluir os seguintes
Quais são os sintomas do código P0894?
Os sintomas comuns do código P0894 podem incluir os seguintes
Como você soluciona problemas do código P0894?
NOTA 1: O diagnóstico desse código requer um medidor de pressão de fluido de transmissão dedicado. A maioria das transmissões possui vários pontos de teste de pressão, e a pressão que está sendo fornecida a esses pontos TODOS deve ser verificada para fazer um diagnóstico preciso.
NOTA 2: Em geral, as transmissões com preenchimentos de "vida útil" geralmente não podem ser reparadas de maneira artesanal, pois a drenagem e o reabastecimento quase sempre requerem equipamentos e ferramentas especiais que não estão disponíveis para o mecânico não profissional comum. Se a aplicação afetada tiver um enchimento de fluido de transmissão “vitalício”, a melhor opção é encaminhar o veículo ao revendedor ou outra instalação de reparo competente para diagnóstico e reparo profissional.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
NOTA: Os códigos de transmissão que seguem P0894 foram definidos como resultado de P0894. Portanto, é imperativo que P0894 seja resolvido primeiro antes de tentar limpar códigos de transmissão adicionais.
Passo 2
Se o ID da transmissão estiver equipado com uma vareta medidora de nível, verifique o nível do fluido conforme as instruções no manual. Complete o nível conforme necessário ou substitua o fluido se tiver uma cor escura, cheiro de queimado ou consistência espessa e lenta.
NOTA: Observe que o fluido de transmissão não é consumido como o motor como o óleo do motor e, portanto, não pode "desaparecer". Portanto, se o nível do fluido estiver baixo, inspecione a transmissão quanto a vazamentos de fluido e repare todos os vazamentos antes de continuar o procedimento de diagnóstico / reparo.
etapa 3
Se o fluido da transmissão estiver em boas condições, não houver vazamentos, e o fluido estiver na marca correta, consulte o manual para determinar o procedimento correto a seguir para testar a pressão operacional da transmissão em todos os pontos de teste disponíveis . Compare todos os resultados obtidos com os valores indicados no manual; se os valores de pressão testados forem significativamente inferiores aos valores especificados, suspeite de uma falha na bomba de pressão.
Passo 4
Se todas as pressões ocorrerem, drene o fluido da transmissão e remova o cárter. Inspecione o cárter quanto à presença de quantidades excessivas de partículas de desgaste de metal ou partículas visivelmente maiores do que o esperado. Se tais partículas grandes ou fragmentos de material de atrito da embreagem forem encontrados, suspeite de graves falhas mecânicas na transmissão; nesses casos, a melhor opção é simplesmente substituir a transmissão ou encaminhar o veículo ao revendedor ou outra instalação de reparo competente para obter assistência profissional.
Etapa 5
Se não forem encontradas partículas de desgaste excessivas ou outros detritos, as únicas outras opções de reparo disponíveis para o mecânico não profissional comum são:
Substitua o corpo da válvula:
Esteja ciente de que, embora seja possível fazer isso em uma base de bricolage, isso NÃO garante que o problema seja resolvido, porque podem ocorrer bloqueios nas passagens de fluido em quase qualquer lugar da transmissão.
Teste e / ou substitua os solenóides do turno e a fiação interna:
Embora os solenóides de mudança com defeito / inoperáveis e a fiação interna com defeito possam causar o código P0894, muitas vezes acontece que os solenóides de mudança não funcionam porque as passagens que os alimentam com fluido de transmissão estão bloqueadas ou até parcialmente entupidas. Assim, mesmo que todos os solenóides de mudança de marchas e a fiação interna da transmissão pareçam estar em boas condições de funcionamento, o código persistirá se as passagens de fluido permanecerem bloqueadas.
Substitua a transmissão:
A substituição da transmissão costuma ser a maneira mais rápida e econômica de resolver o código P0894. Devido às muitas causas possíveis desse código, e o fato de remover, desmontar, limpar passagens de fluido, decidir quais componentes estão com defeito, substituí-los e, em seguida, remontar e reinstalar uma transmissão automática geralmente está além das capacidades de um profissional não-profissional comum mecânico.
Códigos relacionados a P0894
Não há códigos diretamente relacionados a P0894 - “Escorregamento dos componentes da transmissão”, embora muitos outros códigos de transmissão possam ser definidos como resultado de P0894
Esse código geralmente nos traz más notícias e problemas internos. Como é o nível e a condição do fluido e o filtro? Você precisa colocá-lo em um scanner de transmissão e ver onde e qual equipamento e quanto é a derrapagem. Informações de diagnóstico nos DTC P0894 e P1870 # 02-07-30-001A - (02/11/2004) Informações de diagnóstico ...