Contente
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0974 | Circuito de controle do solenóide de mudança (SS) A alto | Fiação, curta a positiva, solenóide de mudança, ECM / PCM / TCM |
O que significa o código P0974?
A transmissão automática faz as mesmas coisas que você faria para trocar as marchas em uma transmissão manual - aplicação de embreagem moduladora, posição da engrenagem, posição do acelerador etc. , operado exclusivamente por variações na pressão hidráulica. Na transmissão automática moderna, a maioria das válvulas de carretel foi substituída por válvulas solenóides, controladas eletronicamente pelo módulo de controle de transmissão (TCM), que pode ou não ser um módulo separado do ECM (módulo de controle do motor).
Quando o motorista seleciona “D” em uma transmissão automática, o TCM passa por relações de transmissão específicas ativando ou desativando vários solenoides de mudança que, por sua vez, controlam freios, embreagens e faixas na transmissão automática. O resultado, idealmente, é uma aceleração suave e mudança de marchas de 1st, 2nd, 3rd, e assim por diante.
Durante a operação, o TCM verifica a operação das válvulas solenóides, consistindo em uma verificação de resistência e verificação do sensor de velocidade. Se uma dessas verificações falhar, como encontrar um circuito aberto no Shen Solenóide A (SSF), o TCM desabilitará o circuito de controle e definirá o DTC P0974 - Shift Solenóide A Control Circuit High na memória do ECM.
Se medirmos a resistência aceitável, você pode ter uma falha no ECM ou um problema de chicote intermitente. Não condene o ECM até ter verificado tudo o resto. Um problema intermitente do chicote pode ser verificado mexendo o chicote de fios e os conectores e observando as medições de resistência.
No caso do DTC P0974, esperamos encontrar resistência excessiva ou um circuito aberto. Nesse caso, será necessário verificar a continuidade do chicote. Remova o conector de transmissão e coloque um pino curto nos terminais apropriados ou no terra, depois meça a resistência no conector TCM novamente. Deve ler 0 Ω. Caso contrário, repare o circuito aberto no chicote. Se o chicote estiver bom, a última parte restante é o próprio solenóide de mudança.