Contente
- O que significa o código P0996?
- Onde está localizado o sensor P0996?
- Quais são as causas comuns do código P0996?
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0996 | Circuito F do sensor F da pressão do fluido de transmissão (TFP) intermitente | Fiação, conexão ruim, sensor TFP, ECM / PCM / TCM |
O que significa o código P0996?
O código de falha OBD II P0996 é um código genérico definido como “Sensor de pressão do fluido de transmissão (TFP) / interruptor“ F ”- circuito intermitente e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma falha intermitente no controle e / ou circuito (s) de sinal do sensor / interruptor de pressão do fluido de transmissão identificado como “F”. Observe que, em algumas aplicações, pode haver mais de um sensor / interruptor de pressão do fluido de transmissão, o que torna importante consultar o manual da aplicação afetada para determinar exatamente qual sensor / interruptor de pressão do fluido de transmissão está rotulado como "F" nessa aplicação.
AVISO: A falha na identificação correta do sensor / interruptor afetado levará a um diagnóstico incorreto e, possivelmente, à substituição desnecessária de peças e componentes.
Todas as transmissões totalmente automáticas usam fluido de transmissão pressurizado para controlar e gerenciar as mudanças de marchas, independentemente de o fluido ser pressurizado por uma bomba acionada por motor ou por uma bomba externa operada eletricamente. Além disso, a pressão de trabalho final do fluido de transmissão deve estar dentro de uma faixa estreita e predefinida, embora essa faixa varie de acordo com a aplicação e o design da transmissão.
Em termos de operação, uma transmissão automática moderna usa solenóides operados eletricamente para canalizar o fluido pressurizado para fora de uma série de passagens ao trocar as marchas. Embora o fluido pressurizado não faça a troca real de marchas, ele serve como o meio pelo qual várias peças e componentes rotativos (mas também não rotativos) são movidos de uma posição para outra, a fim de realizar uma troca de marchas.
Por exemplo, quando o TCM (Módulo de controle de transmissão) / PCM comanda uma mudança de marchas, vários solenoides na transmissão redirecionam o fluido pressurizado para desengatar primeiro um pacote de embreagem específico antes que um conjunto de engrenagens planetárias seja reconfigurado, da mesma forma que diferentes engrenagens são selecionadas / desmarcadas. uma transmissão manual. Uma vez que o conjunto de engrenagens planetárias é reconfigurado para produzir uma “relação de engrenagem” diferente, o fluido pressurizado faz com que outro conjunto de embreagem seja acionado, o que serve para manter as engrenagens planetárias em sua configuração atual. Além disso, o fluido pressurizado também pode (simultaneamente) ser direcionado para a embreagem de travamento do conversor de torque para engatar ou desengatar parcialmente tanto para tornar a mudança de marchas mais suave quanto para proteger as partes vulneráveis da transmissão contra a aplicação de torque excessivo.
Assim, para monitorar efetivamente a pressão da transmissão, a maioria das transmissões modernas utiliza um ou mais sensores de pressão cuja resistência muda em proporção direta a qualquer alteração na pressão. Em termos práticos, um sensor de pressão de fluido de transmissão típico é fornecido com uma tensão de referência de 5 volts; À medida que a pressão do fluido de transmissão muda, a resistência do sensor também muda, o que permite que mais ou menos corrente seja passada de volta ao PCM / TCM por meio de um circuito de sinal dedicado. A mudança da tensão do sinal é então interpretada pelo PCM / TCM como mudanças na pressão.
Embora o acima seja uma simplificação excessiva dos processos que ocorrem em uma transmissão automática moderna, deve, no entanto, ser óbvio que o PCM / TCM exige dados de entrada precisos sobre a pressão de trabalho real do fluido de transmissão em todos os momentos. Se esses dados de entrada estiverem ausentes ou interrompidos, o PCM / TCM não poderá controlar a transmissão efetivamente; portanto, se o fluxo de dados do (s) sensor (es) de fluido de transmissão for interrompido por um período de tempo que exceda um limite definido pelo fabricante, o código P0996 será definido e uma luz de aviso também poderá acender.
Observe que em algumas aplicações, o PCM / TCM também pode iniciar um modo à prova de falhas ou de segurança, tanto como medida de segurança, quanto para proteger a transmissão até que a falha seja corrigida.
Onde está localizado o sensor P0996?
A imagem acima mostra a aparência típica de um sensor / interruptor de pressão de fluido de transmissão. Observe que, embora todos os sensores / chaves de pressão de fluido de transmissão possam ter a mesma aparência, a maioria dos sensores é calibrada para uso em uma aplicação específica e, portanto, NÃO é intercambiável. Além disso, observe que, embora esses sensores sejam invariavelmente parafusados diretamente no corpo da transmissão, a localização real dos sensores / interruptores de pressão do fluido da transmissão nas transmissões varia muito entre as aplicações. Portanto, como a transmissão pode ter mais de um sensor de pressão do fluido (ou outro), é importante consultar o manual da aplicação afetada para localizar e identificar o sensor de pressão do fluido rotulado “F” corretamente.
Quais são as causas comuns do código P0996?
Observe que, como o código P0996 se refere especificamente a uma falha intermitente de um circuito elétrico associado a um sensor de pressão do fluido de transmissão, as causas prováveis desse código raramente envolvem mau funcionamento, falhas, defeitos ou problemas mecânicos na própria transmissão. Observe, no entanto, que uma transmissão danificada ou com defeito nem sempre pode ser totalmente descartada automaticamente como uma possível causa desse código. No entanto, algumas possíveis causas do código P0996 podem incluir os seguintes