P1901 - Circuito do sensor de velocidade do eixo da turbina intermitente (Ford, Lincoln, Mercury)

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 19 Agosto 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
P1901 - Circuito do sensor de velocidade do eixo da turbina intermitente (Ford, Lincoln, Mercury) - Códigos De Problema
P1901 - Circuito do sensor de velocidade do eixo da turbina intermitente (Ford, Lincoln, Mercury) - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P1901 Relé de amaciamento do motor do ventilador do líquido de refrigeração do motor curto para positivo (AUDI, VOLKSWAGEN)
Circuito do sensor de velocidade do eixo da turbina intermitente (FORD, LINCOLN, MERCURY)
Sensor de velocidade do eixo da turbina intermitente (MAZDA)
Módulo de controle multifuncional 1 do barramento de dados CAN (SAAB)

O que significa o código P1901?

NOTAS ESPECIAIS: Devido às naturezas semelhantes do código específico do fabricante P1901 e do código genérico P0715, recomenda-se fortemente aos mecânicos não profissionais que se familiarizem com o design e o layout básicos da transmissão no aplicativo que está sendo trabalhado, bem como com a terminologia usada pelo fabricante para descrever vários componentes da transmissão nessa aplicação.


Deixar de obter pelo menos um entendimento básico da transmissão (e terminologia) quase certamente levará a confusão, erros de diagnóstico, perda de tempo e substituição desnecessária de peças e componentes.

Tendo em vista o exposto, observe-se que o código específico do fabricante P1901 - “Circuito do sensor de velocidade do eixo da turbina intermitente”, como se aplica às aplicações Ford, Lincoln, Mercury e Oldsmobile, refere-se especificamente ao sensor e circuito que monitora a velocidade de rotação do eixo da turbina de transmissão, que não deve ser confundido com o eixo de saída da transmissão. O eixo de saída da transmissão é o componente rotativo final que sai da transmissão e gira independentemente do conversor de torque.

Além disso, o código P1901 e a definição “Circuito do sensor de velocidade do eixo da turbina intermitente” NÃO devem ser confundidos com o código genérico P0715 - “Mau funcionamento do circuito do sensor de velocidade da entrada / turbina”, cujo código se refere à velocidade de rotação do conversor de torque como uma unidade.


Deve-se notar ainda que, enquanto o código genérico P0715 se aplica a quase todos os fabricantes, incluindo aplicativos Ford, Lincoln, Mercury e Oldsmobile, esse código refere-se à velocidade de rotação do conversor de torque em relação à velocidade de saída da transmissão. Na prática, isso significa que há uma quantidade significativa de sobreposição entre o código genérico P0715 e o código específico do fabricante P1901 em relação a causas prováveis, sintomas e procedimentos de diagnóstico / reparo, uma vez que o conversor de torque / desvio da transmissão pode definir os dois códigos.

Apesar disso, existem distinções importantes entre os dois códigos; o mais importante é o fato de o código específico do fabricante P1901 levar em consideração a quantidade de derrapagem entre as duas metades do conversor de torque, o que geralmente não é o caso do código genérico P0715. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.


O código de falha OBD II P1901 é um código específico do fabricante que é definido pelas montadoras Ford, Lincoln, Mercury e Oldsmobile como "Intermitente do circuito do sensor de velocidade do eixo da turbina" ou, às vezes, como "Intermitente / Mau funcionamento do circuito do sensor do sensor de velocidade do eixo da turbina". Nas aplicações acima, esse código é definido e uma luz de aviso acende quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta um sinal intermitente do sensor TSS (Transmission Turbine Shaft Speed).

Em aplicações ON com transmissões automáticas, a potência (torque) é transmitida do motor para a transmissão por meio de um conversor de torque, que consiste em duas metades que não estão em contato direto. Metade do dispositivo está conectado diretamente ao motor, enquanto a outra metade é acionada por forças viscosas por meio do fluido de transmissão que é arremessado contra ele pelo movimento ou rotação da metade que está conectada ao motor.

Embora a descrição acima seja uma simplificação exagerada, ela serve para ilustrar os princípios básicos de como a energia é transmitida do motor para uma transmissão automática. No entanto, como o método de transmissão de energia faz com que as partes principais do conversor de torque giram em velocidades diferentes, é necessário comparar as velocidades nas quais as duas metades giram a qualquer momento para que o PCM possa calcular um valor apropriado. estratégia de mudança em conjunto com o módulo de controle de transmissão (TCM).

Na prática, a maioria das aplicações Ford, Lincoln, Mercury e Oldsmobile usa dois sensores de velocidade de turbina. Um sensor monitora a velocidade de rotação do lado da unidade do conversor de torque, enquanto um segundo sensor (que é o código de sensor P1901 a que se refere), monitora especificamente a velocidade de rotação do eixo de saída da turbina. Ao comparar as duas leituras, o PCM é capaz de calcular a quantidade total de derrapagem em todos os componentes da transmissão, bem como a quantidade de derrapagem da embreagem de travamento do conversor de torque para permitir sob algumas condições.

No entanto, em um sistema totalmente funcional, a velocidade de rotação do eixo da turbina é apenas um dos parâmetros que determina como e quando uma transmissão muda, por um lado, e como, quando e se a embreagem de travamento do conversor de torque deve ser aplicada. (ou não), por outro. Outras entradas típicas incluem dados sobre a velocidade do motor, temperatura do fluido de transmissão, posição do acelerador, temperatura do ar de admissão, temperatura do líquido de arrefecimento do motor, pressão absoluta do coletor e dados válidos do sensor de velocidade do veículo, entre outros.

Pelo exposto, deve ser óbvio que uma falha no sensor de velocidade do eixo da turbina pode causar sérios problemas de dirigibilidade, razão pela qual o PCM define o código P1901 e acende uma luz de aviso no primeiro ciclo de falha em quase todos os Ford, Lincoln, Mercury, e aplicativos Oldsmobile.

A imagem abaixo mostra um típico sensor de velocidade do eixo da turbina, como pode ser encontrado em muitas aplicações Ford. No entanto, esteja ciente de que a aparência e a localização reais do sensor variam muito entre os aplicativos; portanto, consulte o manual para identificar e localizar o sensor correto ao diagnosticar o código P1901.

Quais são as causas comuns do código P1901?

As causas comuns do código P1901 podem incluir os seguintes

  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos
  • Sensor de velocidade do eixo da turbina com defeito
  • Anel relator quebrado, danificado ou fraturado
  • Folga excessiva entre o sensor de velocidade do eixo da turbina e o anel relator. Observe que essa é uma causa bastante comum desse código em aplicações nas quais sensores de pós-venda são instalados.
  • Falha ou falha no PCM ou outro controlador, como o TCM (Módulo de Controle de Transmissão). Observe que a falha do módulo de controle é rara e a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer módulo de controle seja substituído
  • NOTA: Observe que, embora o PCM seja relativamente imune a picos de tensão causados ​​por, por exemplo, procedimentos incorretos de partida por salto, outros controladores, como o módulo de controle de transmissão, podem não ser tão imunes. Portanto, se a falha persistir, apesar de várias ou várias tentativas de reparo, encaminhe o veículo ao revendedor ou outra oficina de reparo competente para diagnóstico profissional com equipamento de diagnóstico avançado capaz de detectar erros de programação nos módulos de controle.

    Quais são os sintomas do código P1901?

    Alguns sintomas comuns do código P1901 podem incluir os seguintes

  • Código de problema armazenado e uma luz de aviso acesa
  • As mudanças de marchas podem ser severas, erráticas ou imprevisíveis
  • O veículo pode entrar em um modo à prova de falhas ou de segurança
  • Em alguns casos, o motor pode parar quando o veículo está parado
  • O controle de cruzeiro pode estar desativado em alguns aplicativos
  • O velocímetro pode indicar a velocidade incorreta da estrada ou, em alguns casos, pode não funcionar
  • Como você soluciona problemas do código P1901?

    NOTA: Observe que, em aplicações que usam sensores de velocidade de eixo de turbina eletromagnéticos e anéis reletores, pode ser necessário empregar um osciloscópio para diagnosticar alguns tipos de problemas, como anéis de relator quebrados, danificados ou fraturados, localizados dentro da transmissão.

    Passo 1

    Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil no diagnóstico de alguns tipos de falhas intermitentes.

    NOTA: Observe todos os códigos adicionais (pendentes e ativos) que possam estar presentes, e particularmente os códigos relacionados à temperatura do fluido da transmissão, uma vez que temperaturas excessivamente altas do fluido influenciam diretamente a operação da transmissão. Se o código P1901 for precedido por esses códigos, não deixe de investigar e resolver esses códigos antes de tentar um diagnóstico de P1901. Não fazer isso quase certamente resultará em um diagnóstico incorreto e na substituição desnecessária de peças e componentes.

    Passo 2

    Consulte o manual do aplicativo para localizar e identificar corretamente o sensor correto, bem como o local, código de cores, função e roteamento de toda a fiação e conectores associados. Este é um passo importante, pois algumas aplicações usam dois sensores de velocidade do eixo da turbina.

    etapa 3

    Depois que o sensor correto e sua fiação associada forem identificados, faça uma inspeção visual completa de toda a fiação e conectores. Procure por fiação e / ou conectores danificados, queimados, desconectados, em curto ou corroídos. Faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário.

    Limpe o código após a conclusão dos reparos e opere o veículo normalmente antes de verificar novamente o sistema para verificar se o código retorna.

    Passo 4

    Se o código persistir, mas não houver danos visíveis à fiação, prepare-se para realizar verificações de tensão de referência (onde aplicável), aterramento, continuidade e resistência em todas as fiações associadas. No entanto, certifique-se de desconectar toda a fiação do PCM e de outros controladores afetados para evitar danificar qualquer controlador durante testes de resistência ou continuidade.

    Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário, se forem encontrados desvios dos valores estabelecidos. Repita todas as verificações após a conclusão dos reparos para verificar se todos os valores elétricos estão dentro dos intervalos especificados pelo fabricante.

    Observe que, como o próprio sensor faz parte do circuito de controle, sua resistência interna também deve ser verificada. Substitua o sensor se a resistência medida não concordar com o valor especificado no manual, pois a resistência é um indicador razoavelmente bom de sua condição geral.

    NOTA: Não assuma que não há falha se os testes iniciais não revelarem uma falha imediatamente. Lembre-se de que o código P1901 indica um intermitente falha, que às vezes pode ser identificada agitando, mexendo ou puxando todos os conectores ou outras conexões. Substituir todos os conectores (ou chicotes de fios inteiros) que mostrem qualquer sinal de corrosão ou dano de qualquer tipo é geralmente a maneira mais rápida e fácil de resolver falhas intermitentes, independentemente do sistema envolvido.

    Etapa 5

    Se o código persistir, mas os valores elétricos estiverem de acordo com as especificações, remova o sensor de velocidade do eixo da turbina e verifique se há aparas ou partículas de metal.

    Um acúmulo de partículas de metal em um sensor magnético pode afetar seriamente a operação desse sensor, mas, mais importante, um acúmulo excessivo de partículas de metal indica sérios problemas mecânicos dentro da transmissão. No entanto, remova todas as partículas de metal do sensor, reinstale-o, limpe todos os códigos e opere o veículo normalmente para verificar se o código retorna.

    AVISO: Observe que em algumas aplicações, algum fluido de transmissão pode ser perdido quando o sensor de velocidade do eixo da turbina é removido. Esteja preparado para isso e certifique-se de substituir todo o fluido da transmissão que é perdido dessa maneira para evitar possíveis danos à transmissão posteriormente.

    Etapa 6

    Se o código persistir, mas todos os valores elétricos forem verificados, a resistência do sensor de velocidade do eixo da turbina está em conformidade com as especificações do fabricante, não há danos à fiação e todos os conectores / conexões são seguros, suspeite-se de um PCM com defeito ou um anel relator com defeito.

    No entanto, como a falha no PCM é rara, um anel relator defeituoso é a causa mais provável, mas em muitos casos, o anel relator não é acessível e o acesso a ele pode exigir a remoção e desmontagem da transmissão. Se houver suspeita de um anel relator com defeito, a opção mais sensata seria encaminhar o veículo ao revendedor ou a outra oficina de reparo competente para diagnóstico e reparo profissional.

    Códigos relacionados a P1901

    Não existem códigos específicos do fabricante que estejam diretamente relacionados ao P1901.

    Outras definições específicas de fabricante para P1901

    Circuito do sensor de velocidade do eixo da turbina intermitente (Ford)
    Relé de amaciamento do motor do ventilador do líquido de arrefecimento do motor - curto a positivo (Volkswagen)
    Relé de rodagem do motor do ventilador do líquido de arrefecimento do motor - curto a positivo (Audi)
    Faixa / desempenho do sensor de pressão do óleo do motor (Dodge)
    Faixa / desempenho do sensor de pressão do óleo do motor (Freightliner)
    Sensor de velocidade do eixo da turbina (TSS) - circuito intermitente (Lincoln)
    Sensor de velocidade do eixo da turbina (TSS) - intermitente (Mazda)
    Sensor de velocidade do eixo da turbina (TSS) - circuito intermitente (Mercúrio)
    Barramento de dados CAN, módulo de controle multifuncional 1 (Saab)