P2013 - Atuador de controle de ar do coletor de admissão / solenóide, banco com 2 circuitos de altura

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
P2013 - Atuador de controle de ar do coletor de admissão / solenóide, banco com 2 circuitos de altura - Códigos De Problema
P2013 - Atuador de controle de ar do coletor de admissão / solenóide, banco com 2 circuitos de altura - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P2013 Atuador de controle de ar do coletor de admissão / solenóide, banco com 2 circuitos de altura Fiação de curto a positivo, atuador de controle de ar do coletor de admissão / solenóide

O que significa o código P2013?

O código de falha OBD II P2013 é um código genérico que é definido como "Atuador / solenóide do controle de coletor de admissão, banco com 2 circuitos altos" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma tensão anormalmente alta no circuito de controle ( s) do IMRC (Eutomar Mdobrar Runner Control) atuador / solenóide do sistema ou uma falha geral do circuito de controle elétrico do sistema que impede a comunicação efetiva entre o atuador / solenóide IMRC e o PCM. "Banco 2" refere-se ao sistema de controle do IMRC no banco de cilindros que não contém o cilindro nº 1. Observe que o código P2013 refere-se especificamente a tensões anormalmente altas nos circuitos de controle e / ou sinal do atuador / solenóide IMRC e não a falhas / problemas mecânicos gerais no sistema.


NOTA 1: O IMRC não deve ser confundido com um sistema semelhante que ajusta ou controla a dinâmica do coletor de admissão, o que efetivamente altera o comprimento dos corredores individuais do coletor. Como o sistema IMRC controla o movimento do ar de admissão dentro do coletor de admissão, o termo recomendado pela ISO / SAE para este sistema é "Sistema de controle do coletor de admissão" (IMRC) para evitar confusão, embora esse sistema às vezes também seja conhecido como Swirl Sistema de controle / válvula ou Sistema de controle de movimento de carga / válvula.

NOTA 2: Da mesma forma, a ISO / SAE recomenda que todos os sistemas / dispositivos que controlam, regulam, ajustem ou alterem a dinâmica (comprimento, forma ou diâmetro) dos corredores do coletor de admissão sejam referidos como "Válvula de ajuste do coletor de admissão (IMT)", embora esse sistema às vezes também seja conhecido como válvula de ajuste do coletor de admissão, controle de corredor longo / curto ou controle de comunicação do coletor de admissão.


O objetivo dos corredores do coletor de admissão é melhorar o fluxo de ar dentro do coletor de admissão, criando uma restrição no coletor em baixas rotações do motor, tanto para melhorar a eficiência do motor em baixas rotações, quanto para reduzir as emissões nocivas de exaustão. Como a combustão normalmente é menos eficiente em baixas velocidades do motor, a criação de uma restrição parcial em cada canal do coletor aumenta a taxa de fluxo de ar através dos canais, o que tem o efeito de eliminar as flutuações de pressão do coletor causadas pela abertura e fechamento das válvulas de admissão durante o funcionamento normal operação do motor.

Em termos de operação, o sistema IMRC usa abas individuais em cada canal do coletor que estão todos conectados a uma haste de controle que percorre o comprimento do coletor de entrada. A haste de controle está conectada a um atuador que pode ser operado de forma eclética ou a vácuo; ativando o atuador, todas as abas no coletor se movem na mesma quantidade. Observe, no entanto, que as abas dos corredores nunca fecham completamente os corredores; dependendo da aplicação, a maioria dos sistemas fecha apenas cerca de 60% do diâmetro dos canais do coletor de admissão.


Para controlar e monitorar a posição das abas do coletor, o PCM usa os dados de entrada do sensor MAF (fluxo de ar em massa), sensor de pressão barométrica, sensor de velocidade do motor, sensor IAT (temperatura do ar de admissão), sensor TPS (posição do acelerador) ) e outros para calcular uma configuração apropriada para as abas do coletor, de acordo com as condições operacionais atuais. Para garantir que as posições desejadas e reais dos flaps do corredor coincidam, o PCM também usa dados de entrada de um comutador de posição dedicado que comunica a posição real dos flaps do corredor ao PCM através de um circuito de sinal dedicado.

Pelo exposto, deve ser óbvio que a comunicação eficaz entre o PCM, o atuador do sistema IMRC e a chave de posição do sistema IMRC é vital para a operação correta do sistema, pois os flaps IMRC geralmente não têm uma posição aberta padrão. Na prática, isso significa que, se o sistema falhar na posição fechada, ele permanecerá nessa posição até que a falha seja corrigida.

Portanto, assim que o PCM detectar uma voltagem anormalmente alta em qualquer lugar do circuito do atuador / solenóide do sistema IMRC que impede a comunicação eficaz entre o PCM e o atuador / solenóide, ele definirá o código P2013 e acenderá uma luz de aviso.

Onde está localizado o sensor P2013?

A imagem acima mostra a aparência típica de um sistema IMRC, mas observe que, neste caso, o sistema é operado por um atuador controlado a vácuo, indicado pela seta amarela. A seta verde indica o conector elétrico do interruptor de posição, as setas vermelhas indicam abas individuais do corredor e a seta azul indica a articulação que conecta o atuador à haste de controle.

Observe que, dependendo da aplicação, o design, a aparência, o layout e a disposição dos componentes individuais podem diferir muito do exemplo mostrado aqui. Por esse motivo, é importante consultar o manual do aplicativo afetado para localizar e identificar as peças / componentes corretamente - a falha em fazer isso quase certamente resultará em confusão, perda de tempo, erros de diagnóstico e substituição desnecessária de peças e componentes.

Quais são as causas comuns do código P2013?

Algumas causas comuns do código P2013 podem incluir o seguinte

  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos
  • Chave de posição do IMRC com defeito
  • Atuador IMRC com defeito se o atuador for operado eletricamente
  • PCM com falha ou com falha. Observe que este é um evento raro e, portanto, a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer módulo de controle seja substituído
  • NOTA: Observe que, embora as causas listadas acima sejam as mais comuns, falhas e defeitos nos sensores associados e em seus circuitos de controle às vezes podem causar ou contribuir para a configuração do código P2013. No entanto, como esses defeitos e falhas quase sempre são indicados por códigos relacionados diretamente à falha, é importante resolver todos os códigos adicionais na ordem em que foram armazenados para evitar erros de diagnóstico e, possivelmente, a substituição desnecessária de peças e componentes.