Contente
- O que significa o código P2185?
- Onde está localizado o sensor P2185?
- Quais são as causas comuns do código P2185?
- Quais são os sintomas do código P2185?
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P2185 | Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT) 2 - circuito alto | Fiação curta a positiva, sensor ECT |
O que significa o código P2185?
O código de falha OBD II P2185 é um código genérico que é definido como "Sensor 2 de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT) 2 - circuito alto" ou muitas vezes mais precisamente como "Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento no sinal de saída do radiador alto" e é definido quando o PCM (trem de força Módulo de controle) detecta uma voltagem anormalmente alta no próprio sensor afetado ou no (s) circuito (s) de controle / sinal do sensor afetado.
NOTAS ESPECIAIS: Note-se que algumas aplicações usam vários (mais de dois) sensores de temperatura do líquido de arrefecimento do motor para propósitos diferentes e, no caso do código P2185, o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor afetado geralmente está associado ao (s) ventilador (s) do radiador . No entanto, esteja ciente de que nem todos os fabricantes de automóveis seguem esta convenção, o que significa que, em algumas aplicações, o código P2185 pode se referir a um sensor associado a outras funções, como fornecimento de combustível, gerenciamento da largura de pulso do injetor de combustível ou operação do medidor de calor no painel. Por esse motivo, é essencial que o sensor correto seja identificado quando esse código aparecer em qualquer aplicativo para evitar erros de diagnóstico. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.
No entanto, se considerarmos a definição mais comum do código P2185 como “Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento no sinal de saída do radiador alto”, a função do sensor afetado é monitorar a temperatura do líquido de arrefecimento do motor na saída do radiador, de onde o líquido de refrigeração resfriado é passado de volta para o mecanismo.
Em um sistema de refrigeração totalmente funcional, o fluxo ou a circulação do líquido de arrefecimento é gerenciado por um termostato, que abre ou fecha em resposta à temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Assim, supondo que o termostato esteja funcionando como projetado, o líquido de arrefecimento circula de tal maneira que o líquido quente entra na parte superior do radiador e sai do radiador na parte inferior depois de liberar grande parte de seu calor para a atmosfera.
No entanto, como uma questão prática, o PCM precisa "saber" exatamente como o líquido de refrigeração está quente quando sai do radiador para poder controlar a velocidade e o ciclo de trabalho (tempo "ON") dos ventiladores, o que aumenta a eficiência do processo de resfriamento e, para fornecer ao PCM essas informações, o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento nº 2 está localizado próximo à saída do radiador.
Em termos de princípios de operação, o sensor de temperatura do líquido de refrigeração é fornecido pelo PCM com uma tensão de referência de 5 volts, que é alterada quando uma resistência fixa no sensor muda em resposta direta às mudanças na temperatura do líquido de refrigeração. Por exemplo, quando o líquido de refrigeração está frio, a resistência do sensor é alta e menos corrente é passada de volta ao PCM por meio de um circuito de sinal dedicado. Por outro lado, à medida que a temperatura do líquido de refrigeração aumenta, a resistência do sensor diminui e progressivamente mais corrente é devolvida ao PCM através do mesmo circuito de sinal dedicado.
O PCM compara as alterações na tensão do sinal com as tabelas de consulta pré-programadas e calcula a temperatura real do líquido de arrefecimento com base no período de tempo em que o motor estava funcionando, na temperatura do ar de admissão e no valor real do sinal tensão que recebe do sensor.
Quando o PCM calcula que, ao sair do radiador, a temperatura do líquido de arrefecimento se aproxima ou excede um limite máximo permitido, ele ativa os ventiladores do radiador para acelerar o resfriamento do líquido de arrefecimento do motor e, em um sistema de refrigeração totalmente funcional, o líquido de refrigeração pode ser resfriado até o ponto em que o termostato fecha e os ventiladores do radiador estão desativados. Quando isso acontece, o refrigerante para de circular até absorver calor suficiente do motor para que o termostato abra novamente para reiniciar a circulação e o processo de resfriamento.
No entanto, se um defeito, mau funcionamento ou falha ocorrer em qualquer lugar do sistema de refrigeração que influencie como o PCM calcula a temperatura real do líquido de arrefecimento do motor na saída do radiador, o PCM reconhecerá que não pode gerenciar a temperatura do motor de maneira eficaz e definirá o código P2185 e acenda uma luz de aviso como resultado.
NOTA: Um exemplo desse defeito, mau funcionamento ou falha seria um termostato preso na posição fechada. Se isso acontecer, o líquido de arrefecimento do motor pode aquecer por convecção até o ponto em que o líquido de arrefecimento está muito mais quente na saída do radiador do que se o termostato funcionasse corretamente, o que geraria um sinal acima do esperado do sensor # 2, dado o tempo em que o motor estava funcionando.
Onde está localizado o sensor P2185?
A imagem acima mostra a localização do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento nº 2 do motor próximo à saída do radiador em uma aplicação BMW E46, mas em muitas aplicações, esse sensor também pode ser localizado no tanque inferior do radiador. Observe, porém, que em todos os casos, o sensor estará localizado de modo que esteja em contato direto com o líquido de arrefecimento do motor.
Quais são as causas comuns do código P2185?
Algumas causas comuns do código P2185 podem incluir os seguintes
Quais são os sintomas do código P2185?
Alguns sintomas comuns do código P2185 podem incluir os seguintes
NOTA: Esteja ciente de que o motor pode superaquecer fatalmente quando esse código estiver presente, pois esse sensor geralmente não está envolvido na exibição da temperatura do motor no painel. Na tradução, isso significa que um motor pode superaquecer devido aos ventiladores do radiador não funcionarem ou não funcionarem corretamente, mesmo que a leitura de temperatura do motor indicada possa ser normal no painel. Lembre-se de que na maioria dos casos de superaquecimento do motor, o dano já está causado quando o medidor de temperatura registra uma leitura anormalmente alta, e é por isso que todas as luzes de advertência relacionadas ao sistema de arrefecimento devem ser levadas muito a sério.