Contente
- O que significa o código P2186?
- Quais são as causas comuns do código P2186?
- Quais são os sintomas do código P2186?
- Como você soluciona problemas do código P2186?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Códigos relacionados a P2186
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P2186 | Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT) 2 - circuito intermitente / irregular | Fiação, conexão ruim, sensor ECT |
O que significa o código P2186?
O código de falha OBD II P2186 é um código genérico que é definido como "sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT) 2" circuito intermitente / irregular) e é definido quando o PCM detecta uma tensão irregular ou intermitente no circuito de controle do motor nº 2 sensor de refrigerante. Observe que algumas aplicações usam dois sensores de refrigeração do motor; um sensor para operar o medidor de temperatura no painel e outro que fornece ao PCM dados de entrada usados para calcular as estratégias de distribuição de combustível e tempo de ignição. O código P2186 refere-se especificamente ao sensor nº 2 do líquido de arrefecimento do motor, que é o sensor que fornece ao PCM os dados de entrada.
NOTA: Em aplicações com apenas um sensor de líquido de arrefecimento do motor, esse sensor é quase invariavelmente do tipo de três fios, sendo um fio terra e os outros dois fornecendo dados de entrada para o medidor de temperatura e o PCM, respectivamente.
Como a temperatura do motor desempenha um papel vital em como o motor opera suficientemente a várias temperaturas, muitos fabricantes usam um sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor dedicado para fornecer diretamente ao PCM dados de entrada. Por exemplo, em baixas temperaturas do motor, a combustão da mistura ar / combustível é relativamente difícil e incompleta e, nessas condições, o PCM pode enriquecer a mistura ar / combustível e avançar o tempo de ignição para garantir uma operação suave do motor.
À medida que o motor aquece (e os sensores de oxigênio entram em operação em circuito fechado), a resistência do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor diminui, o que permite que uma tensão de sinal mais alta alcance o PCM. Com base nessa tensão (em mudança), o PCM se inclina e atrasa progressivamente o tempo de ignição, mantendo assim o motor funcionando sem problemas até atingir a temperatura operacional máxima.
Em termos de operação, um sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor é sempre colocado de modo que o termistor, que é a parte sensora do sensor, esteja em contato total com o líquido de arrefecimento do motor. À medida que o motor aquece, o líquido de arrefecimento começa a circular, o que transfere calor para o sensor, cuja resistência muda em proporção direta à temperatura do líquido de arrefecimento do motor. O PCM reconhece ou interpreta essas alterações na tensão como graus de temperatura e adapta as configurações de distribuição de combustível e tempo de ignição em resposta à mudança na tensão do sinal para manter o motor sempre funcionando sem problemas.
A imagem abaixo mostra um sensor típico do líquido de arrefecimento do motor, mas observe que a aparência e a localização reais dos sensores do líquido variam muito entre as aplicações. Consulte o manual da aplicação afetada para localizar e identificar o sensor nº 2 do líquido de arrefecimento do motor para garantir que o sensor e o circuito de controle corretos sejam investigados. Não fazer isso resultará em erro de diagnóstico, perda de tempo e substituição desnecessária de peças.
Quais são as causas comuns do código P2186?
As causas comuns do código P2186 podem incluir o seguinte
Quais são os sintomas do código P2186?
Os sintomas comuns do código P2186 podem incluir os seguintes
Como você soluciona problemas do código P2186?
NOTA 1: Os procedimentos de diagnóstico e reparo do código P0119 são idênticos aos do código P2168, mas com a diferença significativa de que o código P2168 se refere ao sensor de temperatura nº 2 do líquido de arrefecimento do motor, enquanto P0119 se refere ao circuito de controle do sensor nº 1 da temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Para evitar confusão, perda de tempo e um possível diagnóstico incorreto, certifique-se de identificar o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento nº 2 corretamente antes de iniciar um procedimento de diagnóstico para P2168.
NOTA 2: Um termômetro infravermelho ou a laser pode ser útil durante um procedimento de diagnóstico para este código.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for confirmada posteriormente.
AVISO: Observe que este código pode ser causado por um nível baixo de líquido de refrigeração. Antes de iniciar um diagnóstico elétrico para este código, verifique se o líquido de arrefecimento do motor está na marca correta e se não há vazamentos. Complete o nível do líquido de arrefecimento conforme necessário, ou rastreie e corrija todos os vazamentos do líquido de arrefecimento antes de continuar o procedimento de diagnóstico para evitar a recorrência do problema ou, pior ainda, a falha do motor devido ao superaquecimento.
Passo 2
Supondo que o nível do líquido de arrefecimento do motor esteja de acordo com a marca e que não haja vazamentos, consulte o manual para identificar e localizar o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento nº 2. Use também esta oportunidade para localizar e identificar a fiação associada relevante, bem como a função, código de cores e roteamento de toda a fiação relevante.
Realize uma inspeção visual completa de toda a fiação associada. Procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos. Faça reparos ou substitua a fiação e / ou os conectores, conforme necessário. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo para verificar se o código retorna.
etapa 3
Se o código persistir, mas não houver danos visíveis à fiação, prepare-se para realizar testes de integridade do aterramento, tensão de referência, resistência e continuidade em todas as fiações associadas, incluindo fusíveis e relés, mas certifique-se de desconectar o sensor de temperatura do líquido de refrigeração do PCM para evitar danos ao controlador.
Preste atenção especial ao circuito de tensão de referência. Se a tensão estiver anormalmente baixa ou ausente, consulte o manual do procedimento correto a seguir para testar o circuito de tensão de referência no conector PCM. Se a tensão (geralmente 5 volts ou quase) sair no conector PCM, suspeite de uma resistência anormal neste circuito.
Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e faça reparos na fiação, ou melhor ainda, substitua toda a fiação conforme necessário para garantir que todos os valores elétricos caiam dentro dos intervalos especificados pelo fabricante.
NOTA: Certifique-se de testar também a resistência interna do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor, pois sua resistência é um indicador razoavelmente bom de sua condição geral. Substitua o sensor por uma peça OEM, se a resistência se desviar do valor indicado em mais de alguns por cento. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo para verificar se o código retorna.
Passo 4
Se o código persistir, use o scanner para obter uma leitura da temperatura do líquido de arrefecimento do motor enquanto o motor estiver em funcionamento. Confirme esta leitura com o termômetro em um ponto adequado no sistema de refrigeração, mas lembre-se de que é altamente improvável que você obtenha leituras idênticas.
No entanto, as duas leituras não devem diferir em mais de dois ou três graus. Se houver uma diferença maior, suspeite de uma má conexão elétrica na fiação que escapou da sua primeira inspeção ou de um sensor de temperatura do líquido de refrigeração com defeito. Embora não seja totalmente possível que o PCM esteja com defeito, essa é uma possibilidade extremamente pequena; portanto, substitua o sensor de temperatura do líquido de refrigeração ou inspecione a fiação novamente até que a falha seja encontrada e reparada ou até que seja certo que a fiação está Em perfeito estado.
AVISO: NÃO abra a tampa do radiador ou do tanque de expansão para obter uma leitura direta da temperatura do líquido de arrefecimento do próprio líquido de arrefecimento do motor enquanto o motor estiver quente. Use um local adequado nos tanques do radiador ou na caixa do termostato (se de metal), ou em um ponto na cabeça do cilindro próximo ao sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor para evitar ferimentos graves.
Etapa 5
Se a falha persistir, apesar de várias tentativas de reparo, lembre-se de que a má circulação de refrigerante também pode causar esse código. No entanto, isso geralmente ficará evidente se existirem grandes diferenças de temperatura entre diferentes partes do sistema de refrigeração, como entre as mangueiras do radiador superior e inferior, se o motor estiver quente.
Isso geralmente é causado por um termostato com defeito, mas também pode ser causado por um radiador entupido. Substitua o termostato e / ou limpe quimicamente o radiador em uma oficina de reparos respeitável.
Se a falha persistir, apesar da substituição do termostato e da limpeza do radiador, suspeite de um PCM ou outro módulo de controle com defeito. Se houver suspeita, encaminhe o veículo ao revendedor ou a outra oficina competente para diagnóstico e reparo profissional, pois os leitores de códigos genéricos baratos geralmente não conseguem diagnosticar falhas nos módulos de controle.