P2188 - Sistema muito rico em modo inativo, banco 1

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 5 Poderia 2024
Anonim
P2188 - Sistema muito rico em modo inativo, banco 1 - Códigos De Problema
P2188 - Sistema muito rico em modo inativo, banco 1 - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P2188 Sistema muito rico no banco inativo, 1 Pressão de combustível, injetores, entrada de ar restrita

O que significa o código P2188?

O código de falha OBD II P2188 é um código genérico definido como “Sistema muito rico no banco ocioso 1” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta muito combustível em relação ao ar na mistura ar / combustível quando o motor está ocioso. Observe que “banco 1” refere-se ao banco de cilindros que contém o cilindro nº 1 em motores do tipo V.


NOTA: Observe que o código P2188 se refere especificamente a uma condição de operação avançada quando o mecanismo está ocioso. Se uma condição de operação avançada for detectada em velocidades do motor acima da velocidade de marcha lenta, essa condição será indicada por um ou mais códigos diferentes de P2188.

Como os motores a gasolina são mais eficientes quando a mistura ar / combustível consiste em 14,7 partes de ar para uma parte de combustível (a razão estequiométrica), todas as aplicações usam sensores dedicados para monitorar o volume e a temperatura do ar de admissão em tempo real. O PCM, em seguida, usa esses dados de entrada para calcular quanto combustível é necessário injetar para manter a mistura ar / combustível em uma proporção o mais próxima possível da razão estequiométrica para atender a qualquer conjunto de condições operacionais, com base nos dados de entrada de vários outros sensores, como o sensor de posição do acelerador, entre outros.


Os sensores de razão oxigênio / ar / combustível no sistema de escape monitoram a concentração de oxigênio em relação a outros gases no fluxo de escape, uma vez que o conteúdo de oxigênio no fluxo de escape é um indicador confiável da composição da mistura ar / combustível antes de combustão. No entanto, observe que esses sensores só podem fornecer uma leitura precisa se os sensores de proporção oxigênio / ar / combustível e seus sistemas de controle estiverem em perfeitas condições de funcionamento e que não haja falhas de ignição, vazamentos de vácuo, vazamentos de exaustão, consumo excessivo de óleo devido a problemas mecânicos ou defeitos no sistema de ignição presente no motor.

Assim, supondo que o motor esteja em perfeitas condições, os PCMs na maioria das aplicações são capazes de fazer pequenos ajustes em vários sistemas para compensar pequenas diferenças entre as relações ar / combustível reais e desejadas que às vezes ocorrem quando alguns sensores começam a perder sua sensibilidade. após uso prolongado. No entanto (independentemente do fabricante), uma vez que a capacidade do PCM de fazer ajustes nas larguras de pulso do injetor de combustível, tempo de ignição e outros sistemas para compensar a perda de sensibilidade do sensor é limitada, ele definirá o código P2188 e também poderá acender uma luz de aviso quando reconhece que não pode mais controlar a mistura ar / combustível com eficiência.


Onde está localizado o sensor P2188?

A imagem acima mostra um sensor MAF (Mass Airflow) no qual o elemento sensor real (circulado) está fortemente contaminado com óleo do motor, que é uma causa comum de problemas de mistura de ar / combustível e, especialmente, em aplicações como BMW, Mercedes e Veículos do grupo VAG que são conhecidos por suas altas taxas de consumo de óleo. Observe, no entanto, que como um sensor MAF contaminado, sujo ou com defeito é apenas uma causa possível do código P2188, é importante consultar o manual do aplicativo afetado para obter detalhes sobre as causas mais prováveis ​​do código P2188 nesse aplicativo.

Em todas as aplicações que usam um sensor MAF, o sensor está localizado na área de entrada entre a caixa do filtro de ar e o corpo do acelerador.

Quais são as causas comuns do código P2188?

Observe que, dependendo da aplicação e de seus sistemas de combustível e de indução, as possíveis causas desse código podem ser elétricas ou mecânicas ou, em alguns casos, elétricas. e mecânica, como uma válvula de purga EVAP que está presa na posição aberta. Portanto, é importante registrar todos os códigos de falha e congelar os dados do quadro (se houver) e resolver todos os códigos adicionais na ordem em que foram armazenados antes que seja feita uma tentativa de diagnosticar P2188 para evitar erros de diagnóstico. No entanto, algumas causas comuns do código P2188 podem incluir o seguinte

  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos associados a qualquer sensor relacionado ao sistema de medição de ar / combustível
  • Sensor (es) de oxigênio com defeito
  • Sensor (es) de relação ar / combustível com defeito
  • Fuga (s) de escape ou de vácuo do motor
  • Pressão de combustível excessiva
  • Injetores de combustível com defeito
  • Consumo excessivo de óleo
  • Sistema EVAP com defeito
  • PCM com falha ou com falha, mas observe que este é um evento raro e, portanto, a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer módulo de controle seja substituído
  • 2011 Traverse 2lt pooling oil in duto de entrada de ar
    Os técnicos podem encontrar os DTCs P0101, P0171, P0172, P0174, P0175, P1516, P2177, P2178, P2179, P2180, P2187, P2188, P2189 e / ou P2190 junto com depósitos de gelo ou óleo no duto de entrada de ar. A formação de gelo é causada pelo congelamento da condensação na base do corpo do acelerador com coleta adicional ...