Contente
- O que significa o código P2199?
- Quais são as causas comuns do código P2199?
- Quais são os sintomas do código P2199?
- Como você soluciona problemas do código P2199?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Etapa 6
- Etapa 7
- Códigos relacionados a P2199
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P2199 | Sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) correlação 1 / 2- | Fiação, sensor IAT |
O que significa o código P2199?
O código de falha OBD II P2199 é um código genérico definido como “correlação 1 / 2- do sensor de temperatura do ar de admissão (IAT)” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) recebe dados de entrada dos sensores de temperatura do ar de admissão que excedem uma diferença máxima / min redefinida entre eles ou uma leitura de um sensor IAT que é implausível, dadas as condições operacionais atuais ou a temperatura ambiente. Em outras palavras, as leituras (tensões de sinal) dos dois sensores IAT em aplicativos que usam vários sensores IAT precisam concordar ou correlacionar-se entre si em uma margem estreita. Se isso não acontecer por qualquer motivo, o PCM definirá o código P2199 e possivelmente acenderá uma luz de aviso. Observe que o código P2199 se aplica apenas a aplicativos que usam vários sensores IAT.
Como a temperatura ambiente influencia diretamente a densidade do ar, alguns fabricantes usam dois sensores IAT para refinar a quantidade de ar necessária para manter sempre uma mistura ideal de ar / combustível. Na prática, o ar frio é mais denso que o ar quente, o que significa que é necessário um volume menor de ar em relação a um determinado volume de combustível para manter uma mistura estequiométrica (14,7 partes de ar para 1 parte de combustível) de combustível ar / combustível na gasolina motores. Por outro lado, quando a temperatura ambiente é alta e o ar é menos denso, é necessário um volume maior de ar em relação a qualquer volume de combustível para manter uma mistura estequiométrica de ar / combustível.
Enquanto a maioria das aplicações que possuem apenas um sensor IAT gerenciam razoavelmente bem a mistura ar / combustível com a ajuda de um sensor de oxigênio, o PCM em aplicativos que usam dois sensores IAT possui mais dados disponíveis. Ao comparar a temperatura do ar de admissão quando entra no trato de entrada de ar com a temperatura do ar de admissão mais próxima do corpo do acelerador, o PCM possui dados mais precisos sobre a temperatura que realmente entra no motor e, portanto, pode regular a quantidade de combustível necessária para mantenha uma mistura estequiométrica de ar / combustível mais precisamente do que é possível com apenas um sensor IAT.
A vantagem prática disso é que, como a mistura ar / combustível é melhor regulada e controlada, as adaptações à mistura ar / combustível que o PCM faz de tempos em tempos são menores e menos frequentes do que seria o caso de apenas um IAT. sensor, que por sua vez, se traduz em melhor desempenho do motor, maior economia de combustível e menos emissões nocivas de escapamento.
A imagem abaixo mostra uma localização típica de um sensor IAT (circulado em vermelho) próximo ao gabinete do filtro de ar. Observe, porém, que o outro sensor IAT pode estar localizado dentro do corpo do acelerador e pode ou não ser incorporado ao sensor MAF (Mass Airflow). Consulte o manual do aplicativo afetado para localizar e identificar os dois sensores IAT corretamente.
Quais são as causas comuns do código P2199?
Algumas causas comuns do código P2199 podem incluir os seguintes
Quais são os sintomas do código P2199?
Alguns sintomas comuns do código P2199 podem incluir os seguintes
NOTA: Em muitos casos, pode não haver sintomas discerníveis, exceto um código de problema armazenado. Observe também que esse código raramente causa problemas de dirigibilidade.
Como você soluciona problemas do código P2199?
NOTA: Além de um multímetro digital de boa qualidade, um diagrama de fiação e uma tabela de temperatura / tensão para a aplicação, um secador de cabelo elétrico será útil no diagnóstico desse código.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
NOTA: Se outros códigos estiverem presentes junto com o P2199 e, especialmente, os códigos relacionados aos circuitos de tensão de referência, resolva todos os códigos anteriores ao P2199 antes de tentar reparar esse código para evitar erros de diagnóstico, perda de tempo e substituição desnecessária de peças e componentes.
Passo 2
Consulte o manual para localizar e identificar ambos Sensores IAT, bem como a fiação relacionada. Determine também a função e o código de cores de cada fio relacionado para evitar testar o (s) circuito (s) errado (s).
NOTA: Certifique-se de identificar o fio de retorno do sinal em cada sensor IAT, principalmente nos casos em que o sensor IAT é incorporado ao sensor MAF, para evitar testar o sensor errado.
etapa 3
Depois que todas as peças e a fiação forem identificadas corretamente, faça uma inspeção visual completa de toda a fiação e conectores. Procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos. Faça os reparos conforme necessário. Quando os reparos estiverem concluídos, limpe todos os códigos e opere o veículo normalmente antes de digitalizar novamente o sistema para verificar se o código retorna.
NOTA: Faça um ponto específico para verificar se o conector do sensor IAT localizado no compartimento do filtro de ar ou próximo a ele está totalmente encaixado, pois é muito fácil (mesmo para mecânicos profissionais) esquecer de reconectar esse conector depois de substituir o filtro de ar, ou quando este conector foi desconectado durante outros tipos de serviço ou manutenção de rotina.
Passo 4
Se nenhum dano visível for encontrado, prepare-se para executar verificações de tensão de referência, resistência, aterramento e continuidade em toda a fiação, mas certifique-se de desconectar os dois sensores do PCM para evitar danos ao controlador.
Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e repare ou substitua a fiação conforme necessário para garantir que todos os valores elétricos caiam dentro dos intervalos especificados pelos fabricantes. Quando os reparos estiverem concluídos, limpe todos os códigos e opere o veículo normalmente antes de digitalizar novamente o sistema para verificar se o código retorna.
NOTA: Preste atenção especial aos circuitos de tensão de referência durante esta etapa, pois os sensores IAT usam essa tensão para generalizar uma tensão de sinal. Se um desvio maior dos valores especificados for encontrado neste circuito, mas a resistência dos circuitos for verificada, consulte o manual para obter detalhes sobre o procedimento correto para verificar se o PCM está fornecendo a tensão de referência correta. No entanto, lembre-se de que, se o PCM não fornecer a tensão de referência correta (geralmente 5 volts), outros sensores também poderão ser afetados, pois vários sensores geralmente compartilham um circuito de tensão de referência.
Etapa 5
Se o código persistir, mas o PCM fornecer a tensão de referência correta, remova os sensores IAT e conecte as sondas do multímetro ao conector de um sensor de modo a garantir o contato adequado. Insira a sonda vermelha no conector pela parte traseira do fio de retorno do sinal e aterre a sonda preta com firmeza.
Use o secador de cabelo para aquecer suavemente o sensor. À medida que o elemento sensor aquece, a tensão do sinal deve mudar de maneira previsível; no entanto, sem saber exatamente o quão quente é o ar que passa sobre o elemento, é impossível saber se o sensor está reagindo corretamente ou na quantidade correta. Se estiver disponível um termômetro a laser ou infravermelho, faça uma leitura da temperatura do ar que passa sobre o sensor e compare esse valor com a tabela de temperatura e tensão do fabricante. Substitua o sensor se a tensão do sinal resultante não concordar com as especificações.
Etapa 6
Repita a Etapa 5 com o outro sensor e compare os resultados com os obtidos durante o teste do primeiro sensor. No entanto, se o segundo sensor for incorporado ao sensor MAF em um aplicativo conhecido por ter uma alta taxa de consumo de óleo (VW, BMW, AUDI ou Mercedes), limpe o sensor MAF e os elementos do sensor IAT com um limpador aprovado, e repita o teste. Se o erro de correlação persistir, substitua o sensor MAF / IAT combinado por uma peça OEM para garantir a operação adequada.
NOTA: Embora nem sempre seja estritamente necessário substituir os dois sensores IAT quando um falha, é quase sempre preferível fazê-lo, pois a precisão de um ou dos dois sensores pode ser afetada após vários anos de uso. Na prática, isso significa que o erro de correlação pode persistir quando um sensor é novo e o outro não, principalmente se os sensores não forem da mesma marca.
Etapa 7
Quando os reparos estiverem concluídos, limpe todos os códigos e opere o veículo normalmente antes de digitalizar novamente o sistema para verificar se o código retorna.
Se o código persistir ou retornar logo depois, é provável que seja o resultado de uma falha intermitente. Às vezes, falhas desse tipo podem ser extremamente desafiadoras e demoradas para localizar e reparar e, em alguns casos, pode ser necessário permitir que a falha piore antes que um diagnóstico preciso e um reparo definitivo possam ser feitos.
Códigos relacionados a P2199
Não há códigos conhecidos diretamente relacionados ao P2199 - “Correlação 1 / 2- do sensor de temperatura do ar de admissão (IAT)”.