P2509 - Módulo de controle do motor (ECM) - tensão de alimentação, intermitente

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P2509 - Módulo de controle do motor (ECM) - tensão de alimentação, intermitente - Códigos De Problema
P2509 - Módulo de controle do motor (ECM) - tensão de alimentação, intermitente - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P2509 Módulo de controle do motor (ECM) - tensão de alimentação, intermitente Fiação, fusíveis, relé de controle do motor (EC)

O que significa o código P2509?

NOTAS ESPECIAIS: Como o código P2509 se refere à qualidade da fonte de alimentação do PCM (Módulo de controle do trem de força), é altamente recomendável que os mecânicos não profissionais NÃO tentem diagnosticar esse código sem o auxílio de um manual de reparo para aplicação e / ou um diagrama de fiação para a aplicação em que a cor de toda a fiação está claramente indicada. O diagrama também deve incluir imagens claras do (s) conector (es) PCM, nas quais os terminais / pinos do conector estão claramente numerados e / ou descritos para garantir que os fios e circuitos corretos sejam testados quanto a problemas de continuidade e / ou resistência.


Além disso, recomenda-se que os mecânicos não profissionais NÃO iniciem um procedimento de diagnóstico para este código antes de lerem e compreendam a seção no manual que descreve a fonte de alimentação e os requisitos de energia do PCM. A falha em obter pelo menos um entendimento básico dos requisitos de energia do PCM (e do (s) sistema (s) que fornecem essa energia ao PCM) quase certamente resultará em danos ao sistema elétrico dos veículos em geral e possivelmente danos fatais ao PCM, em particular.

Além disso, deve-se observar que os procedimentos de diagnóstico / reparo para este código variam entre as aplicações, e particularmente entre as aplicações que são equipadas com baterias únicas e aquelas que são equipadas com sistemas de bateria dupla como equipamento de estoque. Também existem grandes diferenças entre os procedimentos de diagnóstico para esse código entre aplicativos que usam alternadores com reguladores de tensão integrados e aqueles em que o PCM controla a saída do alternador por meio de um módulo de controle de sistema de carregamento dedicado.


Por esses motivos, este guia não pode fornecer informações detalhadas de diagnóstico / reparo para este código que serão válidas para todos os aplicativos em todas as condições possíveis. Portanto, as informações aqui fornecidas destinam-se apenas a fins informativos gerais e, como tal, as informações aqui fornecidas NÃO devem ser usadas em QUALQUER procedimento (s) de diagnóstico para este código sem fazer uma referência adequada ao manual para o aplicativo que está sendo trabalhado.

No entanto, as informações genéricas de diagnóstico / reparo fornecidas aqui devem permitir à maioria dos mecânicos não profissionais diagnosticar e resolver o código P2509 na maioria dos aplicativos. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.

O código de falha OBD II P2509 é um código genérico que é definido como "Módulo de controle do motor (ECM) - tensão de alimentação intermitente" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta problemas de fornecimento de energia intermitentes para si mesmo. Observe que não é necessário que a fonte de alimentação do PCM falhe completamente antes que esse código seja definido. Em quase todas as aplicações, esse código será definido quando a qualidade da fonte de alimentação do PCM flutuar, for irregular ou ficar fora dos limites altos ou baixos estabelecidos pelo fabricante.


Além disso, observe que os acrônimos ECM (Engina Ccontrole Mômulo), ECU (Engina Ccontrole vocênit), ECU (Electronic Ccontrole vocênit), PCM (Ptrem de força Ccontrole Module), UTI (Eurejeição Ccontrole vocênit) e / ou DME / DDE (Digital Motor Electronics / Digital Diesel Electronics) referem-se ao controlador que, em última análise, controla a operação do motor em um veículo moderno por meio de dados obtidos de módulos e sensores de controle subordinados. No entanto, para evitar confusão, apenas o termo "PCM" (Módulo de controle do trem de força) será usado neste guia.

Como PCs e laptops, os PCMs de todos os aplicativos exigem uma tensão constante para operar com eficiência e, como outros computadores, um PCM pode perder a programação e / ou memória quando a fonte de alimentação flutua, excede ou cai abaixo dos limites do projeto ou é interrompido; portanto, os fabricantes de veículos se esforçam ao máximo para projetar os sistemas elétricos de seus produtos de forma que o PCM seja sempre fornecido com uma corrente estável. Embora as especificidades do projeto dessas medidas sejam diferentes entre as aplicações, o resultado final desses recursos de design em todas as aplicações é que a fonte de alimentação do PCM permanece estável, apesar das mudanças contínuas de carga elétrica que ocorrem no sistema elétrico de qualquer aplicação durante a operação normal do veículo e quando as tarefas e reparos de manutenção de rotina são executados de acordo com os métodos aprovados pelo fabricante.

No entanto, as condições operacionais do mundo real e os fatores ambientais adversos, como temperaturas extremas, vibração e umidade, causam grandes tensões e tensões na fiação, nos conectores e nos componentes elétricos. Com o tempo, qualquer uma das milhares de conexões que conectam os vários chicotes elétricos e módulos de controle que compõem o sistema elétrico de um veículo pode desenvolver problemas de resistência ou continuidade devido à perda parcial ou completa do contato ou à corrosão da fiação e / ou fiação terminações em conectores.

Assim, quando ocorrem problemas de continuidade ou resistência nos circuitos que alimentam o PCM, as variações na corrente que atinge o PCM podem ter resultados e / ou sintomas imprevisíveis. Em alguns casos, o PCM pode se desativar como uma medida de proteção, enquanto em outros o único sintoma pode ser uma luz de aviso iluminada e um código de problema armazenado, até que a fonte de alimentação flutuante danifique o PCM até o ponto em que o veículo possa ser imobilizado.

Pelo exposto acima, deve ser óbvio que esse código NÃO deve ser ignorado ou deve persistir até que apareçam problemas de dirigibilidade - momento em que é provável que o PCM já esteja danificado.

A imagem abaixo mostra um problema típico que pode causar quebras de energia flutuantes ou intermitentes no PCM. Observe que os terminais da bateria que estão corroídos como mostrado nesta imagem também podem afetar o sistema elétrico de outras maneiras, como causar falhas erráticas (entre outros sistemas) dos sistemas de segurança / anti-roubo e / ou de travamento central.

Quais são as causas comuns do código P2509?

Algumas causas comuns do código P2509 podem incluir os seguintes

  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos
  • Mau contato entre os terminais da bateria e os postes da bateria causados ​​por corrosão ou acúmulo de ácido
  • Defeitos no sistema de carregamento que podem causar uma condição de tensão do sistema alta ou baixa
  • Conexões ruins de bateria
  • Em muitas aplicações GM, um curto-terra na embreagem do ventilador pode definir o código P2509
  • Baterias defeituosas
  • Embora a falha do PCM raramente seja a causa desse código, danos ao PCM podem resultar desse código
  • Quais são os sintomas do código P2509?

    Alguns sintomas comuns do código P2509 podem incluir os seguintes

  • Código de problema armazenado e luz de aviso iluminada
  • O motor pode dar partida, mas não arrancar
  • O motor pode não dar partida, dependendo da aplicação
  • Os instrumentos podem se comportar de maneira irregular ou congelar na posição
  • A velocidade de marcha lenta pode flutuar
  • Códigos adicionais podem estar presentes, o que pode ou não causar problemas de dirigibilidade. Observe que isso depende tanto do aplicativo quanto dos códigos específicos presentes junto com o P2509
  • Como você soluciona problemas do código P2509?

    NOTAS ESPECIAIS: Embora possa ser necessário desconectar os terminais da bateria ou os conectores de fiação durante o procedimento de diagnóstico para o código P2590, recomenda-se aos mecânicos não profissionais que NÃO desconectem QUALQUER fiação, a menos que um dispositivo de economia de memória aprovado esteja instalado para manter os sistemas críticos em funcionamento enquanto a bateria ou outra fiação está desconectada. A falha na instalação de um dispositivo de economia de memória pode (e quase certamente causará) fazer com que o PCM perca memória ou programação vital. Além disso, observe que, se isso acontecer, o PCM exigirá reprogramação, que às vezes só pode ser realizada pelo revendedor. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.

    AVISO: Todos os fabricantes têm requisitos / procedimentos de teste muito específicos quando se trata de testar a integridade do sistema de fonte de alimentação do PCM em seus produtos. Por exemplo, em algumas aplicações, a tensão que entra no PCM não pode ser testada entre o terminal em que entra no PCM e no negativo da bateria ou no terra. Em muitos casos, a tensão deve ser verificada entre o terminal "ativo" no conector e outro terminal no conector, portanto, certifique-se de que a tabela de pinos disponível se aplique ao conector PCM no modelo específico que está sendo trabalhado. e que você tenha um entendimento completo do (s) circuito (s) que está testando em um determinado momento.

    A colocação de uma sonda no terminal errado pode causar danos extensos ao PCM e a outras partes do sistema elétrico; portanto, tome muito cuidado ao testar qualquer valor elétrico no conector PCM.

    Passo 1

    Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil caso seja necessário rastrear a causa de uma falha intermitente.

    Passo 2

    Se houver outros códigos presentes junto com o P2509, consulte o manual do aplicativo para ter certeza de qual dos códigos poderia ter contribuído para a configuração do P2509 e quais códigos provavelmente resultarão do P2509.

    Por exemplo, se alguns códigos adicionais se referirem ao sistema de carregamento ou às tensões do sistema em geral, é provável que um ou mais desses códigos sejam a causa do P2509, e a resolução desses códigos primeiro provavelmente resolverá o P2509 também. Os códigos que se referem aos sistemas anti-roubo e / ou de travamento central ou códigos relacionados a falhas de ignição geralmente são o resultado do P2509, e esses tipos de códigos quase sempre se resolvem quando o P2509 é resolvido.

    NOTA 1: Certifique-se de verificar a presença de códigos pendentes e, especialmente, de códigos pendentes relacionados ao sistema de carregamento, pois uma condição de sobrecarga ou subcarga em muitos aplicativos GM pode configurar o P2509.

    NOTA 2: Se QUALQUER corrosão estiver presente nos terminais da bateria, independentemente da aplicação, NÃO desconecte os terminais sem antes instalar um dispositivo de economia de memória. Depois que esse dispositivo estiver instalado, siga as instruções no manual para a aplicação na ordem correta para remover e recolocar os terminais se os terminais tiverem que ser removidos para remover a acumulação de corrosão e ácido da bateria.

    etapa 3

    Supondo que não haja outros códigos presentes, consulte o manual para localizar e identificar TODAS as conexões e componentes que fornecem energia ao PCM antes desconectar e / ou testar QUALQUER COISA. É importante ter um entendimento completo dessa parte do sistema elétrico para evitar causar danos onde não havia antes.

    Passo 4

    Quando toda a fiação relevante for identificada e totalmente acessível, verifique se a ignição está na posição "OFF" (desligada) e aguarde até que todos os controladores que fornecem acessórios e / ou sistemas com energia atrasada (vidros elétricos, faróis, etc.) entrem em " modo dormir. Em muitos casos, a energia atrasada para esses sistemas é direcionada através do PCM, e o teste da fonte de alimentação do PCM antes que todos os controladores relevantes sejam desativados pode resultar em leituras enganosas, incorretas ou confusas.

    NOTA: Lembre-se de que, mesmo com a ignição “OFF” (desligada) e todos os controladores desativados, haverá um consumo contínuo de corrente. Isso é normal, pois o PCM e o rádio exigem uma corrente constante para manter suas memórias vivas. No entanto, esse dreno é medido em meras dezenas de miliamperes e nunca deve exceder o valor indicado no manual. Se o valor aceito for excedido, a causa quase sempre é um curto-circuito para Bat +, e isso deve ser resolvido antes de continuar com o procedimento de diagnóstico para P2509.

    Etapa 5

    Supondo que a tensão do sistema esteja de acordo com o valor indicado no manual, que o sistema de carregamento esteja totalmente funcional e que a bateria possa ser reparada e em boas condições, inicie o procedimento de diagnóstico inspecionando as conexões de aterramento entre a bateria e o motor, conforme bem como entre a bateria e a carroceria, para evidências de corrosão ou mau contato. Faça os reparos conforme necessário, mas com o risco de exagerar o gabinete, NÃO desconecte nenhuma fiação / cabo, a menos que um dispositivo de economia de memória esteja instalado.

    NOTA: Se o aplicativo estiver equipado com duas baterias como equipamento padrão, siga as instruções fornecidas no manual sobre o procedimento correto para testar as duas baterias. Em alguns casos, o código P2509 pode ser definido quando uma bateria está mais fraca que a outra ou quando uma ou mais conexões / terminações de cabos da bateria não são tão perfeitas quanto deveriam.

    AVISO: NÃO provoque curto-circuito nas baterias nos terminais ou tocando os cabos positivo e negativo juntos, em um esforço para "medir" ou "testar" a condição de uma bateria, e especialmente em aplicativos que usam duas baterias. Fazer isso pode explodir uma ou as duas baterias, o que pode causar ferimentos pessoais graves ou até a morte como resultado de queimaduras ácidas.

    Etapa 6

    Se for certo que a bateria, ou baterias, e todas as conexões positivas / terra estão em perfeitas condições, consulte o manual para determinar o ponto de partida do circuito de fonte de alimentação do PCM. Normalmente, isso ocorre no interruptor de ignição; portanto, use um multímetro digital para verificar a tensão neste fio ou terminal seguindo as instruções no manual. Compare a leitura obtida com o valor indicado no manual e faça os reparos necessários, se for encontrado um desvio. Repita o teste após a conclusão dos reparos para garantir que todos os valores elétricos estejam dentro das especificações do fabricante.

    NOTA 1: Essa tensão deve permanecer estável quando a chave é mexida no interruptor; no entanto, não ligue a ignição. Se a tensão que sai do interruptor de ignição variar quando a chave é mexida, é quase certo que o interruptor está com defeito e substituí-lo deve resolver o problema.

    NOTA 2: Esteja ciente de que a substituição de um interruptor de ignição em alguns aplicativos pode ser uma tarefa complicada; portanto, NÃO tente fazer isso se não estiver perfeitamente confortável com a idéia de desmontar parcialmente a coluna de direção e / ou o painel.

    Etapa 7

    Se o código persistir, mas a fonte de alimentação até e a partir da chave da ignição estiver dentro da faixa especificada, siga a fonte para a caixa de fusíveis e depois para o conector PCM.

    No entanto, em algumas aplicações, a energia passa por um fusível ou link fusível, enquanto em outras energiza um relé que extrai energia diretamente da bateria. Consulte o manual e / ou o diagrama de fiação para rastrear o caminho exato e teste a continuidade e a resistência em todos os conectores, fusíveis e / ou links e relés fusíveis e relés entre a chave de ignição e o conector PCM. No entanto, certifique-se de não desconectar nada para realizar essas verificações e sempre de inserir as pontas de prova dos multímetros nos conectores na parte traseira, aka “Sondagem traseira” para evitar curtos-circuitos acidentais.

    Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual. Se forem encontrados desvios, faça os reparos necessários para garantir que todos os valores elétricos estejam dentro das especificações do fabricante.

    NOTA 1: Se houver relés no circuito, certifique-se de testá-los conforme as instruções fornecidas no manual. Substitua todos os relés defeituosos ou suspeitos por peças OEM para garantir que as substituições funcionem conforme o esperado.

    NOTA 2: Em algumas aplicações, pode ser necessário ativar a ignição para testar a continuidade em algumas partes do circuito de fonte de alimentação do PCM. Consulte o manual do aplicativo que está sendo trabalhado para obter informações detalhadas sobre o (s) procedimento (s) de teste correto (s) a seguir durante esta etapa.

    Etapa 8

    As etapas descritas acima resolverão o código P2509 nove vezes a cada dez, mas em casos difíceis onde a causa não é óbvia, é provável que haja uma falha intermitente ou que o PCM já esteja danificado.

    Se houver suspeita de uma dessas condições, a opção mais sensata é encaminhar o veículo a uma oficina especializada para diagnóstico e reparo profissional, pois, em alguns casos, o reparo pode envolver a reprogramação do PCM.

    Códigos relacionados ao P2509

  • P2505 - Relacionado ao "sinal de entrada de energia ECM / PCM"
  • P2506 - Relacionado a "Faixa / desempenho do sinal de entrada de energia ECM / PCM"
  • P2507 - Relacionado a "Sinal de entrada de energia ECM / PCM baixo"
  • P2508 - Relacionado a "Sinal de entrada de energia ECM / PCM alto"