Contente
- O que significa o código P0088?
- Quais são as causas comuns do código P0088?
- Quais são os sintomas do código P0088?
- Como você soluciona problemas do código P0088?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Etapa 6
- Códigos relacionados a P0088
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0088 | Pressão do trilho de combustível / sistema muito alta | Bomba de combustível, regulador de pressão de combustível, bloqueio do tubo de suprimento de combustível, falha mecânica |
O que significa o código P0088?
O código de falha OBD P0088 é definido como “Pressão no trilho de combustível / sistema - muito alto” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma pressão anormalmente alta no trilho de combustível ou, às vezes, em outras partes do sistema de combustível.
Todos os sistemas de injeção de combustível são projetados para operar dentro de uma faixa predeterminada de pressões para garantir o bom funcionamento do motor sob todas as condições operacionais e velocidades / cargas do motor. Assim, quando o PCM detecta uma pressão de combustível que excede os valores predeterminados, um código será armazenado e a luz CHECK ENGINE ficará acesa.
No entanto, a faixa de pressões ideais de combustível varia muito entre os veículos; portanto, consulte o manual relevante para determinar a faixa correta de pressões para o veículo em que está sendo trabalhado.
O desenho em corte abaixo mostra a construção típica de um regulador de pressão de combustível montado em trilho de combustível.
Quais são as causas comuns do código P0088?
Não há muitas causas de pressão excessiva de combustível. Como a bomba de combustível está funcionando, isso significa que o problema geralmente não envolve problemas elétricos. Algumas das causas mais comuns de alta pressão de combustível incluem as seguintes
Filtros de combustível instalados incorretamente (observe que, se o filtro de combustível estiver instalado da maneira errada, o que é possível em algumas aplicações, haverá uma condição de alta pressão apenas entre o filtro e a bomba. A pressão entre o filtro e o trilho será abaixo do normal (ou ausente) porque o filtro pode não permitir um fluxo reverso.)
Sensor de pressão de combustível com defeito (Observe que, embora um sensor com defeito possa definir o código P0088), é mais provável desativar a bomba do que causar uma condição de alta pressão de combustível. Na prática, é mais comum que os sensores de pressão de combustível com defeito definam códigos relacionados à pressão de combustível baixa.)
Quais são os sintomas do código P0088?
Em alguns casos, pode não haver sintomas além de um código armazenado e uma luz VERIFICAR MOTOR acesa. No entanto, dependendo do grau de desvio das pressões de combustível definidas, alguns ou todos os seguintes sintomas podem estar presentes:
NOTA: Em casos graves, outros códigos relacionados a falhas no controle de emissões podem estar presentes, especialmente códigos relacionados a conversores catalíticos e sensores de oxigênio.
Como você soluciona problemas do código P0088?
NOTA 1: Além de um manual de reparo, é necessário um manômetro dedicado para diagnosticar com precisão o código P0088. É um erro comum substituir a bomba de combustível (e outros componentes caros) na tentativa de corrigir uma condição sem partida. O código P0088 indica pressão excessiva de combustível e a única maneira de determinar a pressão real é testar a pressão no sistema com um medidor de pressão de combustível adequado.
NOTA 2: Muitas aplicações usam um sensor de pressão para monitorar continuamente a pressão no sistema de combustível. Este sensor não deve ser confundido com o regulador de pressão, que abre e fecha em resposta a pressões variadas para manter a pressão de combustível especificada. Um sensor de pressão com defeito pode definir o código P0088 em algumas aplicações, e é por isso que é importante verificar fisicamente a pressão real no sistema com um manômetro.
NOTA 3: Se o veículo estiver equipado com um sensor de pressão de combustível, consulte o manual sobre o procedimento de teste correto. Compare as leituras obtidas com o gráfico de pressão para Hertz do fabricante e substitua o sensor se as leituras não estiverem em conformidade com os valores especificados. Os sensores de pressão defeituosos podem desativar a bomba de combustível em algumas aplicações; portanto, verifique a operação deste sensor em conjunto com a pressão real do combustível, se o veículo puder dar partida.
Passo 1
Inicie o procedimento de diagnóstico registrando todos os códigos de falha armazenados e os dados disponíveis do quadro congelado. Esses dados podem ser úteis se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
Passo 2
O código senoidal P0088 indica uma pressão excessiva no combustível; é improvável que o problema seja causado por problemas na fiação, a menos que o regulador da pressão do combustível seja operado eletricamente. Em algumas aplicações, o regulador de pressão está localizado no trilho de combustível e operado por uma mola com assistência a vácuo obtida no coletor de admissão. Em outros sistemas / aplicações, o regulador está localizado na ou perto da bomba de combustível. Consulte o manual para determinar a localização do regulador de pressão.
NOTA 1: Para garantir que a bomba de combustível não esteja sendo alimentada com corrente muito alta, execute verificações de referência, resistência e continuidade em toda a fiação associada. Repare toda a fiação com defeito. Observe que uma tensão excessiva é uma ocorrência rara, mas execute todos os testes relevantes para garantir que a bomba esteja recebendo a corrente correta, que geralmente é igual à tensão da bateria.
NOTA 2: Realize também uma inspeção completa de todas as linhas de combustível, em particular a linha de retorno que fornece combustível do trilho de combustível de volta ao tanque. Se esta linha for restringida devido a algum tipo de dano, a pressão no sistema não poderá ser aliviada com eficiência. Consulte o manual para determinar a localização e o roteamento de todas as linhas de combustível e substitua todas as linhas de combustível danificadas, conforme necessário. Verifique também se o filtro de combustível está instalado corretamente.
etapa 3
Se o veículo puder dar partida, conecte o manômetro de combustível ao sistema, mas deixe o leitor de código conectado. Ligue o motor e monitore a pressão real no sistema de combustível através do medidor e do scanner. Se a pressão aumentar acentuadamente ou permanecer constante, seja qual for a leitura, é quase certo que o regulador de pressão está com defeito.
NOTA 1: Durante a operação normal, o combustível é entregue ao trilho de combustível sob pressão e volume constantes. O regulador de pressão do combustível foi projetado para aliviar a pressão no sistema quando a demanda diminuir, portanto, durante este teste, varie a velocidade do motor para alterar a demanda por combustível. Se a pressão permanecer constante, apesar da variação da velocidade do motor, o regulador de pressão está com defeito.
NOTA 2: Se a pressão flutuar em resposta à demanda variável, mas permanecer acima do máximo especificado, o regulador de pressão abrirá apenas parcialmente, o que é o mesmo que estar com defeito.
Passo 4
Se o regulador de pressão estiver localizado no trilho de combustível, é provável que ele seja operado por mola, mas fornecido com assistência a vácuo. Substitua a mangueira de vácuo se houver suspeita de vazamento e repita a Etapa 3. Se o problema persistir e houver um forte vácuo, substitua o regulador de pressão do combustível e repita a Etapa 3 após limpar todos os códigos de falha.
Etapa 5
Se o veículo não puder dar partida, é mais provável que a pressão excessiva do combustível esteja desativando a bomba. Isso nem sempre é fácil de determinar; portanto, se o veículo não der partida quando o código P0088 estiver presente e o regulador de pressão estiver localizado dentro do tanque de combustível, o melhor curso de ação é remover o recipiente da bomba do tanque. Consulte o manual sobre o procedimento correto para remover a bomba e substituir o regulador.
NOTA: Execute também verificações de continuidade / resistência na bomba para confirmar que a pressão excessiva não danificou o motor da bomba. Substitua a bomba se as leituras obtidas não estiverem de acordo com os valores indicados no manual. Entretanto, certifique-se de desconectar a bomba do PCM antes de iniciar as verificações de continuidade para evitar danos ao controlador.
Remonte a bomba de combustível e os componentes relacionados, limpe todos os códigos e veja se o motor arrancará. Se iniciar, verifique a pressão do sistema para confirmar se está dentro da faixa especificada.
NOTA: Escusado será dizer que é extremamente importante verificar se há vazamentos no sistema de combustível após a desconexão das linhas de combustível. Repare todos os vazamentos encontrados e verifique o sistema novamente para garantir que não haja mais vazamentos em nenhum lugar do sistema.
Etapa 6
Certifique-se de que todos os códigos estejam limpos e teste o veículo com um scanner adequado conectado para registrar a pressão do combustível sob alterações nas cargas / velocidades do motor. Se o scanner não puder monitorar fluxos de dados ativos, teste novamente a pressão do combustível após o teste e faça uma varredura no sistema para verificar se o código retornou.
No caso improvável de o código persistir, é possível que exista uma falha intermitente, que talvez precise piorar antes que um diagnóstico e reparo precisos possam ser feitos. Obviamente, isso só se aplica a veículos que ainda podem ser conduzidos.