P0110 - Mau funcionamento do sensor de temperatura do ar de admissão (IAT)

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P0110 - Mau funcionamento do sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) - Códigos De Problema
P0110 - Mau funcionamento do sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0110 Sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) - mau funcionamento do circuito Cablagem, sensor IAT, ECM

O que significa o código P0110?

O P0110 ocorre quando o PCM lê um sinal no circuito IAT que está fora das tensões esperadas. Isso é semelhante ao P0111, exceto que o P0110 é um código de erro menos específico. P0111 é definido quando o sensor em si é provavelmente mais defeituoso, enquanto P0110 é um problema geral do circuito.


É importante entender o circuito elétrico do IAT para diagnosticar corretamente um código P0110. O vídeo a seguir do Youtube fornece uma excelente visão geral do circuito IAT:

Dicas de operação e solução de problemas do circuito IAT / ECT - https://www.youtube.com/watch?v=A3BB0JxNO7I

Consulte o artigo IAT em profundidade (P0112) para obter mais informações sobre o sensor IAT.

Nota: “Mau funcionamento do circuito” indica que há um mau funcionamento no circuito de controle, em oposição a uma falha em um sensor ou outro componente. Com os códigos de "Mau funcionamento do circuito", a substituição de sensores e componentes no circuito afetado quase nunca resolve o problema, pois, como o código sugere, o problema está no o circuito. Essa distinção entre "circuito" e "sensor / componente" é uma grande ajuda para quem tenta diagnosticar um código de mau funcionamento do circuito, uma vez que reduz consideravelmente a lista de possíveis causas.


As causas dos códigos de "Mau funcionamento do circuito" são as mesmas que para os "Circuitos abertos", isto é, fiação quebrada, conexões ruins através de conectores elétricos ou fiação previamente reparada, perda de terra que impede o fluxo de corrente, fusíveis queimados, relés com defeito, interruptores defeituosos , ou qualquer outro problema que impeça o fluxo de corrente na fiação. Problemas como tensões alta / baixa / intermitente podem definir um código de "Mau funcionamento do circuito" em algumas aplicações. Além disso, os códigos de "Mau funcionamento do circuito" também podem indicar um problema com controle / fluxo de corrente negativo, bem como problemas com PCMs com falha ou com falha (Módulos de controle do trem de força), embora a falha do módulo de controle seja um evento raro.

Quais são as causas comuns do código P0110?

Dependendo do ano, marca e modelo, o DTC P0110 pode ter várias causas. Aqui estão alguns dos mais comuns.


  • Sensor IAT com defeito - Como em todos os componentes de estado sólido, o sensor IAT pode deixar de funcionar corretamente, seja devido a processos de fabricação ou danos.
  • Sensor contaminado - Se o sensor IAT estiver especialmente sujo, como devido a um filtro de ar mal instalado ou a ventilação positiva excessiva do cárter (PCV), o sensor poderá se deteriorar ou não reagirá tão rapidamente quanto as mudanças de temperatura.
  • Instalação inadequada - O sensor IAT precisa estar em pleno fluxo de ar na entrada do motor. Se o sensor estiver tocando em uma superfície de metal, como os sensores IAT instalados no coletor de admissão, poderá arruinar o sensor ou desencadear sua reação às mudanças de temperatura.
  • Veículos armazenados - Os veículos armazenados são particularmente suscetíveis a danos a roedores. Ao construir seus ninhos e abrir espaço para as pistas, os roedores podem roer os fios, entre outras coisas, interrompendo os circuitos críticos para a operação do seu motor.
  • Diagnosticar o DTC P0110 não é uma tarefa particularmente difícil. O sensor em si é simples em operação, o que facilita sua análise. Por outro lado, se você precisar rastrear um circuito aberto ou curto no chicote elétrico, isso levará tempo e paciência. Dependendo do ano, marca e modelo, o IAT pode ter preços razoáveis, menos de US $ 100 em muitos casos, mas se fizer parte do sensor MAF, isso aumentará significativamente o preço.Peça a um profissional que verifique seu trabalho antes de condenar o MAF / IAT. Da mesma forma, se você fez todas as suas verificações e suspeita que a ECU esteja com defeito, faça com que seu trabalho seja verificado duas vezes por um profissional antes de condenar uma ECU cara.

    Como você soluciona problemas do código P0110?

    Este é um circuito simples, apenas dois fios que vão da ECU ao sensor IAT. Se você tiver acesso a uma ferramenta de digitalização, poderá usá-la para ler as temperaturas diretamente; caso contrário, poderá usar um DVOM (volt-ohm digital), termômetro e um pino curto, como um fio fino ou um clipe de papel. Uma tabela de resistência para o seu ano, marca e modelo específicos será especialmente útil. Muitas vezes, você pode encontrá-las on-line, ou talvez se pergunte ao seu técnico local de automóveis confiável.

    1. Verificação do sensor - Com a chave na posição desligada, desconecte o sensor IAT. Com o seu DVOM definido em Ohms Ω, meça a resistência nos terminais do sensor.
      1. Se você ler um circuito aberto ou curto-circuito (∞ Ω ou 0.0 Ω), o sensor está com falha. Substitua o sensor e você deve estar pronto.
      2. Se você ler resistência, verifique-a na tabela de temperatura / resistência. Se o motor estiver frio, a temperatura / resistência do IAT deve estar razoavelmente próxima da temperatura ambiente, que você pode medir com um termômetro. Se a resistência estiver correta à temperatura ambiente, você ainda pode ter um problema no sensor. Um sensor que lê corretamente à temperatura ambiente pode ficar fora de alcance em outras temperaturas. Você pode verificar se há problemas no sensor, verificando a resistência após alterar a temperatura, como colocando-a em uma panela com água fervente ou no freezer.
    2. Verificação do circuito - Se o próprio sensor parecer responder adequadamente às mudanças de temperatura, você poderá prosseguir com as verificações do circuito.
      1. Com o KOEO (chave ligada, motor desligado), desconecte o sensor IAT e verifique a voltagem no conector.
        1. Um dos fios deve ler a referência de 5 V. Se você não possui uma referência de 5 V, pode haver um circuito aberto ou uma falha na ECU.
        2. O outro fio deve indicar 0 V. Se você conseguir identificar corretamente o fio do sinal, verifique a resistência ao terra, que deve indicar 0,0 Ω. Um circuito aberto provavelmente significa que você tem um problema de fiação. Por outro lado, 0,0 Ω ainda pode indicar um curto-circuito.
      2. Se não houver tensão de referência de 5 V, pode haver um circuito aberto entre a ECU e o sensor, um curto-circuito ao terra ou a própria ECU pode estar com falha. Se não houver tensão de sinal na outra linha, você poderá ter um sensor com defeito, circuito aberto ou curto-circuito.
        1. Na ECU, verifique a referência e a tensão do sinal. Se não houver referência de 5 V, a ECU pode estar com defeito. Se houver baixa ou nenhuma tensão de sinal, verifique se há corrosão ou se há um circuito aberto nos fios do sensor IAT.
        2. Gire a chave para a posição desligado, desconecte o conector da ECU e verifique a resistência. Se a leitura da resistência for igual à verificação do sensor, a ECU poderá estar com defeito. Se você medir 0,0 Ω ou ∞ Ω, verifique se há um circuito aberto ou curto na fiação do sensor IAT.
  • Desconecte o sensor e meça a resistência novamente, ele deve agora ser lido como um circuito aberto, ∞ Ω. Se você ler alguma resistência, verifique se há curtos-circuitos na fiação do sensor IAT.
    1. Instale um fio curto no conector do sensor IAT e verifique se há resistência no circuito.
      1. A leitura correta deve ser 0,0 Ω. Qualquer leitura acima de 1 Ω pode indicar corrosão ou um circuito aberto.
      2. Verifique se há resistência ao terra. Qualquer leitura abaixo de 1.000 kΩ pode indicar um curto-circuito no terra em um dos fios do sensor IAT.
    2. Se você tiver acesso a uma ferramenta de digitalização e dados ativos, poderá executar muitas dessas verificações simplesmente lendo as leituras de ECU IAT. Com o KOEO, leia a temperatura com o sensor conectado e desconecte-o. Se não houver alterações, você tem um problema no circuito. Se houver uma alteração, você tem um problema no sensor.
  • 95 nissan maxima 3.0
    O novo Nissan Maxima 3.0 é um dos carros mais potentes do mundo, com uma potência de 95 cv a mais que a versão anterior, mas com um motor a gasolina de 95 cv de potência e torque de 22,7 kgfm, além de um câmbio manual de seis marchas. um poderia me ajudar please.I apreciar sua ajuda obrigado ....
  • Hyundai Sonnata 2007
    Vou olhar para um Hyundai Sonnata 2007 com uma luz de motor Check. Vejo que o código é P0110 Mau funcionamento do circuito de temperatura do ar de admissão. Alguma idéia do que estaria causando isso? Meu palpite é o sensor MAF, mas não tenho certeza ....