Contente
- O que significa o código P015B?
- Quais são as causas comuns do código P015B?
- Quais são os sintomas do código P015B?
- Como você soluciona problemas do código P015B?
- Códigos relacionados a P015B
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P015B | Resposta atrasada do sensor de O2 - inclinado para rico | Sensor (es) de O2 com defeito, fiação, catalisador com defeito, vazamentos de escape do motor |
O que significa o código P015B?
Um código armazenado P015B significa simplesmente que o módulo de controle do trem de força (PCM) detectou um tempo de resposta atrasado do sensor ou circuito de oxigênio (O2) a montante (antes do conversor catalítico) para o banco de motores um. Banco 1 indica o banco do motor que contém o cilindro número um.
Os sensores de oxigênio aquecido são construídos com um elemento sensor de dióxido de zircônio. É protegido por uma carcaça de aço ventilada. Os eletrodos de platina conectam o elemento sensor aos fios do chicote do sensor de O2. O chicote está conectado ao PCM através da rede de área do controlador (CAN). Com o motor na temperatura operacional normal e funcionando, o PCM é fornecido com um sinal elétrico refletindo a porcentagem de partículas de oxigênio na exaustão do motor em comparação com o conteúdo de oxigênio do ar ambiente. Os gases de escape saem das câmaras de combustão através do (s) coletor (es) de escape e do (s) tubo (s). A exaustão flui através dos orifícios de ventilação do sensor de O2 (na carcaça de aço) e através do elemento sensor. O ar ambiente é aspirado através das cavidades dos cabos, onde fica preso em uma pequena câmara no centro do sensor. O ar ambiente preso (na câmara) é aquecido pelos gases de escape, forçando os íons de oxigênio a produzir tensão (energia). Graus variados na concentração de moléculas de oxigênio no ar ambiente (atraídos para a cavidade central do sensor de O2) e na concentração de íons de oxigênio nos gases de escape usados fazem com que os íons de oxigênio aquecidos dentro do sensor de O2 pulem rapidamente entre as camadas de platina e repetidamente. Flutuações na voltagem ocorrem quando os íons de oxigênio correm entre as camadas dos eletrodos de platina. Essas variações de tensão são identificadas pelo PCM como alterações na concentração de oxigênio no escapamento, que indicam que o motor está funcionando com pouca carga (pouco combustível) ou rico (muito combustível).
Quando mais oxigênio está presente no escapamento (condição enxuta), o sinal de tensão do sensor de O2 é baixo e é maior quando menos oxigênio está presente no escapamento (condição rica). Esses dados são usados pelo PCM principalmente para calcular a estratégia de distribuição de combustível e tempo de ignição, mas também para monitorar a eficiência do conversor catalítico. Se o sensor de O2 em questão falhar no ciclo tão rápido e / ou regularmente como esperado, durante um período de tempo definido e sob determinadas circunstâncias predeterminadas, um código P015B será armazenado e uma lâmpada indicadora de mau funcionamento poderá acender.
Quais são as causas comuns do código P015B?
Quais são os sintomas do código P015B?
Como você soluciona problemas do código P015B?
Um scanner de diagnóstico, um volt / ohmímetro digital (DVOM) e uma fonte confiável de informações do veículo serão necessários para diagnosticar e reparar um P015B. Todos os códigos de falha de ignição do motor, códigos do sensor de posição do acelerador, códigos da pressão do coletor e códigos do sensor de fluxo de massa devem ser diagnosticados e reparados antes de tentar diagnosticar um código P015B.
Uma inspeção visual dos chicotes elétricos e conectores do sistema é um bom ponto de partida. Concentre-se em chicotes que são direcionados perto de tubos e coletores de escape quentes, bem como naqueles que são direcionados perto de bordas afiadas, como as encontradas nas proteções de escape. Faça os reparos conforme necessário.
Pesquise boletins de serviço técnico (TSB) na fonte de informações do veículo. Se você encontrar um que corresponda aos sintomas e códigos apresentados pelo veículo em questão, provavelmente o ajudará no seu diagnóstico. As listagens TSB são compiladas a partir de milhares de reparos bem-sucedidos.
Conecte o scanner à porta de diagnóstico do veículo e recupere todos os códigos de problemas armazenados e congele os dados do quadro. Anote essas informações, pois podem ser úteis mais tarde. Feito isso, limpe os códigos e veja se o P015B é redefinido.
Se o código for redefinido, ligue o motor e permita que ele atinja a temperatura operacional normal. Deixe o motor em ponto morto (com a transmissão em ponto morto ou em estacionamento). Use o fluxo de dados do scanner para observar os dados de entrada do sensor de O2. Reduzir a exibição do fluxo de dados para incluir apenas dados pertinentes gerará uma resposta de dados mais rápida e precisa. Se o motor estiver funcionando com eficiência, os dados do sensor de O2 a montante deverão flutuar regularmente entre 1 milivolt (0,100 volts) e 9 milivolts (0,900 olts). Se as flutuações de tensão forem mais lentas que o esperado, um P015B será armazenado.
Tenha cuidado ao usar o DVOM próximo a componentes de exaustão quentes. Conecte os fios de teste do DVOM ao terra do sensor e aos fios de sinal para monitorar os dados ao vivo do sensor de O2. Você também pode usá-lo para verificar a resistência do sensor de O2 em questão, bem como os sinais de tensão e terra. Para evitar danos ao módulo de controle, desconecte os controladores relacionados antes de testar a resistência do circuito do sistema com o DVOM.