Funcionamento do sistema de emissões evaporativas (EVAP)
Conexão (ões) da mangueira, vazamento de entrada, válvula de purga EVAP
O que significa o código P0440?
Apesar de o combustível ser entregue na forma líquida, o motor de combustão interna funciona, não com combustível líquido, mas com vapores de combustível. Isso funciona de maneira bastante conveniente, pois o combustível líquido é muito mais fácil de gerenciar, mas evapora facilmente para a forma utilizável, mesmo quando está abaixo de zero. A tendência de vaporização do combustível, chamada volatilidade, contribui para uma boa partida, desempenho e eficiência do motor. Ao mesmo tempo, a volatilidade do combustível cria outro problema, as emissões evaporativas. Os vapores de combustível são cancerígenos e ambientalmente destrutivos, e é por isso que o armazenamento de combustível, na estação de reabastecimento do veículo, é projetado para reduzir significativamente as emissões evaporativas.
No seu veículo, o sistema de controle de emissões por evaporação, geralmente chamado de sistema "EVAP", evita que os vapores de combustível escapem para a atmosfera. Usando um sistema de tubos e válvulas, o sistema EVAP direciona os vapores de combustível do tanque de combustível para um reservatório de carvão ativado para armazenamento. Em certos momentos, quando o motor está em funcionamento, o sistema EVAP direciona os vapores de combustível da caixa para o motor, onde são queimados. O ECM (módulo de controle do motor) controla as válvulas do sistema EVAP, monitorando a função do sistema através de sensores de pressão.
Muitos dos autotestes que o ECM realiza no sistema EVAP exigem que certas condições sejam atendidas primeiro, como voltagem suficiente da bateria, nível de combustível específico e temperatura atmosférica específica. Além dos testes de circuito, uma das primeiras coisas que o ECM precisa verificar é que o tanque de combustível e o restante do sistema estão lacrados. Para executar este teste, o ECM aspira o tanque. Se o ECM detectar que o sistema EVAP é incapaz de produzir ou reter um vácuo em um determinado período de tempo, ele registra um código de diagnóstico de diagnóstico (DTC) na memória, P0440, “Mau funcionamento do sistema de controle de emissões evaporativas (EVAP)” e acende MIL (lâmpada indicadora de mau funcionamento).
Quais são as causas comuns do código P0440?
Dependendo do ano, marca e modelo, o DTC P0440 pode ter várias causas. Aqui estão alguns dos mais comuns.
Tampão de gás - Esta é, de longe, a falha mais comum. Tampas de gás soltas, ausentes, danificadas, gastas ou incorretas não selam o sistema corretamente. Além disso, nunca reabasteça com o motor em marcha lenta, pois o ECM pode optar por executar o monitor EVAP nesse momento. Lembre-se de que, se você apertar a tampa de gás depois de Quando a MIL for ligada, serão necessários 40 ciclos de unidade para que o ECM limpe o código por conta própria, a menos que você o limpe com uma ferramenta de verificação.
Válvula presa - Se a válvula de fechamento da caixa (CCV) ou a válvula de purga estiver presa, ela não vedará o sistema. Dependendo da localização, ele pode estar contaminado ou corroído, mantendo-se aberto, mesmo quando não está aterrado pelo ECM.
Falha na caixa -
Devido à sua posição exposta, o recipiente de carvão e os tubos, mangueiras e válvulas associados são propensos a danos.
Sabe-se que a “cobertura do tanque” consistente satura o reservatório de carvão com combustível, algo para o qual não foi projetado. Normalmente, a vasilha de carvão pode pesar alguns quilos, mas uma vasilha saturada pode pesar até 20 libras.
Uma caixa com ruptura interna, embora danos externos possam não existir, pode ter permitido que peças de carvão passem pela entrada do motor, talvez até grudem na válvula de purga. Desconecte a linha de purga EVAP e olhe para dentro. Se você vir pó de carvão ou pellets, pode haver uma vasilha rompida.
Reparos anteriores - Se algo tiver sido feito no veículo, como um ajuste, reconstrução do motor, correia dentada ou reparos do sistema EVAP, mangueiras ou conectores EVAP podem ter sido desconectados e reconectados. Verifique se todos os conectores elétricos, mangueiras EVAP, linhas de vácuo e tubos estão conectados e vedados corretamente. Cuidado com as vedações do anel em O onde os tubos EVAP de plástico se conectam aos tubos EVAP de metal.
Quais são os sintomas do código P0440?
Além da MIL, você provavelmente não notará nenhum sintoma relacionado a essa falha do sistema EVAP. Dependendo do modo de falha da montadora, você pode notar uma economia de combustível reduzida ou desempenho do motor.
Como você soluciona problemas do código P0440?
Devido à complexidade do sistema EVAP e às despesas e disponibilidade de ferramentas de diagnóstico específicas para EVAP, você pode estar limitado a uma inspeção visual do sistema. Devido à natureza deste DTC, você está basicamente procurando algo que impeça a vedação do sistema.
Outros DTCs - O P0440 geralmente aparece com outros DTCs relacionados ao EVAP, como P0441, P0442, P0446 etc. Se houver outros DTCs EVAP, faça o diagnóstico e repare-os primeiro. Após reparar qualquer outra falha no sistema, você pode prosseguir para o diagnóstico do DTC P0440.
Tampa de gás - Verifique se a tampa de gás está instalada corretamente e se é uma peça de equipamento original. Verifique se o selo parece bom, ou seja, liso, flexível, sem rachaduras ou furos. Certifique-se de que o gargalo do depósito de combustível, onde a tampa do gás sela, também esteja macio. Certifique-se de que a tampa de gás aperta corretamente, de que a embreagem pareça uniforme ou de que os tipos de clique único sejam firmes. Substitua conforme necessário. (Nesse momento, você geralmente pode limpar o código e seguir seu caminho.)
Reservatório de carvão - inspecione o reservatório de carvão quanto a danos. Devido à sua posição exposta em alguns veículos, pode ser danificada por detritos da estrada ou sujeira. Substitua conforme necessário.
Tubos e mangueiras - Da mesma forma, verifique se todas as mangueiras e tubos EVAP parecem intactos e estão conectados corretamente. Mangueiras rachadas ou desconectadas não selam corretamente. Repare conforme necessário.
Válvulas - Se possível, use uma fonte de energia de 12 V para testar a válvula de purga e a válvula de fechamento da caixa. Com a tensão aplicada, você deve poder soprar ar facilmente através da válvula. Sem tensão aplicada, nenhum ar deve passar através da válvula. Se a válvula estiver corroída, danificada ou contaminada, ela poderá ficar aberta e não selará o sistema EVAP corretamente. Limpe ou substitua conforme necessário.
Tanque de combustível - Verifique o tanque de combustível e o tubo de abastecimento de combustível quanto a danos. Reparar ou substituir, se necessário.
Teste de pressão - Se você tiver acesso ao equipamento adequado, poderá testar o sistema EVAP por pressão. Muitos veículos têm uma porta de teste EVAP sob o capô, que você pode usar para pressurizar o sistema, medir a pressão do sistema e procurar vazamentos. Lembre-se, no entanto, que o teste de pressão EVAP deve Nunca ultrapassar 2 psi, caso contrário, você pode danificar o sistema. Isso deve ser feito com a tecla desativada.
Desconecte ou remova a válvula de purga. O ar não deve escapar da válvula de purga. Da mesma forma, o ar não deve escapar da válvula de fechamento do reservatório, que pode estar localizada sob o capô ou sobre ou próximo ao reservatório de carvão. Reparar ou substituir, se necessário.
Prepare um frasco de spray de solução com sabão, detergente para o prato 50:50 e água. Pulverize as conexões EVAP, mangueiras, recipiente, tanque de combustível ou qualquer outra área suspeita de vazamento. Bolhas se formarão se você encontrar um vazamento. Repare conforme necessário.
Se você não encontrar um problema, pode ser necessário levá-lo a um profissional para um diagnóstico mais aprofundado.
Códigos relacionados a P0440
P0441 Fluxo de purga incorreto do sistema de controle de emissões evaporativas (EVAP)
P0442 Detecção de vazamento no sistema de controle de emissões evaporativas (EVAP) (vazamento pequeno)
P0450 Sensor de pressão do sistema de controle de emissão evaporativa (EVAP)
P0455 Detecção de vazamento no sistema de controle de emissões evaporativas (EVAP) (vazamento bruto)
P0456 Detectado vazamento do sistema de controle de emissões evaporativas (EVAP) (vazamento muito pequeno)
P0457 Detecção de vazamento no sistema de controle de emissões evaporativas (EVAP) (tampa de combustível solta / desligada)
P0496 Fluxo de purga alta do sistema de controle de emissões evaporativas (EVAP)
P0497 Baixo fluxo de purga do sistema de controle de emissões evaporativas (EVAP)
2002 Sensores Cavalier incompletos após mais de 220 milhas - precisam estar prontos para inspeção. Eu tenho um 2002 Chevy Cavalier, 2.2L, manual de trans. A luz do mecanismo de verificação estava acesa devido a "Mau funcionamento do sistema de controle de emissões evaporativas P0440". Eu limpei os erros, recebi uma inspeção temporária (expira em alguns dias) e dirigi para preparar os sensores para inspeção. Depois de cerca de 70 milhas, ...
2003 chevrolet venture Aqui estão algumas informações para o código PO446 .... Jim ..... DESCRIÇÃO DO SISTEMA Este DTC testa o sistema de emissão evaporativa (EVAP) para um caminho de ventilação EVAP restrito ou bloqueado. O módulo de controle comanda o solenóide de purga do recipiente EVAP Aberto e o solenóide de purga do recipiente EVAP Fechado. Isso permite que o vácuo b ...
2003 durango sxt com 4.7L; partida difícil, limitador de rotação de 3500 rpm, sem controle de cruzeiro Re: 2003 durango sxt com 4.7L; começo difícil, limitador de rotação de 3500 rpm, sem cruzeiro, aqui estão os códigos .... p0440 p0344 p0340 p0440 p0340 os últimos 2 apareceram 2 vezes ....... diz 5 códigos ......
02 highlander ck eng códigos lite p0440, p0441 e p0446 Verifique se eng lite foi ativado. O amigo tem uma ferramenta de diagnóstico e recebeu esses códigos p0440, p0441, p0442. Tinha um código para tampa de combustível anterior e substitua a tampa e esse código foi limpo ....
Problema no motor Volvo Eu continuo recebendo os seguintes códigos na minha entrada baixa do circuito 97 Volvo 850 V01002-MAF ou VAF não turbo; P0440- Mau funcionamento do controle de emissão de evaporação; Falha de ignição aleatória do cilindro B0300; P0172- Sys banco muito rico 1. Troquei os plugues, os fios da tampa do distribuidor e o rotor. Ocioso áspero inicialmente, mas suaviza ...