P0458 - Sistema de emissão evaporativa (EVAP), válvula EVAP - circuito baixo

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
P0458 - Sistema de emissão evaporativa (EVAP), válvula EVAP - circuito baixo - Códigos De Problema
P0458 - Sistema de emissão evaporativa (EVAP), válvula EVAP - circuito baixo - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0458 Sistema de emissão evaporativa (EVAP), válvula EVAP - circuito baixo Fiação curta à terra, válvula EVAP

O que significa o código P0458?

O código de falha OBD II P0458 é definido como “Entrada baixa do circuito da válvula de controle de purga do sistema de emissão evaporativa” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta que uma parte do sistema de controle de emissão evaporativa não está funcionando como deveria.


O PCM interpreta as flutuações da pressão no sistema de controle de emissões evaporativas como variações na tensão de referência do sistema. A tensão de referência básica pode diferir entre as aplicações, mas em todos os casos, o PCM em qualquer aplicação em particular armazena um código de falha quando detecta uma tensão de referência menor que o esperado, dada a pressão / fluxo atual no sistema. Observe que alguns aplicativos exigem diversas avarias antes que a luz CHECK ENGINE acenda. Nos casos em que não há luzes de aviso acesas, pode ser possível ler os códigos de falha como "códigos pendentes".

O objetivo do Sistema de Controle de Emissões Evaporativas é impedir que os vapores de combustível escapem para a atmosfera. Para conseguir isso, os vapores de combustível do tanque são coletados e passados ​​através das linhas de vácuo (usando o vácuo do motor) para o trato de entrada através do corpo do acelerador a ser queimado ou para um reservatório de carvão que absorve os vapores. Embora as especificidades do projeto variem entre aplicativos, a maioria dos sistemas consiste nos seguintes componentes -


  • Tampa do depósito de combustível

  • Tanque de combustível

  • Vasilha de carvão

  • Válvula de purga

  • Várias válvulas de controle de pressão e fluxo / solenóides

  • Linhas de vácuo

  • Linhas de combustível

  • Mangueiras de vapor de combustível

  • Fiação elétrica, conectores e fusíveis

  • NOTA: Nem todos os aplicativos possuem todos os componentes acima, e alguns aplicativos podem conter componentes que não estão incluídos aqui. Observe também que a aparência, o local e o funcionamento de alguns componentes serão diferentes entre os aplicativos.

    A imagem abaixo mostra um sistema de controle de emissões evaporativo típico que não é controlado e monitorado pelo PCM. Nesses projetos, os vapores de combustível são absorvidos pelo carvão ativado em um recipiente.


    Quais são as causas comuns do código P0458?

    As causas mais comuns do código P0458 são tampas de combustível com defeito ou mal ajustadas e botijões de carvão entupidos ou corroídos / danificados. Outras causas possíveis incluem

  • Solenóides de controle de purga com defeito.

  • Sensores de pressão / fluxo com defeito.

  • Circuitos abertos.

  • Fiação / conectores em curto, queimado, danificado ou corroído.

  • Vazamentos de vácuo nas mangueiras e linhas associadas.

  • Falha ou PCM com falha. (Observe que a falha do PCM é extremamente rara e a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer módulo de controle seja substituído).

  • NOTA: Onde os problemas de fiação são a causa do P0458, outros códigos intimamente relacionados também podem estar presentes.

    Quais são os sintomas do código P0458?

    Em muitos casos, o único sintoma será um código de problema armazenado e talvez uma luz acesa VERIFICAR MOTOR. Além do código P0458, outros códigos relacionados ao sistema de controle de emissões evaporativas também podem estar presentes.

    No entanto, dependendo da aplicação específica, especialmente sistemas que não são controlados pelo PCM, uma pressão excessiva pode se desenvolver no tanque de combustível quando o recipiente de carvão estiver entupido. Nos casos em que as mangueiras de vácuo são desalojadas ou rompidas, o odor do combustível pode estar presente se o veículo estiver estacionado sob luz solar direta por longos períodos.

    Como você soluciona problemas do código P0458?

    NOTA 1: Antes de iniciar um diagnóstico elétrico, verifique a condição / montagem da tampa do depósito de combustível e a condição do recipiente de carvão. As causas mais comuns do código P0458 estão relacionadas a esses componentes, o que significa que eles devem ser verificados como uma primeira etapa no processo de diagnóstico / reparo.

    NOTA 2: Como as linhas de combustível e vácuo usadas pelo sistema de controle de emissões por evaporação são frequentemente roteadas juntas, é importante ter um manual de reparo para o veículo que está sendo trabalhado à mão, a fim de determinar a localização exata e a função de cada linha ou mangueira. Um manual de reparo também será inestimável para localizar e determinar o código de cores, o local e a função de cada fio no circuito de controle.

    NOTA 3: O código P0458 é melhor diagnosticado com o veículo em uma talha para facilitar o acesso às linhas de vácuo e combustível. O uso de uma máquina de fumaça também facilitará muito a detecção de vazamentos de vácuo.

    NOTA 4: Opere o veículo e verifique novamente a presença de códigos de falha após cada etapa do procedimento de reparo para garantir um reparo confiável. Observe que alguns aplicativos podem exigir que vários ciclos de unidade sejam concluídos para que o PCM reconheça que a falha foi corrigida.

    Passo 1

    Registre todos os códigos de falha e os dados do quadro de congelamento disponíveis para referência futura, caso uma falha intermitente seja identificada posteriormente. Em seguida, inspecione a tampa do filtro de combustível e substitua-a se houver a menor dúvida sobre sua condição e instalação. Se a tampa for substituída, limpe todos os códigos e opere o veículo para ver se o código retorna.

    Passo 2

    Se a tampa do depósito de combustível estiver boa, mas a falha persistir, faça uma inspeção visual completa de toda a fiação e conectores no circuito de controle. Procure cabos / conectores danificados, em curto ou corroídos e repare ou substitua conforme necessário.

    etapa 3

    Se a falha persistir, consulte o manual para determinar a localização, código de cores e função de cada fio no circuito de controle e execute verificações de continuidade, resistência e tensão de referência no circuito de controle. Entretanto, certifique-se de desconectar todos os módulos de controle antes de executar verificações de continuidade para evitar danos aos módulos.

    Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual.Faça os reparos conforme necessário e repita todas as verificações para garantir que todas as leituras obtidas estejam dentro das especificações do fabricante.

    NOTA 1: O solenóide de controle de purga e os sensores de pressão / fluxo fazem parte do circuito de controle e esses componentes também devem ser testados quanto à resistência e continuidade. Se possível, use o scanner para testar o solenóide de controle de purga repetidamente para verificar possíveis falhas intermitentes no próprio solenóide.

    NOTA 2: Esteja ciente de que, embora o solenóide de controle de purga seja classificado para tensão de bateria na maioria das aplicações, os solenóides em algumas aplicações podem ser classificados em 9 volts. Certifique-se de verificar a voltagem necessária se o solenóide não puder ser testado com um scanner e a energia direta deve ser aplicada para testar o solenóide.

    Passo 4

    Se todas as ligações elétricas, conectores e o solenóide da válvula de purga tiverem bom desempenho, mas a falha persistir, suspeite de um vazamento de vácuo no sistema ou de um recipiente de carvão entupido. Os dois cenários são igualmente prováveis; portanto, se você não tiver feito isso no início do procedimento de diagnóstico, agora seria um bom momento para remover e inspecionar o recipiente de carvão em busca de sinais de corrosão.

    Como o cartucho está localizado embaixo do carro, próximo ao tanque de combustível, há uma boa chance de que o anúncio de corrosão seja retido nele, impedindo, assim, seu funcionamento adequado. Se houver alguma dúvida sobre a condição do reservatório de carvão, ou se houver evidências de que o reservatório esteja entupido ou danificado de alguma forma, substitua-o. Limpe todos os códigos e opere o veículo para ver se o código retorna.

    Etapa 5

    Se a caixa estiver boa, mas a falha persistir, coloque o veículo em uma talha com o motor ligado e deixe o sistema tempo suficiente para entrar em operação. Se um scanner adequado estiver disponível, monitore o fluxo de dados ao vivo; a impressora indicará quando o PCM comanda a abertura do solenóide do controle de purga. No entanto, confirme a leitura ouvindo um "clique" audível enquanto o solenóide dá um ciclo.

    NOTA: Se o solenóide da válvula de purga ou o (s) sensor (es) de fluxo de pressão estiverem com defeito, um código de falha relacionado especificamente ao circuito de controle de emissões evaporativas deve estar presente. Substitua o solenóide ou o sensor, conforme necessário.

    Se um scanner adequado não estiver disponível, verifique a operação do solenóide ouvindo o "clique" enquanto ele alterna. Se o solenóide estiver funcionando, inspecione cuidadosamente todas as linhas e conexões de vácuo quanto a sinais de vazamentos causados ​​por danos, beliscões, rachaduras ou impactos causados ​​por detritos da estrada. Observe que os vazamentos dos orifícios podem não ser visíveis; portanto, não presuma que vazamentos não estejam presentes apenas porque você não vê nenhum.

    Etapa 6

    Se uma inspeção visual não revelar vazamentos de vácuo, o sistema deve ser verificado duas vezes com o auxílio de uma máquina de fumaça. Localize a mangueira de suprimento de vácuo no sistema e conecte o bico da máquina de fumaça a ele. Deixe o sistema encher de fumaça; À medida que o solenóide da purga alterna, a fumaça será atraída para o sistema.

    Preste atenção à fumaça que escapa através de pequenos vazamentos anteriormente não detectados. A fumaça não pode escapar de um sistema à prova de fumaça; onde você vê fumaça, há um vazamento; portanto, marque a posição do vazamento para reparo. Repare todos os vazamentos encontrados na máquina de fumaça, mas substitua os comprimentos inteiros da linha de vácuo entre as juntas e conexões montadas na fábrica, em vez de tentar reparar vazamentos. Os reparos geralmente começam a vazar em breve devido à vibração.

    Remonte o sistema e opere o veículo para ver se o código retorna.

    NOTA: Cartuchos de carvão geralmente têm pequenas aberturas de ventilação, então alguma fumaça escapará por essa rota, o que é normal e deve ser esperado. Além disso, preste muita atenção na tampa do depósito de combustível; não deve haver fumaça escapando. Se a fumaça escapar pela tampa, ela está com defeito e deve ser substituída.

    Etapa 7

    Se o código retornar apesar de todas as tentativas de reparo, é provável que haja uma falha intermitente presente. Às vezes, falhas intermitentes podem ser extremamente desafiadoras para localizar e reparar, o que significa que a falha pode ter que piorar antes de um diagnóstico preciso, e um reparo definitivo pode ser feito.

    Códigos relacionados a P0458

  • P0443 - Relaciona-se a “Mau funcionamento do circuito da válvula de controle de purga do sistema de controle de emissões evaporativas. ”

  • P0444 - Relaciona-se a “Circuito da válvula de controle de purga do sistema de controle de emissões evaporativas aberto. ”

  • P0445 - Relaciona to "Circuito da válvula de controle de purga do sistema de controle de emissões evaporativas em curto. ”