Contente
- O que significa o código P0563?
- Quais são as causas comuns do código P0563?
- Quais são os sintomas do código P0563?
- Como você soluciona problemas do código P0563?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Etapa 6
- Etapa 7
- Etapa 8
- Códigos relacionados a P0563
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0563 | Tensão do sistema - alta | Alternador |
O que significa o código P0563?
NOTAS ESPECIAIS: Devido à natureza altamente técnica dos modernos sistemas elétricos automotivos em geral e dos sistemas de carregamento em particular, os mecânicos não profissionais devem observar que o diagnóstico / reparo dos sistemas de carregamento além das etapas básicas e genéricas descritas neste guia NÃO é recomendado.
Além disso, recomenda-se enfaticamente aos mecânicos não profissionais que leiam a seção que trata do funcionamento do sistema de carregamento do aplicativo que está sendo trabalhado e que compreendam completamente o sistema de carregamento (seus componentes e como os vários componentes do o sistema de carregamento interage), antes tentativa de diagnóstico e / ou reparo do código P0563. A falha em obter pelo menos um conhecimento prático de como o sistema de carregamento funciona resultará quase certamente em um diagnóstico incorreto e / ou em danos potencialmente fatais ao sistema elétrico.
Esteja ciente de que as informações fornecidas neste guia destinam-se apenas a fins informativos gerais e, como tal, NÃO devem ser usadas em nenhum procedimento de diagnóstico ou reparo para o código P0563 sem referência adequada ao manual de reparo do aplicativo que está sendo trabalhado. Consulte a seção "Solução de problemas" deste guia para obter dicas, conselhos e avisos específicos. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.
O código de falha OBD II P0563 é um código genérico que às vezes é definido como “Tensão do sistema - alta”, mas mais comumente como “Circuito da fonte de energia ECM / PCM - tensão inesperada”. Independentemente da redação real da definição, o código P0563 é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma tensão anormal no sistema de carregamento ou na bateria e, às vezes, em ambos. Observe que, dependendo da aplicação e da natureza exata do problema, a luz de aviso da bateria acenderá quando o código P0563 for definido em algumas aplicações, enquanto em outras, a lâmpada CHECK / SERVICE ENGINE SOON acenderá.
NOTA 1: O acrônimo "ECM" significa "Engina, ou Electronic Ccontrole Module, que é apenas outro nome para o PCM. Um outro acrônimo comumente usado para o PCM é "ECU", que significa Engina Ccontrole vocênit.
NOTA 2: Aplicativos mais antigos usavam a definição “Tensão do sistema - alta” para o código P0563, que se refere especificamente a tensões anormalmente altas do sistema, mas essa definição foi amplamente substituída em algumas aplicações pelas mais abrangentes “Potência ECM / PCM circuito fonte - tensão inesperada ” à medida que os sistemas elétricos cresceram em complexidade para se referir a ambos anormalmente altos, e baixas voltagens e, especificamente, entre o PCM e a bateria.
Na prática, o PCM depende de uma corrente especificada fornecida pela bateria, mesmo quando a ignição é desligada para manter os sistemas críticos energizados, além de poder armazenar dados de compensação de combustível, configurações de velocidade de marcha lenta, histórico do DTC e congelamento associado dados de quadro, entre outros conjuntos de dados. Assim, quando o PCM detectar que o nível de energia necessário (especificado) não está sendo fornecido pela bateria, ele definirá o código P0563 e acenderá uma luz de aviso.
Além disso, quando a ignição é comutada para a posição “ON”, o PCM realiza vários autotestes e outras verificações para garantir que todos os sistemas e / ou módulos de controle relevantes tenham acesso à energia suficiente da bateria para executar suas diversas funções. tarefas e funções conforme planejado durante o ciclo de inicialização. Nesse caso, as palavras "tensão inesperada ” na definição pode significar uma tensão alta ou baixa, embora tensões anormalmente baixas ocorram com muito mais frequência do que altas tensões, e especialmente em veículos onde o PCM controla a saída do alternador, como em muitas aplicações Chrysler e Mazda. No caso de uma “tensão inesperada” presente, o PCM pode impedir a partida do motor, além de definir o código P0563 e acender uma luz de aviso. Observe que, em alguns aplicativos, o código será definido e uma luz de aviso acenderá na primeira falha, enquanto em outros, o código poderá ser definido apenas no próximo ciclo de inicialização. Observe que, dependendo da natureza do problema e da aplicação, o brilho da luz de aviso pode variar conforme a velocidade do motor muda.
A imagem abaixo mostra um esquema muito simplificado de um sistema de carregamento moderno típico e a direção do fluxo de corrente quando o sistema está em operação. Observe que o "circuito sensor" indicado aqui pode incorporar um módulo de controle independente dedicado para estimar a saída necessária do alternador e, em seguida, regular a saída do alternador, ou pode incluir circuitos de controle dedicados no PCM, como em algumas aplicações Chrysler e Mazda.
Quais são as causas comuns do código P0563?
As causas mais comuns de P0563 são baterias e alternadores defeituosos, mas outras causas possíveis podem incluir as seguintes:
Quais são os sintomas do código P0563?
Em alguns casos, pode haver sintomas presentes que não sejam um código de problema armazenado e uma luz de aviso acesa. Outros sintomas possíveis podem incluir o seguinte, mas observe que nem todos os sintomas listados aqui sempre estarão presentes em todos os aplicativos.
Como você soluciona problemas do código P0563?
OBSERVAÇÕES ESPECIAIS: Embora a saída de um alternador seja tipicamente entre cerca de 1 volt e 2 volts acima da tensão nominal da bateria, muitos fatores, como as cargas atuais colocadas na bateria, bem como a temperatura ambiente, a velocidade do motor e a temperatura da bateria e do alternador, e mesmo o tipo, idade e estado de carga da bateria podem influenciar significativamente a saída real do alternador e por períodos de tempo variados.
Os mecânicos não profissionais devem, portanto, observar que uma tensão de carga que excede o valor "mágico" de 13,8 a 14,6 volts, geralmente não indica necessariamente um mau funcionamento, e não há conclusões quanto à manutenção (ou não) de qualquer componente do o sistema de carregamento deve ser desenhado com base em uma leitura mais alta, sem referência adequada ao manual de reparo e na devida consideração de todos os fatores ambientais que possam influenciar a saída real do alternador a qualquer momento. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.
AVISO: Ao diagnosticar o código P0563, NÃO desconecte a bateria para "testar" o alternador em QUALQUER aplicativo enquanto o motor estiver em funcionamento. Fazer isso pode danificar ou até destruir não apenas o alternador, mas também outros componentes, como os módulos de controle, devido ao pico de tensão que ocorre quando a bateria é desconectada. Além disso, nunca desconecte a bateria, mesmo quando o motor não estiver funcionando, a menos que o manual indique expressamente que a bateria deve ser desconectada nesse ponto do procedimento de diagnóstico e instale um dispositivo de economia de memória se o manual solicitar esse dispositivo Ser instalado. Os dispositivos de economia de memória mantêm os sistemas críticos energizados quando a energia da bateria é removida e a falha na instalação desse dispositivo pode fazer com que o PCM e / ou outros controladores percam a programação e / ou memória vitais.
NOTA 1: Como o código de diagnóstico / reparo P0563 envolve quase certamente o teste da operação do alternador, lembre-se de que em aplicações em que o PCM controla a saída do alternador, esses alternadores não podem ser testados em um banco de testes após os reparos. De fato, não há maneira confiável de testar alternadores controlados por PCM, exceto instalando-os no veículo, o que significa que, se o alternador estiver com defeito, o melhor curso de ação é substituir o alternador com defeito por uma peça OEM ou com uma unidade que é reconstruída de acordo com as especificações e padrões do OEM.
NOTA 2: O diagnóstico bem-sucedido do código P0563 requer que a bateria esteja totalmente carregada e em boas condições de funcionamento. Isso pode ser testado e verificado com um testador de carga de boa qualidade, mas se essa ferramenta não estiver disponível, a bateria DEVE ser inspecionada e testada por um revendedor especializado de baterias ou por uma oficina especializada antes prosseguir com o processo de diagnóstico. Se a bateria apresentar defeito, substituí-la provavelmente resolverá o código, embora isso não seja garantido.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
NOTA: Como a perda de aterramento é uma das principais causas desse código, use esta oportunidade para inspecionar os cabos / conexões de aterramento do motor e da carroceria, mas certifique-se de instalar um dispositivo de economia de memória antes de desconectar os cabos de aterramento. Limpe todos os pontos de conexão e verifique se todas as conexões estão bem apertadas. Limpe o (s) código (s) e verifique novamente o sistema para ver se o código retorna.
Passo 2
Se outros códigos estiverem presentes junto com P0563, observe a ordem em que foram armazenados e resolva todos os outros códigos nessa ordem, pois um ou mais dos outros códigos podem ter sido a causa de P0563.
Se, no entanto, não houver outros códigos presentes, agora seria um bom momento para inspecionar os terminais da bateria quanto à corrosão, pois muitos, se não a maioria dos problemas elétricos, decorrem de terminais da bateria corroídos e / ou mal fixados. No entanto, NÃO remova nenhum terminal da bateria sem antes instalar um dispositivo de economia de memória para impedir que o PCM e outros controladores percam memória ou programação.
Remova os terminais da bateria somente na ordem especificada no manual após a instalação do dispositivo de economia de memória. Use uma solução de bicarbonato de sódio e água morna para remover depósitos de ácido dos pinos da bateria e reconecte os terminais na ordem inversa da remoção. Verifique se os terminais estão bem apertados e aplique uma camada de graxa dielétrica ou um spray de vedação de bateria aprovado sobre os terminais para evitar acúmulo de ácido. Remova o dispositivo de economia de memória e verifique novamente o sistema para ver se o código retorna.
NOTA: Enxágue a bateria e a área circundante com água limpa para remover todos os resíduos de ácido e verifique se a bateria está seca antes de reconectar os terminais.
etapa 3
Se o código persistir e a bateria estiver boa, execute uma inspeção visual completa de toda a fiação entre a bateria e o alternador. Procure sinais óbvios de problemas, como descoloração em torno das terminações de fios / cabos, que indicariam mau contato e superaquecimento, curto-circuito, danos e / ou fiação e conectores corroídos. Faça os reparos conforme necessário, limpe todos os códigos e verifique novamente o sistema para verificar se algum código é retornado.
NOTA: Inclua a correia de transmissão dos alternadores nesta inspeção. Verifique a correia quanto a danos, como desgaste ou vidros causados por deslizamentos e, se necessário, corrija a tensão da correia. Observe que isso pode exigir a substituição da correia de transmissão e do dispositivo de tensionamento automático. Consulte o manual sobre os procedimentos corretos para realizar essas substituições ou consulte o veículo para diagnóstico e reparo profissional.
Passo 4
Se o código persistir, consulte o manual sobre os valores de carga especificados para o aplicativo, dê partida no motor e prepare-se para testar a saída do alternador com um multímetro digital.
Deixe o motor em ponto morto, ajuste o multímetro para a configuração CC apropriada e coloque a sonda vermelha no poste positivo da bateria e a sonda preta no poste negativo. A leitura exibida no multímetro deve ficar dentro do intervalo especificado, mas mantenha as sondas nos pinos da bateria por pelo menos 60 segundos, pois o PCM pode adaptar a saída dos alternadores por qualquer número de razões válidas. Faça a leitura final apenas quando a leitura exibida estiver estabilizada e anote a tensão para referência futura.
Um alternador funcionando corretamente nunca deve gerar menos que 13,5 volts ou mais que 15 volts, dependendo do tipo de bateria, do estado de carga da bateria e da (s) carga (s) atual (is) colocada (s) na bateria. No entanto, não existe um único valor “mágico” ou fixo que se aplique a todos os aplicativos em todas as condições possíveis; portanto, consulte o manual do aplicativo para determinar a taxa de carregamento ideal para esse aplicativo.
Além disso, lembre-se de que o manual pode prescrever que o alternador seja testado nas velocidades especificadas do motor e com certos consumidores de eletricidade em operação. Siga estas instruções exatamente para obter resultados confiáveis e precisos.
NOTA 1: Observe que, em algumas circunstâncias, o alternador pode fornecer mais de 15 volts. Isso não é necessariamente indicativo de um problema ou mau funcionamento, mas, para ter certeza de que não é, consulte o manual sobre a taxa de carregamento máxima permitida para a aplicação, bem como sobre o tempo máximo permitido para a alta tensão. Além disso, observe que as condições de carregamento excessivo geralmente não são indicadas por uma luz de aviso.
NOTA 2: Se o alternador fornecer mais de 15 volts por mais de 60 segundos ou mais após a inicialização, é quase certo que o regulador de tensão esteja com defeito. Essa é uma condição séria se a saída do alternador for controlada pelo PCM ou outro controlador, pois a alta tensão pode danificar os controladores e outros componentes, incluindo a bateria. Em muitas aplicações, o regulador de tensão é facilmente acessível (e substituível); portanto, substitua-o seguindo as instruções no manual. Limpe todos os códigos e teste novamente o sistema para verificar se a saída do alternador está dentro das especificações do fabricante.
NOTA 3: Não coloque as pontas de prova nos terminais da bateria, pois o objetivo do teste é ver quanta corrente chega à bateria. Testar a tensão de saída nos terminais pode fornecer leituras falsas ou enganosas, especialmente se o contato entre os terminais e os terminais da bateria não for perfeito.
Etapa 5
Se, no entanto, a saída do alternador for menor que o valor especificado no manual, teste a saída da unidade no ponto em que o cabo que leva ao terminal positivo da bateria se conecta ao alternador. Este terminal será marcado com um grande símbolo + ou com as letras BATT +. Coloque a sonda vermelha do multímetro na extremidade do cabo e a sonda preta na coluna negativa da bateria.
Haverá uma pequena diferença entre essa leitura e a leitura obtida nos postes da bateria, mas essa diferença não deve ser maior que cerca de 0,2 volts. Se a diferença exceder esse valor, é provável que uma alta resistência no cabo esteja causando uma queda de tensão severa, que pode ser grande o suficiente para impedir que a bateria seja carregada adequadamente.
Inspecione todas as conexões deste cabo, mas NÃO desconecte nenhuma conexão enquanto o motor estiver em funcionamento, a ignição ligada ou sem a instalação de um dispositivo de economia de memória. Se todas as conexões forem consideradas boas, siga as instruções no manual para testar a resistência dos cabos e substitua o cabo se a resistência não concordar com o valor indicado no manual. Repita esta etapa após a substituição do cabo para verificar se a voltagem correta atinge a bateria.
NOTA: Se não houver tensão de um alternador no terminal BATT +, a luz de aviso acenderá constantemente, o que significa que o alternador está com defeito e não está carregando. Pode ser possível reparar / reconstruir o alternador, mas, no final, geralmente é mais econômico substituir o alternador com defeito por uma peça OEM.
Etapa 6
Se a luz de aviso permanecer acesa ou se escurecer em resposta a alterações na velocidade do motor, a causa mais provável é a falha de um ou mais dos diodos no retificador que alteram a corrente de CA para CC.
Embora seja possível substituir o retificador como uma unidade completa em uma base DIY, o processo envolve a desmontagem do alternador. Se você não se sentir confortável com a idéia de remover o alternador do motor, removê-lo, des soldar o retificador e montá-lo após a substituição do retificador e, em seguida, reinstalar o alternador, encaminhe o veículo a um reparo competente compre diagnósticos e reparos profissionais.
Etapa 7
Se nenhuma das etapas acima revelou causas óbvias de P0563, é provável que o problema seja causado por um dreno parasitário na bateria. Dependendo da natureza exata do problema, um dreno parasitário pode fazer com que a bateria descarregue dentro de algumas horas a alguns dias.
Se houver suspeita de um dreno parasitário, desligue todos os consumidores de eletricidade, mas deixe o multímetro conectado à bateria. Coloque o medidor na configuração de tensão CC apropriada, mas verifique se as sondas estão em contato firme com os terminais ou poste da bateria.
Lembre-se de que a maioria dos aplicativos disponibiliza energia em modo de espera para vários acessórios, como vidros elétricos (e outros), de modo que o consumo inicial da bateria pode ser significativo nos primeiros 30 a 60 segundos após a ignição ser desligada. No entanto, alguns consumidores de eletricidade, como a memória Keep Alive no PCM, consomem corrente continuamente, mas esse consumo de corrente é normalmente minúsculo e medido na escala de mili-volt. Consulte o manual sobre o valor exato exato de drenagem máximo permitido para a aplicação e anote esse valor para referência futura.
Dependendo da aplicação, a corrente consumida pelo PCM é tipicamente apenas algumas centenas de mili-volts, mas lembre-se de que dispositivos de rastreamento, alguns componentes do sistema de áudio de pós-venda, sistema de segurança e modificações no sistema elétrico em geral podem contribuir para o a corrente parasita chega ao ponto em que a bateria pode ser descarregada abaixo do nível crítico definido pelo fabricante em questão de horas, que definirá o código P0563 toda vez que isso acontecer.
Portanto, desconecte todos os acessórios e / ou componentes do mercado de reposição e monitore o consumo contínuo de corrente na bateria com o multímetro. Verifique se o consumo está dentro do intervalo especificado, mas, se não, comece a puxar os fusíveis um por um até que o consumo atual pare completamente ou caia dentro dos limites aceitáveis. Esse processo de eliminação é a maneira mais rápida de identificar o circuito com o problema, que quase sempre é um curto-circuito ou uma conexão de aterramento ruim.
Esteja ciente de que a identificação do problema real pode ser extremamente desafiadora e demorada; portanto, a menos que a causa seja óbvia, a melhor opção pode ser encaminhar o veículo para diagnóstico e reparo profissional.
Etapa 8
Nas aplicações em que o alternador não é controlado pelo PCM, as etapas acima devem resolver quase todas as causas possíveis do código P0563. No entanto, em aplicativos em que o alternador é controlado pelo PCM ou outro controlador, a causa do código pode envolver falhas de software ou mau funcionamento no controlador, o que ocorre com mais frequência do que se poderia supor.
Nesses casos, é necessário substituir ou reprogramar o PCM, mas lembre-se de que o PCM de posicionamento precisa ser integrado ao sistema de barramento CAN (Controller Area Network), o que significa que é melhor deixar esse procedimento para profissionais competentes que tenham acesso a o equipamento necessário e o software mais recente.
Códigos relacionados a P0563
NOTA: Esteja ciente de que não parece haver uma definição uniforme de P0563 e seus códigos relacionados. Em algumas aplicações, um ou mais dos códigos listados acima podem ser definidos como “circuito inesperado da fonte de alimentação do ECM / PCM”, enquanto em outros, as definições são as listadas nesta seção. Além disso, observe que existem outras definições, como “SISTEMA DE CARREGAMENTO BAIXO / VOLTAGEM”, mas, independentemente da redação real da definição, o significado é o mesmo em todos os casos, ou seja, há algum tipo de problema na cobrança. sistema da aplicação que produz tensões anormais.
Condição Alguns proprietários podem comentar que a luz Check Engine está acesa e não há preocupação com a dirigibilidade. Após a investigação, o técnico pode encontrar os códigos P0120, P0220, P1516 ou P1518. Além disso, os técnicos podem observar que os códigos de baixa tensão P0562, P0563, P1637 ou P1638 foram definidos. Porque o ...
18 v isso não é bom .... Você está correto no controle do PCM Alternador ... O que o medidor de tensão do painel mostra? você usa um scanner? pensando que alguns códigos podem não definir MIL ... ou seja, p0563, p0515 Você precisa de um diâmetro de circuito? - esperando que eu sempre faça algo diferente de PCM / ECM ...