Contente
- O que significa o código P0626?
- Onde está localizado o sensor P0626?
- Quais são as causas comuns do código P0626?
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0626 | Terminal de campo do gerador - circuito alto | Fiação curta a positiva, gerador |
O que significa o código P0626?
O código de falha OBD II P0626 é um código genérico que é definido como "Terminal do campo do gerador - circuito alto" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma tensão anormalmente alta na bobina do campo do gerador e em seu (s) circuito (s) de controle )
NOTA: Observe que nos últimos anos, a palavra "gerador" tornou-se sinônimo de "alternador".
Também conhecida como “estator”, a bobina de campo em um alternador é o componente mais facilmente identificável em quase qualquer alternador, devido aos enrolamentos dos fios de cobre que são quase sempre visíveis através da carcaça do alternador. Esta parte do alternador permanece estacionária; o rotor gira dentro desta parte e a interação entre os campos eletromagnéticos das bobinas de campo e o rotor é o que cria uma corrente alternada quando o rotor gira dentro das bobinas de campo.
No código P0626, "corrente de campo" refere-se apenas à corrente dentro das bobinas de campo e NÃO a qualquer fonte de alimentação geral ou de corrente no restante do sistema elétrico do aplicativo. Na prática, a corrente dentro das bobinas de campo tem duas fontes; da bateria quando o alternador não está girando e dos diodos no retificador da ponte quando o alternador está girando rápido o suficiente para criar uma corrente.
Porém, em termos de operação, as bobinas arquivadas são fornecidas com a corrente da bateria através do interruptor de ignição e a luz de aviso do sistema de carregamento quando a ignição é ligada. Quando o motor liga e o alternador começa a girar, a corrente que gera é alimentada ao regulador de tensão através do retificador (que converte a corrente CA em CC) e, a partir daí, serve como fonte de alimentação para as bobinas de campo. Nesse momento, o alternador é auto-sustentável, no sentido de que o campo de bobinas não precisa mais extrair corrente da bateria. Nesse ponto, a luz de aviso do sistema de carregamento é apagada como um indicador de que o alternador está gerando corrente suficiente para atender às demandas de energia dos consumidores de eletricidade do aplicativo.
Em um alternador totalmente funcional, o regulador de tensão mantém a corrente gerada em uma faixa entre 13 e 14 volts, mas em algumas aplicações, pode ser de 15 a 16 volts. No entanto, como a corrente nas bobinas de campo deriva do regulador de tensão quando o alternador está girando, um regulador de tensão com defeito e, por extensão, diodos com defeito no retificador, podem fazer com que a tensão nas bobinas de campo atinja níveis acima do máximo permitido para essa aplicação específica.
Assim, quando o PCM (ou outro módulo de controle, como um módulo de controle do alternador dedicado) detectar uma tensão anormalmente alta nas bobinas de campo, ele definirá o código P0626. Observe, porém, que a luz de aviso acesa ou não na primeira falha depende tanto do aplicativo quanto da natureza / gravidade do problema.
Onde está localizado o sensor P0626?
A imagem abaixo mostra uma vista explodida dos principais componentes de um alternador moderno típico. Observe que a peça rotulada “Stator” é um anel de metal que mantém os enrolamentos de cobre no lugar; as bobinas de campo são os conjuntos de enrolamentos de fio de cobre que se projetam de ambos os lados do estator ou anel de metal.
Quais são as causas comuns do código P0626?
Algumas causas comuns do código P0626 podem incluir os seguintes
NOTA 1: Se fusíveis queimados ou links fusíveis forem encontrados ao diagnosticar esse código, é importante estabelecer a relação entre o sistema de carregamento e o circuito no qual os fusíveis queimados estão localizados, e NÃO substituir os fusíveis queimados até que o curto-circuito seja encontrado e reparado. Nos casos em que o circuito que contém fusíveis queimados está relacionado ao sistema de carregamento, a substituição de fusíveis queimados sem reparar o curto-circuito pode causar danos extensos ao sistema elétrico da aplicação.
NOTA 2: Nos casos em que os fusíveis ou elos fusíveis que protegem diretamente o alternador são queimados, NÃO substitua os fusíveis queimados / elos fusíveis até que o alternador tenha sido testado profissionalmente, e especialmente em aplicações onde a saída do alternador é controlada pelo PCM. A substituição de fusíveis queimados / elos fusíveis nessas aplicações sem que o alternador seja testado profissionalmente pode destruir um ou mais módulos de controle, incluindo o PCM.