P2015 - Sensor / interruptor de posição do atuador de controle de ar do coletor de admissão, banco 1 - problema de alcance / desempenho

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 13 Novembro 2024
Anonim
P2015 - Sensor / interruptor de posição do atuador de controle de ar do coletor de admissão, banco 1 - problema de alcance / desempenho - Códigos De Problema
P2015 - Sensor / interruptor de posição do atuador de controle de ar do coletor de admissão, banco 1 - problema de alcance / desempenho - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P2015 Sensor / interruptor de posição do atuador de controle de ar do coletor de admissão, banco 1 - problema de alcance / desempenho Fiação, falha mecânica, sensor / interruptor da posição do atuador de controle de ar do coletor de admissão

O que significa o código P2015?

P2015 é um código de falha OBD II genérico que indica que há um problema com o coletor de admissão, o sensor de posição do coletor de admissão ou outros componentes associados. O Módulo de Controle do Motor (ECM) detectou que o coletor de admissão não está funcionando adequadamente e normalmente acenderá a luz de verificação do motor. O objetivo do circuito do sensor / interruptor de posição do coletor de admissão é controlar a mistura de combustível e ar nos motores injetados. O circuito define a posição da placa do corpo do acelerador comumente chamada de válvula oscilante e a ajusta para se adaptar às variações de carga do motor. Os sensores de posição do coletor de admissão são incorporados nos motores a diesel e a gás, dependendo do ano, marca e modelo do veículo. A maioria dos carros, caminhões e utilitários esportivos que exibem esse código são 2003 ou mais recentes. O P2015 é o código de falha associado ao banco 1, o que significa que o problema está afetando o banco de motores que abriga o cilindro nº 1.


Quais são as causas comuns do código P2015?

  • Placa do acelerador de degola:Uma placa aderente do acelerador impedirá o funcionamento correto do circuito do sensor do coletor de admissão. Em algumas situações, a placa da borboleta, o hardware e a articulação associados podem ser limpos e lubrificados para corrigir o problema.
  • Adesão da válvula IMRC:Semelhante a uma placa do acelerador colada, a válvula IMRC também pode estar limpa e lubrificada para corrigir esse problema. Em algumas circunstâncias, a substituição pode ser necessária para corrigir o mau funcionamento.
  • Coletor de admissão com defeito ou danificado:Em algumas circunstâncias, o coletor de admissão pode estar com defeito ou danificado e exigir substituição. Isso é mais comum em motores a diesel, mas também pode ocorrer em veículos movidos a gás.
  • Sensor IMRC com defeito:Um sensor IMRC com defeito é muito comum em alguns veículos e o nível de manutenção normalmente pode ser verificado com um ohmímetro. Você deve consultar os dados técnicos específicos do seu carro, caminhão ou SUV para ver os procedimentos adequados.
  • Atuador IMRC com defeito:Um atuador com defeito impedirá que o sensor e a válvula posicionem corretamente a placa do acelerador. Às vezes, esses componentes podem ser limpos ou reparados, mas geralmente exigem substituição para corrigir o problema.
  • Fiação danificada ou desgastada:A fiação danificada ou desgastada desativará o circuito elétrico e a capacidade do ECM de controlar o coletor de admissão que está executando o circuito do sensor. A fiação precisará ser reparada ou substituída para corrigir o problema.
  • Conector danificado, desgastado ou corroído:Os conectores corroídos podem ser limpos em algumas circunstâncias ou podem exigir substituição para corrigir o problema.
  • ECM com defeito:Um ECM com defeito é raro para um código de erro do P2015, mas nem sempre pode ser completamente descartado.
  • Nota:Com base no ano, marca e modelo do veículo e configuração do motor, pode ser necessário um novo conjunto de admissão. Algumas entradas incorporam o sensor, a válvula e outros componentes que não são removíveis.


    Quais são os sintomas do código P2015?

    Os sintomas variam de acordo com a configuração do motor, como gás ou diesel. O ano, marca e modelo também serão associados aos sintomas que o veículo exibe.

  • Verifique a luz do motor acesa:O ECM detectará a faixa ou o nível de desempenho inadequado do circuito do sensor de posição do coletor de admissão e acenderá a luz de verificação do motor. Isso é para alertá-lo sobre o problema e solicitar que o sistema seja verificado o mais rápido possível.
  • Hesitação do motor:A hesitação do motor pode ocorrer se a placa do acelerador estiver presa, interrompendo a mistura adequada de combustível e ar. O processo geral de aceleração também pode ser afetado.
  • Áspero:Sabe-se que os problemas associados à entrada causam um ralenti grave devido à posição incorreta da placa do acelerador ou pode estar aderindo.
  • Barracas de motor:Semelhante à situação inativa, o motor pode parar quando parado no sinal vermelho ou ao tentar acelerar.
  • O motor pode não dar partida:Se o acelerador estiver completamente aberto ou fechado, isso poderá impedir a partida do motor, dependendo do ano, marca e modelo do veículo. Em alguns veículos, um duto de admissão solto pode impedir que o motor dê partida também.
  • Maior consumo de combustível:O aumento do consumo de combustível é outro sinal de alerta que geralmente ocorre com o mau funcionamento da entrada. Essa situação afeta a mistura de combustível e ar e o motor pode receber muito combustível.
  • Gotejamento de combustível do tubo de escape:Em algumas circunstâncias, a placa do acelerador pode não abrir o suficiente ou ficar presa. Essa situação pode fornecer mais combustível do que o motor pode queimar e o excesso de gasolina ou diesel escorrerá do tubo de escape.
  • Como você soluciona problemas do código P2015?

    1. Você deve sempre verificar os boletins de assistência técnica primeiro para ver se algum problema conhecido se aplica ao seu veículo específico.


    2. Você deve verificar outros códigos de falha antes de solucionar o código de erro do P2015.

    3. Realize uma inspeção visual da entrada e dos componentes associados para identificar problemas óbvios, como um duto de entrada solto ou danos físicos.

    4. Verifique a placa do acelerador para ver se ela se move livremente e pode ser aberta ou fechada manualmente. Isso é possível na maioria das entradas, mas nem todas as placas do acelerador podem ser movidas manualmente

    5. Localize a válvula / sensor de controle de funcionamento do coletor de admissão (IMRC).

    6. Inspecione visualmente a válvula quanto a defeitos óbvios, como danos físicos.

    7. Inspecione a condição da fiação que vai para a válvula IMRC para identificar fios gastos, danificados ou quebrados.

    8. Remova o conector e verifique se há problemas de corrosão e danos físicos.

    9. Dependendo da configuração, inspecione o atuador e o sensor.

    Códigos relacionados ao P2015

  • P2005 - Controle do corredor do coletor de admissão preso

  • P2006 - Controle do coletor de admissão preso bloqueado

  • P2007 - Controle do coletor de admissão preso bloqueado

  • P2008 - Circuito de controle do corredor do coletor de admissão / aberto

  • P2009 - Circuito de controle do corredor do coletor de admissão baixo

  • P2010 - Circuito de controle do corredor do coletor de admissão alto

  • P2013 - Circuito de controle do coletor de admissão alto

  • Comente sobre P2015 Sensor / interruptor de posição do atuador de controle de ar do coletor de admissão, banco 1 '' alcance / problema de desempenho da CHERYLTHERESA
    Marca: Hyundai Tucson Modelo: Diesel Ano: 2010 Quilômetros: Aproximadamente 194.850 km Motor: Eu possuo um Hyundai Tucson Diesel SUV, Modelo Ano 2010. Fiz um diagnóstico que indica o seguinte: 1. Sensor de posição do corredor do coletor de admissão / circuito do interruptor Faixa / desempenho ...