P2106 - Sistema de controle do atuador do acelerador (TAC) - modo de potência limitada forçada

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 13 Novembro 2024
Anonim
P2106 - Sistema de controle do atuador do acelerador (TAC) - modo de potência limitada forçada - Códigos De Problema
P2106 - Sistema de controle do atuador do acelerador (TAC) - modo de potência limitada forçada - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P2106 Sistema de controle do atuador do acelerador (TAC) - modo de potência limitada forçada Cablagem, motor TAC, sensor APP, ECM

O que significa o código P2106?

O código de falha OBD II P2106 é definido por todos os fabricantes como "sistema de controle do atuador do acelerador (TAC) - modo de potência limitada forçada") e pode ser definido quando ocorre uma falha no sistema de controle do atuador do acelerador em aplicativos que empregam acelerador acionado por fio ao controle, ou quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) em um aplicativo detectar uma falha em qualquer outro sistema, componente ou controlador que exija que um modo de segurança ou de limpeza seja iniciado para evitar danos adicionais ao sistema, componente ou controlador afetado .


Exemplos típicos dessa configuração de código como resultado de falhas e defeitos que não envolvem controle real do acelerador podem incluir o seguinte, mas observe que os poucos exemplos listados aqui não representam uma lista completa ou exaustiva de todos os exemplos possíveis. Sempre consulte o manual do aplicativo afetado para obter informações detalhadas sobre todas as causas possíveis que podem produzir um modo à prova de falhas nesse aplicativo.

- superaquecimento do motor

Quando o PCM detecta uma temperatura anormalmente alta do motor em algumas aplicações, ele pode iniciar um modo à prova de falhas desativando os sistemas de ignição e injeção de combustível em alguns cilindros. Essa medida permite que o ar de admissão absorva e retire parte do calor do motor passando-o pelo sistema de escape. O número de cilindros que podem ser desativados a qualquer momento depende da aplicação e do grau de superaquecimento.


- Vazamentos de refrigerante

Em algumas aplicações, como em produtos GM, o PCM iniciará um modo à prova de falhas se detectar uma perda significativa de líquido de arrefecimento do motor. A vantagem disso deve ser óbvia, uma vez que a probabilidade de o motor superaquecer é reduzida, se não eliminada.

- Modificações no eixo motor

Alterar as relações finais da engrenagem motriz ou montar rodas de grandes dimensões pode fazer com que o PCM “detecte” sobre ou sob condições de velocidade no motor e / ou transmissão. Nesses casos, o PCM (e possivelmente outros controladores) precisa ser reprogramado para reconhecer as diferentes proporções ou tamanhos de roda. Vale a pena notar, neste ponto, que em algumas aplicações AWD, mesmo uma pequena diferença de tamanho entre as rodas dianteira e traseira pode ativar um modo à prova de falhas.


- ABS, controle de tração, falhas no controle de estabilidade

Deve-se observar que se um modo à prova de falhas é iniciado ou não quando o P2106 é configurado em alguns aplicativos depende tanto do aplicativo quanto da natureza exata do problema. Como o controle de tração e estabilidade compartilham muitos componentes ABS, incluindo os sensores de velocidade das rodas, um problema em um ou mais sensores de velocidade das rodas pode definir esse código e acionar as luzes de aviso dos três sistemas, dependendo da aplicação.

- Problemas de transmissão automática

Embora os problemas reais de transmissão que podem acionar um modo à prova de falhas variem bastante entre os aplicativos, três problemas comuns são componentes de transmissão escorregadia, temperaturas de transmissão anormalmente altas e problemas / falhas de comunicação entre o módulo de controle de transmissão e outros módulos de controle.

- Tensões anormais do sistema

Embora seja relativamente raro que tensões anormais do sistema sejam a causa principal de um modo à prova de falhas, tensões baixas e altas do sistema podem danificar um ou mais módulos de controle. Se isso acontecer, o PCM poderá iniciar um modo à prova de falhas quando os controladores danificados interromperem a comunicação entre os controladores no sistema de barramento CAN (Controller Area Network).

Nos exemplos listados acima, o PCM pode limitar severamente a resposta do acelerador; de fato, seria justo dizer que o PCM efetivamente assume o controle das entradas do acelerador e da resposta do acelerador, a fim de evitar a ocorrência de mais danos aos sistemas, componentes ou controladores, ou impedir o desenvolvimento de situações potencialmente perigosas que podem estar além a capacidade de um motorista médio de controlar ou corrigir.

Felizmente, porém, algumas causas do código P2106 são mais comuns, como falhas no motor de passo e / ou os comutadores de posição no mecanismo de controle do acelerador ou às vezes apenas o acúmulo de carbono no corpo do acelerador que impede o movimento livre da placa do acelerador em toda a sua amplitude de movimento. Muitas aplicações Ford são particularmente suscetíveis ao último problema e, na maioria dos casos, em que esse código está presente em um produto Ford, o problema é facilmente resolvido simplesmente limpando o corpo da borboleta com um solvente aprovado para remover os depósitos de carbono.

Quais são as causas comuns do código P2106?

Conforme declarado em outro lugar, a (s) causa (s) do código P2106 não precisa envolver o sistema de controle do acelerador, exceto nos casos em que é certo que não há outros códigos presentes junto com o P2106.

Nos casos em que outros códigos estão presentes, consulte o manual de reparo do aplicativo para obter informações detalhadas sobre as implicações de todos os códigos registrados para esse aplicativo.

Quais são os sintomas do código P2106?

Os sintomas do código P2106 podem incluir os seguintes

  • Código de problema armazenado e luzes de advertência acesas
  • Pouca ou nenhuma resposta do acelerador
  • A transmissão automática pode não mudar de jeito nenhum
  • Códigos adicionais estarão presentes junto com P2106, mas observe que qualquer sintoma não listado já dependerá do aplicativo, bem como dos problemas reais que fizeram com que o código P2106 fosse definido e uma falha modo de segurança a ser iniciado.
  • Como você soluciona problemas do código P2106?

    OBSERVAÇÕES ESPECIAIS: O código P2106 é um código “informativo” e, em muitos, se não na maioria dos casos, a única função desse código é alertar um driver que o PCM iniciou um modo de segurança devido a um mau funcionamento ou falha de um sistema muitas vezes não está diretamente relacionado ao atuador de controle do acelerador de nenhuma maneira. A menos que aconteça que o atuador do acelerador (ou seu sistema de controle) esteja realmente com defeito, a única outra razão pela qual o atuador do acelerador é referido na definição de código é porque um modo à prova de falhas pode ser realizado com mais facilidade “desconectando ”O atuador do acelerador a partir do pedal do acelerador.

    Na prática, isso significa que, uma vez que esse código é definido, o aplicativo é forçado a entrar no modo de segurança e o mecanismo NÃO responde às entradas do acelerador feitas pelo motorista. Os mecânicos não profissionais devem, portanto, observar que, se o código P2106 estiver presente em um veículo e a definição de código exibida em um leitor de código genérico barato não incluir uma referência a um sistema ou componente específico, esse leitor de código quase certamente não será capaz extrair códigos específicos do fabricante do sistema OBD II e, especialmente, códigos que envolvem o sistema de barramento CAN (Controller Area Network).

    Em outras palavras, se apenas o código P2106 for exibido em qualquer leitor ou scanner de código, significa que a causa raiz do P2106 provavelmente não poderá ser diagnosticada com esse leitor / scanner. Portanto, nos casos em que o equipamento de diagnóstico adequado não esteja disponível, a opção mais sensata é encaminhar o veículo ao revendedor ou outra oficina de reparo competente para diagnóstico e reparo profissional.

    À luz do exposto, deve-se entender que este guia não pode fornecer informações detalhadas de diagnóstico e reparo para o código P2106 que serão válidas para todos os aplicativos em todas as condições possíveis. Portanto, os mecânicos não profissionais devem sempre consultar o manual do aplicativo para obter informações detalhadas sobre as definições exatas de todos os códigos (incluindo códigos pendentes), bem como suas relações entre si, e para P2106. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.

    Passo 1

    Se um equipamento de diagnóstico adequado estiver disponível, registre todos os códigos de falha presentes e todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.

    NOTA: Preste atenção especial aos códigos "flexíveis" ou pendentes durante o processo de digitalização. Embora seja altamente improvável que um ou dois códigos pendentes iniciem um modo à prova de falhas, um ou dois códigos pendentes em combinação com um ou mais códigos ativos diferentes de P2106 muito bem.

    Passo 2

    Consulte o manual do aplicativo que está sendo trabalhado para obter informações detalhadas sobre as causas do código P2106 nessa aplicação específica. Como declarado em outros lugares, alguns aplicativos são mais sensíveis a problemas com o sistema de controle do acelerador do que outros, portanto, investigue essa possibilidade primeiro se o manual o recomendar.

    Execute todos os procedimentos de diagnóstico e teste recomendados pelo fabricante para confirmar ou eliminar o sistema de controle do acelerador como a causa raiz do código P2106. Faça os reparos conforme necessário, limpe o código e opere o veículo para ver se o código retorna.

    etapa 3

    Se o código e os sintomas persistirem, mas o sistema de controle do acelerador for bom e livre de defeitos, falhas, mau funcionamento e / ou problemas elétricos intermitentes, considere a opção de encaminhar o veículo a uma oficina para diagnóstico e reparo profissional.

    Embora seja possível para mecânicos não profissionais diagnosticar e reparar o código P2106 com êxito por meio de um processo de resolução de todos os outros códigos na ordem em que foram armazenados, esse curso de ação NÃO é recomendado onde dados de falha completos e inequívocos não possam ser extraídos de o sistema OBD II.

    Além disso, lembre-se de que, devido ao grande número de possíveis causas raiz do código P2106, um mecânico não profissional também exigiria acesso a um conjunto completo de dados de referência para o aplicativo afetado, alguns dos quais são extremamente difíceis de obter. Portanto, se a Etapa 1 não resolver o problema, a melhor opção é remeter o pedido de diagnóstico e reparo profissional.

    Códigos relacionados ao P2106

  • P2104 - Relacionado ao "Sistema de controle do atuador do acelerador - marcha lenta forçada"
  • P2105 - Relacionado ao "Sistema de controle do atuador do acelerador - desligamento forçado do motor"
  • Ford Explorer 2004
    Ford Explorer 2004, XLT Pkg. 4.0 SOCH V6, 83K milhas, 2WD, 5 velocidades automática, sem pacote de reboque A CEL acendeu junto com a luz do veículo de serviço. Veículo dirigiu o mesmo. Cerca de dois dias atrás, a CEL partiu, mas o veículo começou a hesitar e, quando você pisa no acelerador, ele hesita.
  • Aveo menos poder do que o habitual .... às vezes
    Por favor, preencha o seguinte para fazer uma pergunta. FAZER: Chev MODELO: Aveo ANO: 2006 MILHAS: 70000 MOTOR: 1.6 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA ... Baixa potência, mas não o tempo todo. Obtendo os códigos P2106, P2110, P2135 e P1516. Lendo muito sobre o sensor de posição do acelerador e ...