Contente
- O que significa o código P0127?
- Quais são as causas comuns do código P0127?
- Quais são os sintomas do código P0127?
- Como você soluciona problemas do código P0127?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Passo 4
- Etapa 5
- Códigos relacionados a P0127
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0127 | Temperatura do ar de admissão muito alta | Cablagem curta à terra, sensor IAT 2, falha mecânica, ECM |
O que significa o código P0127?
O código de falha OBD II P0127 é um código genérico definido como “Temperatura do ar de admissão muito alta” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma tensão de sinal anormalmente alta do sensor IAT (Temperatura do ar de admissão). Observe que este código se refere a uma alta voltagem no circuito de controle do sensor IAT, e NÃO à temperatura real do ar de admissão.
Em um sistema totalmente funcional, o PCM usa dados de entrada do sensor MAF (Mass Airflow) e do sensor IAT para calcular estratégias de fornecimento de combustível. Enquanto o sensor MAF monitora o volume total de ar que entra no motor, o sensor IAT monitora a temperatura real do ar de admissão.
A temperatura do ar de admissão desempenha um papel crítico no gerenciamento de combustível, pois quanto mais quente o ar de admissão, menos denso ele se torna, o que significa que, para manter uma mistura estequiométrica (14.7: 1) de combustível de ar, o PCM precisa adaptar continuamente o volume de combustível entregue pelos injetores ao volume de ar disponível, cuja densidade varia conforme a temperatura muda.
Na maioria das aplicações, o sensor IAT é um termistor simples cuja resistência muda conforme a temperatura do ar que flui através dele. Na prática, o PCM fornece uma voltagem de referência de 5 volts ao sensor, cuja voltagem muda em relação direta às mudanças na resistência do elemento sensor. As mudanças na resistência são sinalizadas para o PCM através de um fio de sinal dedicado, para ser interpretado pelo PCM como mudanças na temperatura do ar de admissão.
Observe que é comum que tensões de sinal anormalmente altas sejam interpretadas como temperaturas do ar de admissão impossivelmente altas. Em alguns casos, um scanner pode indicar uma temperatura do ar de admissão de centenas de graus, o que é claramente impossível. Assim, quando o PCM detecta uma tensão de sinal que excede a tensão máxima permitida, o PCM define o código P0127 e também pode acender uma luz de aviso.
A imagem abaixo mostra um típico sensor de temperatura do ar de admissão. Observe, porém, que a aparência e a localização desses sensores variam amplamente entre aplicativos e fabricantes; portanto, consulte o manual do aplicativo para identificar / localizar o sensor IAT corretamente, a fim de evitar erros de diagnóstico.
Quais são as causas comuns do código P0127?
Algumas causas comuns de P0127 podem incluir os seguintes
Quais são os sintomas do código P0127?
Alguns sintomas comuns do código P0127 podem incluir os seguintes
Como você soluciona problemas do código P0127?
NOTA: Além de um scanner / leitor de código, um termômetro baseado em infravermelho e um secador de cabelo serão mais úteis no diagnóstico desse código.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
NOTA: Se houver outros códigos, consulte o manual para determinar sua relação com P0127. Observe, no entanto, que os códigos que foram armazenados após P0127 provavelmente foram configurados como resultado de P0127, mas em todos os casos em que outros códigos precedem P0127, esses códigos devem ser resolvidos antes que seja feita uma tentativa de diagnosticar P0127. Não fazer isso quase certamente resultará em erro de diagnóstico, perda de tempo e substituição desnecessária de peças e componentes.
Passo 2
Consulte o manual para localizar o sensor IAT. Determine também o código de cores e a função de cada fio no conector / chicote do sensor.
NOTA: Verifique se o conector está preso com segurança, pois é comum que esse conector seja desfeito após a manutenção de rotina.
etapa 3
Realize uma inspeção visual completa do conector e da fiação do sensor. Procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos. Faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário.
Passo 4
Se nenhum dano visível à fiação for encontrado, prepare-se para executar verificações de tensão de referência, resistência, integridade do aterramento e continuidade, de acordo com as instruções do manual em toda a fiação associada. Entretanto, certifique-se de desconectar toda a fiação do PCM para evitar danificar o controlador durante o teste de resistência. Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário, se forem encontrados desvios.
NOTA 1: Preste atenção especial à tensão de referência e aos circuitos de sinal. Se não houver tensão de referência, consulte o manual superior para determinar o procedimento correto a seguir para verificar se o PCM está realmente fornecendo uma tensão de referência. Caso contrário, substitua o PCM, mas lembre-se de que, se os circuitos de tensão de referência no PCM estiverem com defeito, vários outros sensores também serão afetados.
NOTA 2: Tensões de sinal anormalmente altas geralmente são causadas por curtos-circuitos com bateria positiva entre o fio do sinal e outros fios "ativos". Portanto, verifique todo o comprimento do fio de sinal quanto a sinais de curto-circuito.
Passo 4
Se todos os valores elétricos no circuito verificarem, remova o sensor IAT do tubo de entrada, mas deixe o conector conectado. Use o secador de cabelo para aquecer suavemente o sensor enquanto monitora a saída do sensor no scanner. Dependendo da aplicação, a tensão muda para cima ou para baixo à medida que o sensor é aquecido. Use o termômetro infravermelho para obter várias leituras AACCURATE da temperatura do sensor e compare-as com a tabela de temperatura / tensão dos fabricantes.
Substitua o sensor IAT por uma substituição OEM se alguma leitura de temperatura obtida não concordar com os valores especificados pelo fabricante.
Etapa 5
Limpe todos os códigos após a conclusão de todos os reparos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo para verificar se o código retorna. No caso improvável de que este ou qualquer outro código retorne, suspeite de uma falha intermitente na fiação ou no próprio sensor.
Lembre-se de que muitos sensores de pós-venda não oferecem o mesmo nível de precisão ou sensibilidade que as substituições de OEM. Portanto, se o sensor IAT for substituído por uma unidade de pós-venda, substitua-o por um novo sensor padrão do OEM antes de tentar localizar uma falha intermitente. Se, no entanto, a falha persistir, apesar da instalação de um sensor OEM, a melhor opção é encaminhar o veículo a uma instalação de reparo competente para diagnóstico e reparo profissional.
Códigos relacionados a P0127
Embora não haja códigos conhecidos diretamente relacionados a P0127 - “Temperatura do ar de admissão muito alta”, várias questões relacionadas ao MAF podem contribuir para o estabelecimento de P0127. Observe, no entanto, que os códigos relacionados ao MAF contribuintes dependem amplamente da marca e modelo.