Contente
- O que significa o código P0196?
- Quais são as causas comuns do código P0196?
- Quais são os sintomas do código P0196?
- Como você soluciona problemas do código P0196?
- Códigos relacionados a P0196
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0196 | Sensor de temperatura do óleo do motor (EOT) | Sensor EOT |
O que significa o código P0196?
Se o motor é o coração do seu veículo, o óleo do motor é o sangue. Sem o óleo do motor para lubrificar centenas de peças metálicas em movimento, algumas delas separadas por menos do que a largura de um cabelo humano, seu motor superaqueceria rapidamente e se soldaria em um pedaço inútil de metal. O óleo do motor, além da lubrificação, também é a principal maneira pela qual o calor é removido do motor, e é por isso que algumas bandejas de óleo têm aletas de refrigeração e alguns motores são equipados com radiadores de óleo. Algumas aplicações, como reboque ou corrida, exigem a instalação de resfriadores de óleo auxiliares para manter a lubrificação, o resfriamento e o funcionamento adequados do motor.
A temperatura do óleo é importante porque a temperatura excessiva pode levar a queima, superaquecimento do motor e perda de lubrificação. O módulo de controle do motor (ECM) usa o sensor de temperatura do óleo do motor (EOT) para monitorar a temperatura do óleo. O sinal EOT também é utilizado pelo painel de instrumentos se o veículo estiver equipado com um medidor de temperatura do óleo ou uma luz avisadora da temperatura do óleo. Se o ECM detectar um problema com o sinal EOT, ele definirá um código de diagnóstico de falha (DTC) na memória do sistema e acenderá a lâmpada indicadora de falha (MIL).
Por exemplo, se o motor estiver desligado por algumas horas na partida do motor, o ECM pressupõe que a EOT deve medir aproximadamente o mesmo que os sensores IAT e ECT (temperatura do ar de admissão e temperatura do líquido de arrefecimento do motor). Se as leituras de EOT forem desativadas em mais de alguns graus, o ECM assumirá uma falha no EOT ou em seu circuito. Após a partida do motor, ele monitora a EOT e calcula a temperatura do aquecimento do óleo dentro de um certo período de tempo. Se a temperatura medida do óleo não ultrapassar um determinado limite dentro desse prazo, o ECM assumirá uma falha. O DTC P0196 é definido como "Erro na faixa / desempenho do sensor de temperatura do óleo do motor (EOT)".
Quais são as causas comuns do código P0196?
Dependendo do ano, marca e modelo, o DTC P0196 pode ter várias causas. Além de um sensor EOT com defeito, aqui estão algumas das causas mais comuns:
Quais são os sintomas do código P0196?
Além da MIL, você pode não perceber nada. Por outro lado, você pode observar outros sintomas, como superaquecimento devido a problemas de líquido de arrefecimento, baixo nível de óleo ou lodo de óleo do motor. A falta de calor na cabine pode ser outro sintoma, especialmente se você tiver problemas com o termostato ou estiver dirigindo no frio extremo.
Como você soluciona problemas do código P0196?
Geralmente, um DTC de alcance / desempenho, como o DTC P0196, refere-se ao ECM vendo um sinal que não é lógico. Por exemplo, se a temperatura ambiente for de 50 ° F e o veículo estiver parado por quatro horas, o ECM espera ver a temperatura do óleo do motor em torno de 50 ° F. Se estiver lendo 330 ° F ou -50 ° F, isso seria considerado uma falha. Da mesma forma, se a temperatura medida do óleo não subir acima de 115 ° F dentro de 15 minutos de condução, dependendo do veículo e de outras condições, o ECM pode considerar isso como uma falha. Devido a esses parâmetros de configuração do DTC, existem certas condições de direção que podem definir uma falha de faixa, mesmo que não haja nenhum problema. Temperaturas ambientes extremamente frias podem não permitir que o motor e o óleo aqueçam adequadamente, enquanto rebocar uma colina ou correr o veículo pode levar a temperaturas do óleo mais altas do que o esperado, as quais podem causar uma falha fora da faixa.
Além de condições extremas, a solução de problemas da EOT e seu circuito é bastante simples. O sensor é semelhante ao IAT, um termistor de 5 V com dois fios, que altera a resistência com base na temperatura. O ECM lê a tensão de entrada, calculando a temperatura do óleo com base nisso.