P0258 - Bomba de injeção B, rotor / came - circuito baixo

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P0258 - Bomba de injeção B, rotor / came - circuito baixo - Códigos De Problema
P0258 - Bomba de injeção B, rotor / came - circuito baixo - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0258 Bomba de injeção B, rotor / came - circuito baixo Fiação curta à terra, bomba de injeção, ECM

O que significa o código P0258?

O código de falha OBD II P0258 é definido como "Controle de medição de combustível da bomba de injeção" B "baixo (came / rotor / injetor)" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma variação entre a tensão do sinal fornecida ao combustível eletrônico atuador de controle e a voltagem do sinal retornada pelo sensor de controle de medição de combustível. Observe que este código se aplica exclusivamente a motores a diesel. "B" refere-se especificamente ao circuito de controle do atuador de controle de combustível na bomba de pressão. Este é o dispositivo que controla a quantidade de combustível que entra na bomba. Os códigos "A" são mais relevantes para os mesmos problemas elétricos no sensor de pressão no trilho de combustível que gera a tensão do sinal que regula a largura do pulso e o tempo de injeção.


Todos os sistemas de injeção de diesel de trilho comum usam um dispositivo conhecido como "atuador eletrônico de controle de combustível" para medir a quantidade de combustível que é permitido entrar na (s) câmara (s) de bombeamento real de uma bomba de combustível de alta pressão a diesel. Portanto, este dispositivo determina a quantidade e a pressão do combustível que é finalmente entregue ao trilho de combustível. Entretanto, a pressão no trilho de combustível precisa ser controlada dentro de uma faixa muito estreita: existem várias maneiras de fazer isso, mas para garantir que a pressão real no trilho de combustível corresponda à pressão nominal de projeto, a maioria das aplicações utiliza um sensor de resistência variável para comunicar a pressão real ao PCM.

O sensor de pressão converte a pressão do combustível em uma tensão de sinal, que o PCM usa para calcular a largura do pulso do injetor (medido em milissegundos) e o tempo de injeção (medido em graus antes do ponto morto superior) para garantir que a quantidade correta de combustível seja injetada nos cilindros sob todas as condições operacionais. Assim, as tensões de sinal do atuador de controle eletrônico de combustível e do sensor de controle de medição de combustível devem estar de acordo para que o PCM possa calcular uma estratégia de fornecimento de combustível apropriada para garantir a operação eficiente do motor em todas as velocidades e cargas do motor.


Em algumas aplicações, o código P0258 será definido e uma luz de aviso será acionada após uma única falha, enquanto em outras, são necessários vários ciclos de falha antes que o código seja definido e a luz de advertência acenda.

A imagem abaixo mostra um esquema simplificado de um sistema típico de controle de pressão de combustível. Observe a localização do atuador de controle de combustível na bomba de alta pressão e a localização do sensor de pressão no trilho de combustível. Observe também que, embora esse sistema específico utilize uma bomba de elevação elétrica no tanque de combustível, nem todas as aplicações são equipadas.

Nota:

Os códigos de entrada baixa do circuito geralmente são o resultado de tensões baixas da bateria (que podem ter muitas causas possíveis), conexões ruins através de conectores elétricos ou fiação previamente reparada, além de corrosão nos conectores elétricos. Outras possíveis causas de baixas tensões de entrada incluem má instalação de componentes de pós-venda, componentes de pós-venda de baixa qualidade, como fusíveis, relés e interruptores, e modificação do sistema elétrico que pode incluir o uso de condutores que não são classificados para uso em uma aplicação específica. No entanto, conexões ruins geralmente resultam em altas resistências em algumas partes do circuito, e é por isso que é importante realizar verificações de resistência e continuidade durante o procedimento de diagnóstico.


Quais são as causas comuns do código P0258?

Uma das causas mais comuns de P0235 é um fluxo restrito de combustível para a bomba de alta pressão. Restrições comuns são filtros ou filtros de combustível obstruídos ou sujos. Outras causas possíveis podem incluir os seguintes

  • Contaminação de combustível por bactérias, ceras dissolvidas e corrosão causada pela água no combustível.
  • Fiação e conectores queimados, danificados, em curto ou corroídos. Circuitos abertos causados ​​pela vibração do motor também são comuns.
  • Sensor de pressão de combustível com defeito.
  • Atuador de controle de combustível com defeito.
  • Bombas de alta pressão com defeito.
  • Bombas elétricas defeituosas (quando instaladas)
  • Solenóides de corte de combustível com defeito (quando instalados).
  • Circuito (s) do atuador de controle de combustível com falha ou com falha no PCM. Observe que este é um evento relativamente raro, e a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer controlador seja substituído.
  • Quais são os sintomas do código P0258?

    Dependendo do grau de variação entre as tensões do sinal, os sintomas desse código podem não ser piores que um código armazenado e uma luz de aviso acesa. No entanto, alguns sintomas podem ser graves e podem incluir os seguintes

  • Condições de partida difíceis ou inexistentes podem se desenvolver em alguns casos.
  • Fumo excessivo do tubo de escape pode estar presente.
  • Pode estar presente uma marcha lenta ou lenta.
  • Má aceleração e perda de energia podem ocorrer.
  • O veículo pode hesitar com a aceleração.
  • Economia de combustível reduzida.
  • Como você soluciona problemas do código P0258?

    NOTA 1: Em muitos casos em que o código P0252 está presente, o problema envolve um filtro de combustível entupido ou sujo que restringe o fluxo de combustível à bomba de alta pressão. Observe também que a maioria das bombas de pressão é equipada com filtros de malha fina no ponto de entrada que também podem restringir o fluxo de combustível quando ficam entupidos. Portanto, é recomendável que o filtro e o filtro de combustível sejam verificados como uma primeira etapa no processo de diagnóstico para economizar tempo e evitar um possível diagnóstico incorreto. Consulte o manual da aplicação que está sendo trabalhada para obter a localização exata do filtro de combustível embutido.

    NOTA 2: Os sistemas de combustível diesel são suscetíveis ao crescimento de colônias bacterianas que podem obstruir linhas e filtros de combustível. Certifique-se de verificar o sistema de combustível quanto à presença de crescimento bacteriano antes de iniciar um procedimento de diagnóstico. Tome as medidas corretivas necessárias para remover todos os crescimentos bacterianos e colônias do sistema de combustível para evitar uma recorrência contínua desse código.

    NOTA 3: Se o código aparecer logo após o primeiro uso do biodiesel, inspecione as linhas de combustível e filtre a presença de uma substância cerosa. O biodiesel é um excelente solvente e, nos sistemas diesel mais antigos, dissolve as várias ceras que o diesel comum deposita nas paredes do tanque de combustível e nas linhas de combustível por longos períodos. A única maneira de eliminar o sistema de combustível de ceras dissolvidas é limpar o tanque e as linhas / sistema de combustível quimicamente.

    Passo 1

    Supondo que o filtro de combustível e os filtros estejam limpos e que não haja evidência de corrosão ou contaminação de qualquer tipo no sistema de combustível, registre todos os códigos presentes e todos os dados disponíveis do quadro de congelamento. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.

    Passo 2

    Consulte o manual sobre localização, roteamento, função e código de cores de toda a fiação associada e faça uma inspeção visual completa de toda a fiação e conectores. Procure por fiação queimada, danificada, em curto ou corroída e repare todas as falhas encontradas. Limpe todos os códigos após os reparos e verifique novamente o sistema para verificar se o código retorna.

    Se a falha persistir, execute verificações de tensão, resistência, aterramento e continuidade de referência em todas as fiações associadas. Compare as leituras obtidas com os valores indicados no manual e repare a fiação ou substitua os componentes para garantir que todas as leituras estejam dentro das especificações do fabricante. Limpe todos os códigos e teste novamente o sistema para ver se o código retorna.

    GORJETA: Ao realizar verificações de resistência e continuidade, preste atenção especial às leituras obtidas entre os

  • driver de controle de injeção de combustível incorporado ao PCM e ao controlador de combustível,
  • e entre o sensor de controle de medição de combustível, o controlador de combustível e o PCM.
  • Esses valores devem corresponder exatamente aos indicados no manual (ou muito próximos). Em alguns aplicativos, uma variação de apenas alguns por cento pode fazer com que P0258 seja definido. Observe que o PCM e outros controladores devem ser desconectados do sistema para evitar danos aos controladores.

    NOTA 1: Se o veículo tiver uma condição de não arranque, preste atenção especial ao solenóide de corte de combustível (quando instalado) localizado na bomba. A tensão de entrada desse solenóide é geralmente igual à tensão da bateria, portanto verifique se a tensão da bateria está sendo fornecida ao solenóide. Se a tensão da bateria estiver presente, mas o solenóide não abrir, substitua o solenóide de corte de combustível e teste novamente o sistema.

    NOTA 2: Se o veículo estiver equipado com uma bomba de elevação elétrica no tanque, agora seria uma boa hora para testar seu circuito de controle quanto à resistência, tensão de referência, terra e continuidade. Compare as leituras obtidas com as indicadas no manual e faça os reparos adequados para garantir que todos os valores estejam em conformidade com as especificações. Se todos os valores estiverem OK, mas o código persistir, remova a bomba e teste-a de acordo com as instruções fornecidas no manual. Substitua a bomba se ela não estiver em conformidade com as especificações. Limpe todos os códigos e teste novamente o sistema para ver se o código retorna.

    etapa 3

    Se a falha persistir e for certo que o solenóide de desligamento de combustível e a bomba de elevação (se instalados) funcionem corretamente, consulte o manual do procedimento sobre como testar a pressão do combustível no trilho de combustível. Este teste requer o uso de um medidor de pressão de combustível diesel dedicado, mas certifique-se de seguir as instruções do manual à risca.

    Compare o resultado da pressão de teste obtido com os valores indicados no manual. Observe que, mesmo que a pressão do combustível no trilho esteja dentro das especificações, o volume de combustível fornecido pela bomba pode não estar dentro dos limites aceitáveis ​​durante um determinado período de tempo. Se for esse o caso, o motor poderá dar partida, mas será desligado logo após ou assim que a velocidade do motor for aumentada.

    NOTA: Testar o volume de combustível geralmente requer equipamento especializado, mas uma maneira de fazê-lo é simplesmente deixar o manômetro conectado quando o motor é ligado. Se o problema for o volume de combustível, o medidor mostrará claramente uma queda de pressão assim que o motor for desligado.

    AVISO: Os sistemas de injeção de diesel funcionam com pressões extremamente altas e ferimentos graves ou até morte podem resultar de procedimentos incorretos de teste de pressão ou ignorando as precauções básicas de segurança, que serão descritas no manual.

    PASSO 4

    Se o motor desligar ou funcionar de forma desigual, mas o manômetro não mostrar uma queda ou aumento da pressão além dos limites aceitáveis, é provável que o sensor de pressão do combustível esteja com defeito. Pode haver um sinal inválido para o PCM, portanto, consulte o manual sobre os procedimentos de teste adequados para este sensor. Consulte o manual sobre o procedimento correto para testar o sensor de pressão e substitua o sensor de pressão se as leituras de resistência obtidas não estiverem dentro das especificações do fabricante. Limpe todos os códigos e teste novamente o sistema para ver se o código retorna.

    AVISO: Antes de remover o sensor de pressão, siga as instruções no manual sobre como liberar com segurança a pressão residual no sistema de combustível. Lesões pessoais graves podem resultar de não seguir as instruções exatamente.

    Etapa 5

    Se a falha ainda persistir neste momento, mas todas as leituras de teste elétrico estiverem dentro das especificações, é provável que o atuador eletrônico de controle de combustível esteja com defeito. No entanto, se o combustível estiver sendo entregue ao trilho de combustível na pressão e volume corretos na maioria das vezes, é mais provável que exista uma falha elétrica intermitente.

    Um atuador de controle de combustível com defeito afetará diretamente a entrega de combustível ao trilho, mas também uma bomba de combustível de alta pressão com defeito. Portanto, se o combustível não estiver sendo fornecido na taxa e pressão corretas, mas toda a fiação sair OK, a substituição do atuador de controle de combustível poderá resolver o problema, mas não resolverá o problema se a bomba de alta pressão estiver com defeito.

    Nesse ponto, a melhor opção seria encaminhar o veículo para diagnóstico e reparo profissional. A repetição de testes elétricos em condições variadas até que uma possível falha elétrica intermitente seja encontrada e reparada pode ser possível para mecânicos não profissionais, mas o diagnóstico de problemas internos em uma moderna bomba de combustível diesel de alta pressão NÃO deve ser tentado por não profissionais.

    Códigos relacionados a P0258

  • P0251 - Relaciona-se aMau funcionamento do controle de medição de combustível da bomba de injeção “A” (came / rotor / injetor) ”
  • P0252 - Relaciona-se a Controle / Medição de Combustível da Bomba de Injeção “A” Faixa / Desempenho (Cam / Rotor / Injetor) ”
  • P0253 - Relaciona-se aControle de medição de combustível da bomba de injeção “A” baixo (came / rotor / injetor) ”
  • P0254 - Relaciona-se aControle de Medição de Combustível da Bomba de Injeção “A” Alto (Cam / Rotor / Injetor) ”
  • P0255 - Relaciona-se aControle de medição de combustível da bomba de injeção “A” intermitente (came / rotor / injetor) ”
  • P0256 - Relaciona-se aMau funcionamento do controle de medição de combustível da bomba de injeção “B” (came / rotor / injetor) ”
  • P0257 - Relaciona-se a Controle de medição de combustível da bomba de injeção “B” Faixa / desempenho (came / rotor / injetor) ”
  • P0258 - Relaciona-se aControle de medição de combustível da bomba de injeção “B” baixo (came / rotor / injetor) ”
  • P0259 - Relaciona-se aControle de Medição de Combustível da Bomba de Injeção “B” Alto (Cam / Rotor / Injetor) ”
  • P0260 - Relaciona-se aControle de medição de combustível da bomba de injeção “B” intermitente (came / rotor / injetor) ”
  • As letras "A" e "B" não se referem a bombas, mas a diferentes partes do sistema de controle de pressão de combustível.

    "B" refere-se especificamente a baixas / altas / intermitentes / falhas elétricas no circuito de controle do atuador de controle de combustível na bomba de pressão. Este é o dispositivo que controla a quantidade de combustível que entra na bomba.

    "A" é mais relevante para os mesmos problemas elétricos no sensor de pressão no trilho de combustível que gera a tensão do sinal que regula a largura do pulso e o tempo de injeção.