Contente
- O que significa o código P0237?
- Onde está localizado o sensor P0237?
- Quais são as causas comuns do código P0237?
- Qual o custo do reparo do código P0237?
- Quais são os sintomas do código P0237?
- Quais são as soluções comuns para o código P0237?
- Qual a gravidade do código P0237?
- Quão seguro ainda é dirigir o carro com o código P0237?
- Quão difícil é reparar o código P0237?
- Quais são os erros comuns ao reparar o código P0237?
- Como você soluciona problemas do código P0237?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Códigos relacionados a P0237
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0237 | Sensor A de pressão absoluta do coletor (MAP) A, entrada baixa do sistema TC | Fiação curta à terra, sensor MAP, ECM |
O que significa o código P0237?
O código de falha OBD II P0237 é um código genérico que é definido como "sensor de pressão absoluta do coletor (MAP)" A ", entrada baixa do sistema TC" e é definido quando o PCM Powertrain Control Module) detecta uma leitura anormalmente baixa do impulso do turbocompressor sensor de pressão. Observe que, em algumas aplicações, o sensor de pressão de aumento do turbocompressor e seu circuito podem ser rotulados com uma letra diferente de "A", pois não há regra ou convenção definida em relação à rotulagem dos sensores.
Na maioria das aplicações, o sensor de pressão de sobrealimentação do turbocompressor é um sensor sensível à pressão cuja resistência muda conforme a pressão de sobrealimentação muda. Esse sensor geralmente é fornecido com uma tensão de referência de 5 volts pelo PCM; À medida que a pressão de reforço muda, a resistência do elemento sensor muda em proporção direta à mudança na pressão. A resistência à mudança faz com que mais ou menos corrente passe pelo sensor, que altera a tensão de referência e depois é transmitida de volta ao PCM através de um circuito de sinal dedicado.
O PCM interpreta a tensão do sinal como pressão e, se a tensão do sinal cair abaixo de um valor mínimo admissível predeterminado, o PCM reconhece que não pode controlar a pressão de reforço de forma eficaz e definirá o código P0237 e, como resultado, acenderá uma luz de aviso. Observe que, no caso do código P0237, o valor mínimo permitido da pressão é geralmente 9 PSI (ou mais) menor que o valor mínimo permitido definido pelo fabricante.
Onde está localizado o sensor P0237?
Na maioria das aplicações, o sensor está localizado no coletor de admissão, embora não haja um local definido para o sensor de pressão de impulso do turbocompressor. Sempre consulte o manual da aplicação afetada para localizar e identificar o sensor de pressão de aumento do turbocompressor corretamente, pois pode haver vários outros sensores de pressão localizados no coletor de admissão, dentro ou perto dele.
A imagem abaixo mostra um sensor de pressão de aumento típico do turbocompressor, mas lembre-se de que a aparência, a construção e os conectores de fiação desses sensores variam muito entre os fabricantes.
Quais são as causas comuns do código P0237?
Algumas causas comuns do código P0237 podem incluir os seguintes
Qual o custo do reparo do código P0237?
Se for necessário substituir apenas o sensor auxiliar, o reparo não deve custar mais do que US $ 200. Observe, no entanto, que essa estimativa não inclui encargos trabalhistas ou taxas e impostos relevantes se o reparo for realizado por uma oficina, a maioria dos quais adicionará um encargo trabalhista mínimo de uma hora ao custo da peça para substituir esse sensor.
Outros reparos dependem da natureza da falha e do aplicativo. Observe, porém, que o custo da substituição de um turbo-carregador pode chegar a vários milhares de dólares.
Quais são os sintomas do código P0237?
Alguns sintomas comuns do código P0237 podem incluir os seguintes
Quais são as soluções comuns para o código P0237?
As soluções para o código P0237 geralmente incluem os seguintes
Qual a gravidade do código P0237?
Além do fato de que sérios problemas de dirigibilidade podem se desenvolver se esse código não for resolvido em tempo hábil, podem ocorrer danos graves, se não sempre fatais, ao motor e ao turbocompressor, se a baixa pressão de impulso for o resultado de falha mecânica do turbo carregador.
Quão seguro ainda é dirigir o carro com o código P0237?
Idealmente, um veículo no qual o código P0237 está presente não deve ser conduzido e, especialmente, não no trânsito, porque problemas sérios de dirigibilidade podem surgir inesperadamente. Se isso acontecer, o veículo poderá ser imobilizado inesperadamente, o que apresenta riscos óbvios de segurança para os ocupantes e outros usuários da via.
Quão difícil é reparar o código P0237?
Apenas testar e substituir o sensor de pressão de aumento do turboalimentador não deve apresentar ao mecânico não profissional médio dificuldades indevidas, pois o sensor é e sua fiação é fácil de acessar na maioria das aplicações. Observe que, além de um multímetro digital de boa qualidade, uma bomba de pressão portátil equipada com um medidor graduado pode ser útil no diagnóstico desse código se um scanner adequado não estiver disponível.
Observe, porém, que nos casos em que o turboalimentador está danificado ou não está funcionando corretamente, podem ser necessárias ferramentas e equipamentos especiais para remover o turboalimentador para inspeção, teste e substituição. Nesses casos, a melhor opção é encaminhar o veículo ao revendedor ou outra instalação de reparo competente para obter assistência profissional.
Quais são os erros comuns ao reparar o código P0237?
Erros comuns ao lidar com o código P0237 podem incluir os seguintes
Como você soluciona problemas do código P0237?
NOTA: Observe que o código P0237 refere-se especificamente a pressões de impulso anormalmente baixas que provavelmente resultam de um turbo compressor danificado, assim como resultam de um sensor ou fiação defeituosos. Por esse motivo, é imperativo inspecionar o turbocompressor quanto a evidências de danos ou ter a pressão de sobrealimentação testada profissionalmente para eliminar ou confirmar um turbocompressor danificado como a causa principal desse código. Não fazer isso como a primeira etapa do procedimento de diagnóstico / reparo pode resultar em erros de diagnóstico, perda de tempo e possíveis danos ao motor.
Passo 1
Registre todo o código de falha presente, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
NOTA: Se outros códigos estiverem presentes, especialmente os códigos relacionados ao portão de resíduos do turboalimentador ou ao sistema de controle do portão de resíduos, esses códigos deverão ser resolvidos antes é feita uma tentativa de diagnosticar P0237. Não fazer isso resultará em um diagnóstico incorreto e na incapacidade de resolver P0237.
Supondo que nenhum outro código esteja presente, todo o trato de entrada foi inspecionado quanto a vazamentos ou obstruções e que o turbocompressor está livre de danos e em bom estado de funcionamento, consulte o manual para localizar o sensor de pressão de impulso e toda a fiação associada e conectores. Além disso, determine a função e o código de cores de toda a fiação associada para evitar um diagnóstico incorreto posteriormente.
Passo 2
Na maioria das aplicações, é necessária uma condição KOEO (chave no motor desligado) para testar tensões de referência, sp para verificar o circuito de tensão de referência do sensor de impulso, que deve transportar 5V, ou muito próximo a ele. Se não houver tensão, consulte o manual para obter detalhes sobre o procedimento a seguir para verificar se o PCM está realmente fornecendo uma tensão de referência.
AVISO: Tome muito cuidado durante esta etapa para não causar curto-circuitos acidentais no conector PCM que possam destruir o PCM. NÃO desconecte o conector PCM neste momento, a menos que o manual indique claramente que ele deve ser desconectado e use apenas adaptadores de back-probing adequados nas sondas do multímetro para testar o pino CORRETO para a tensão de referência.
Se o PCM estiver fornecendo a tensão de referência correta, localize e repare o circuito aberto no circuito de tensão de referência. Se, no entanto, o PCM não fornecer uma tensão de referência, substitua-o de acordo com as instruções fornecidas no manual.
etapa 3
Se a tensão de referência verificar, execute testes de resistência e continuidade nos circuitos de terra e de tensão do sinal, mas certifique-se de desconectar toda a fiação relevante do PCM para evitar danificar o controlador durante esta etapa.
Preste atenção especial à resistência do fio do sinal. Se esse valor não estiver de acordo com o valor indicado no manual, substitua o fio ou faça os reparos necessários para garantir que a resistência do circuito esteja dentro da faixa especificada pelo fabricante.
Passo 4
Se todos os valores elétricos na fiação dos sensores forem verificados, teste a resistência do próprio sensor, pois esse valor é um indicador razoavelmente bom de sua condição geral. Substitua o sensor se sua resistência não estiver de acordo com o valor indicado, mas use apenas peças de reposição OEM para garantir a operação adequada do sensor de substituição.
Se o uso do scanner puder monitorar fluxos de dados ao vivo, reduza sua função de monitoramento para monitorar apenas a operação do sensor de pressão de sobrealimentação. Supondo que todos os reparos estejam concluídos, ligue o motor e levante o motor lentamente enquanto monitora a tela do scanner. Em alguns scanners, a pressão de reforço real será exibida, enquanto em outros, apenas um valor de tensão pode ser exibido.
Em todos os casos, porém, o valor da pressão de reforço exibido deve subir suavemente à medida que a velocidade do motor aumenta, até que a pressão máxima permitida seja atingida. Nesse ponto, o valor exibido deve permanecer razoavelmente constante; qualquer desvio grande ou irregular deste valor indica uma falha intermitente na fiação ou uma falha intermitente no próprio sensor de pressão de sobrealimentação.
Se o scanner não puder monitorar fluxos de dados ao vivo, use o multímetro para monitorar a tensão do sinal à medida que a velocidade do motor aumenta. No entanto, o valor máximo exibido deve ser comparado com a tabela de pressão / tensão no manual para verificar se a pressão máxima de reforço está sendo desenvolvida na velocidade especificada do motor.
Etapa 5
Limpe todos os códigos após a conclusão de todos os reparos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo para verificar se o código retorna. Se o código não retornar imediatamente, o reparo poderá ser considerado bem-sucedido.
Se, no entanto, o código retornar, repita todos os testes descritos acima até que a falha seja encontrada e reparada, mas observe que esses tipos de falhas podem ser extremamente desafiadores e demorados para serem encontrados e reparados. Assim, se houver suspeita de uma falha intermitente e as etapas 1 a 4 não resolverem o problema, a opção mais sensata seria encaminhar o veículo a uma instalação de reparo competente para diagnóstico e reparo profissional.
Códigos relacionados a P0237