P00AA - Circuito do sensor de temperatura 1 do ar de admissão

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 28 Janeiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
P00AA - Circuito do sensor de temperatura 1 do ar de admissão - Códigos De Problema
P00AA - Circuito do sensor de temperatura 1 do ar de admissão - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P00AA Circuito do sensor 1 de temperatura do ar de admissão -

O que significa o código P00AA?

O código de falha OBD II P00AA é um código genérico que é definido como "Banco de circuitos 2 do sensor de temperatura do ar de admissão 2" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma falha no (s) circuito (s) de controle e / ou sinal sensor de temperatura do ar de admissão no banco 2. Observe que “Banco 2” refere-se ao banco de cilindros que não contém o cilindro nº 1 em motores do tipo V.


Na prática, existe uma correlação direta entre a temperatura e a densidade do ar atmosférico; quanto mais frio o ar, mais denso é o ar, com o corolário de que mais quente é o ar, menos denso e a função de um sensor de temperatura do ar de admissão é medir a temperatura real do ar de admissão que entra no motor .

Embora os sistemas modernos de gerenciamento de motores possam medir o volume e a temperatura da quantidade de ar que flui através do trato de entrada, esses sistemas não podem controlar a taxa na qual o ar flui através do trato de entrada, pois isso muda constantemente como resultado de ambas as mudanças no fluxo de entrada. velocidade do motor e posição do acelerador.

No entanto, como os sistemas modernos de gerenciamento de motores e combustíveis podem controlar a quantidade de combustível injetado a qualquer momento, independentemente das condições de operação, ele usa dados de entrada de sensores como o sensor MAF (Mass Airflow), MAP (sensor de pressão absoluta do coletor, se instalado) e os sensores de temperatura do ar de admissão, entre outros, para calcular uma estratégia de fornecimento de combustível para se adequar ao volume de ar que entra no motor.


Por uma questão prática, se a temperatura ambiente for muito baixa, o ar de admissão será mais denso do que em temperaturas ambientes muito altas. Assim, para manter uma mistura ideal de ar / combustível, independentemente da densidade do ar de admissão, o PCM usa dados de entrada do sensor de temperatura do ar de admissão para calcular a quantidade de combustível a injetar para manter uma mistura ideal de ar / combustível. Por exemplo, se o ar de admissão estiver frio e denso, o PCM injetará mais combustível, já que mais ar pode ser compactado no trato de entrada, enquanto se o ar de admissão estiver quente e rarefeito, o PCM injetará menos combustível, pois é necessário menos combustível para trazer a proporção ar / combustível para 14,7 partes de ar para 1 parte da faixa de combustível.

Pelo exposto, deve ser óbvio que os sensores de temperatura do ar de admissão desempenham um papel criticamente importante no gerenciamento eficiente do motor e, se houver uma falha, defeito ou mau funcionamento que faça com que o sensor não funcione ou forneça dados imprecisos ou implausíveis ao PCM, o PCM reconhecerá que não pode controlar efetivamente a mistura ar / combustível. Quando isso acontece, o PCM define o código P00AA e acende uma luz de aviso.


Onde está localizado o sensor P00AA?

A imagem acima mostra a localização (circulada) de um sensor de temperatura do ar de admissão no trato de entrada de uma aplicação VW. No entanto, é importante observar que a aparência e a localização dos sensores de temperatura do ar de admissão variam muito entre as aplicações. Portanto, é importante sempre consultar o manual da aplicação afetada para localizar e identificar corretamente os sensores de temperatura do ar de admissão, pois outros sensores não relacionados também podem estar localizados no tubo de entrada.

No entanto, os sensores de temperatura do ar de admissão também estão tipicamente localizados diretamente no coletor de admissão ou, em alguns casos, podem ser incorporados ao corpo do acelerador.

Quais são as causas comuns do código P00AA?

Algumas causas comuns do código P00AA podem incluir os seguintes

  • Fiação danificada, queimada, em curto, desconectada ou corroída e / ou conectores nos circuitos de controle / sinal dos sensores
  • Sensor de temperatura do ar de admissão com defeito
  • Falha ou falha no PCM, mas esse é um evento raro, e a falha deve, portanto, ser procurada em outro local antes que qualquer módulo de controle seja substituído