Contente
- O que significa o código P0901?
- Quais são as causas comuns do código P0901?
- Quais são os sintomas do código P0901?
- Como você soluciona problemas do código P0901?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Códigos relacionados a P0901
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0901 | Atuador de embreagem - faixa de circuitos / desempenho | Fiação, conexão ruim, atuador da embreagem, ECM / PCM / TCM |
O que significa o código P0901?
O código de falha OBD II P0901 é um código genérico definido como "Atuador da embreagem - faixa / desempenho do circuito" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta um problema no circuito de controle do atuador da embreagem que afeta a faixa ou desempenho do atuador da embreagem. Observe que o código P0902 se refere a um problema no próprio atuador da embreagem ou no circuito de controle do atuador da embreagem.
Em aplicações equipadas com transmissões manuais automatizadas, que são transmissões manuais normais equipadas com mecanismos de mudança controlados por computador, a embreagem também é controlada pelo PCM por meio de um atuador que pode ser operado eletricamente (geralmente) ou hidraulicamente.
Quando o PCM determina que um ponto de mudança foi alcançado, ele aciona a embreagem para desacoplar a transmissão do motor, após o que os atuadores desmarcam a marcha atual e, dependendo das condições de operação, selecionam a próxima marcha mais alta ou mais baixa. Quando o PCM recebe confirmação de vários sensores de posição de que a próxima marcha foi selecionada com sucesso, novamente ativa o atuador da embreagem para engatar novamente a embreagem, que "reconecta" o motor à transmissão. Observe que a posição do atuador da embreagem está sendo monitorada continuamente pelo PCM.
Portanto, quando o PCM detecta uma condição de falha, falha elétrica ou mau funcionamento no circuito de controle do atuador que impede o atuador da embreagem de desengatar / reativar completamente a embreagem, ou se recebe um sinal do sensor de posição do atuador da embreagem que não de acordo com a posição desejada ou esperada do atuador da embreagem, ele definirá o código P0901 e também poderá acender uma luz de aviso.
A imagem abaixo mostra um atuador de embreagem típico, mas observe que a aparência e os princípios operacionais dos atuadores de embreagem variam entre os fabricantes. Consulte o manual da aplicação para obter detalhes sobre a localização e os princípios de operação do atuador da embreagem na aplicação afetada.
Quais são as causas comuns do código P0901?
Algumas causas comuns do código P0901 podem incluir o seguinte
Quais são os sintomas do código P0901?
Alguns sintomas comuns do código P0901 podem incluir os seguintes
Como você soluciona problemas do código P0901?
NOTA: Alguns modelos Jeep, Chrysler e Fiat construídos entre 2014 e 2016 para os mercados do NAFTA, LATAM, EMEA e APAC, e que foram submetidos ao recall de segurança S55, podem experimentar o código P0901 que pode ser acompanhado por sérias preocupações e problemas de dirigibilidade. Nesses modelos, o problema pode ser resolvido substituindo todo o chicote de transmissão por um chicote OEM atualizado.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
Passo 2
Consulte o manual para localizar o atuador da embreagem e sua fiação associada. Determine a função e o código de cores de toda a fiação para evitar erros de diagnóstico.
Execute uma inspeção visual completa de toda a fiação e procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos. Substitua a fiação ou faça os reparos conforme necessário.
etapa 3
Se nenhum dano visível à fiação for encontrado, prepare-se para executar resistência, continuidade, integridade do terra e, quando aplicável, verificações de tensão de referência em toda a fiação. Certifique-se de desconectar toda a fiação de todos os módulos de controle relevantes para evitar danificar os controladores durante o teste de resistência.
Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e substitua a fiação ou faça os reparos necessários para garantir que todos os valores elétricos caiam dentro dos limites especificados pelo fabricante.
NOTA: Preste atenção especial à resistência interna do sensor de posição do atuador e do próprio atuador, se for operado eletricamente. A resistência interna desses componentes é um indicador razoavelmente bom de sua condição geral; portanto, substitua os componentes por substituições de OEM se algum valor de resistência não concordar com o (s) valor (es) especificado (s).
Passo 4
Se a falha persistir, mas todos os valores elétricos e de fiação forem verificados, use o scanner para alternar o atuador da embreagem várias vezes para descartar uma falha intermitente. No entanto, certifique-se de monitorar o consumo atual, pois um consumo excessivo de corrente pode indicar componentes da embreagem quebrados ou gastos ou um atuador defeituoso / pegajoso e, às vezes, ambos.
NOTA 1: Se o atuador for operado hidraulicamente e precisar ser substituído, consulte o manual para determinar o procedimento correto a seguir para remover e reinstalar o atuador de substituição sem permitir a entrada de ar no sistema. Às vezes, a purga de ar de um sistema hidráulico pode ser muito desafiadora; portanto, siga as instruções da carta para evitar esse problema.
NOTA 2: Se houver suspeita de um atuador de embreagem com defeito / pegajoso, substitua o atuador e o sensor de posição como um conjunto para garantir que o PCM seja fornecido com dados de entrada precisos. Também tenha em mente que, na maioria das aplicações, o novo atuador e sensor de posição precisam ser adaptados ao PCM, executando um procedimento prescrito de ajuste e / ou reaprendizagem. Certifique-se de executar todos os procedimentos exigidos EXATAMENTE, conforme descrito no manual, para evitar a recorrência do problema ou encaminhe o veículo a uma instalação de reparo competente para obter assistência profissional com os procedimentos de reaprendizagem / adaptação.
Etapa 5
Se as etapas de 1 a 4 não resolverem o problema, suspeite de defeitos nos componentes da embreagem ou falha no PCM. No entanto, é muito mais provável que a embreagem esteja com defeito do que o PCM; se houver suspeita de embreagem defeituosa, encaminhe o veículo ao revendedor ou a outra instalação de reparo competente para diagnóstico e reparo profissional, pois esse tipo de diagnóstico / reparo requer a remoção da transmissão.